quinta-feira, 26 de maio de 2016

TWITCH – uma nova era para os gamers

Todos nós conhecemos o Youtube, a plataforma mundial mais utilizada para partilha de vídeos, sejam estes de cariz musical, informativo, cómico ou publicitário. Esta imensa base de dados está à distância de um clique para qualquer pessoa, sendo cada vez mais fácil aceder aos seus conteúdos, pois com a introdução dos smartphones e tablets podemos visitar a página a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. E por ser tão fácil, intuitivo e prático, é que o Youtube tem atualmente um sucesso inquestionável, sendo cada vez mais utilizado para difusão de publicidade. Este processo pode dar-se seguindo uma de duas estratégias:  a estratégia PUSH (abordada nas aulas), que acontece, por exemplo, através da frequente introdução um sketch breve antes que os vídeos por nós selecionados comecem; ou seguindo uma estratégia muitas vezes não controlada ou sequer patrocinada pelas marcas que detêm os produtos ou serviços, que acontece através dos Youtubers. Como já falamos nas aulas, pessoas conhecidas do público causam impacto nos seus seguidores, levando-os muitas vezes a adquirir certos produtos só porque aquela celebridade o recomenda. O mesmo acontece com os Youtubers: de entre os milhões de seguidores que têm, muitos deles irão certamente agir em função das suas recomendações e preferências. E este processo ocorre da mesma forma e aplicando-se a qualquer temática em questão, nomeadamente no que diz respeito a jogos.

O famoso Youtuber PewDiePie é um exemplo claro deste fenómeno. Com milhões de seguidores espalhados por todo o mundo, foi considerado o Youtuber mais bem pago, e tudo o que ele faz é gravar-se a si próprio a jogar determinado jogo, acrescentar-lhe o fator cómico, e fazer o upload do vídeo para a internet. Com o crescente interesse pela indústria dos jogos em todo o mundo, é fácil perceber o porquê do seu sucesso. E este pressuposto está na base para o sucesso de uma outra plataforma criada para a divulgação de jogos, que funciona da mesma forma, mas com algumas diferenças: o Twitch.

Nesta plataforma, inteiramente dedicada à indústria dos jogos, qualquer pessoa pode criar uma conta e filmar-se a si próprio a jogar o jogo que quiser enquanto faz uma ligação em direto para o site e divulga o seu jogo em tempo real para qualquer um que o queira ver: são os streamers. Tal como o PewDiePie no Youtube, qualquer um pode fazer o mesmo no Twitch, com a diferença de que a transmissão é em direto, o que traz muitas vantagens para ambas as partes; tal como no Youtube, também é possível ganhar dinheiro, pois os seguidores inscritos no canal podem fazer doações aos seus streamers favoritos, incentivando-os assim a criar mais conteúdo; tal como no Youtube, também é muito vantajoso para as marcas e produtoras de jogos, que certo tempo antes de os seus jogos serem lançados para venda no mercado, disponibilizam o conteúdo com maior antecedência aos streamers com maior número de seguidores, permitindo-lhes assim criar “água na boca” aos seus potenciais clientes espalhados por todo o mundo.

Esta plataforma, focada na indústria dos jogos que é altamente rentável e tem um potencial de crescimento imensurável, é um ponto de encontro para os jogadores e as produtoras, onde ambas as partes conseguem tirar vantagens da relação dinâmica que se consegue estabelecer. À semelhança do Youtube, o Twitch constitui uma ferramenta de marketing digital poderosa e ao mesmo tempo divertida, e é por isso que os gamers já não passam sem ela, permitindo antecipar que o número de seguidores incritos ainda deverá crescer muito ao longo dos próximos anos.


2 comentários:

  1. Recentemente, o Youtube anunciou a sua plataforma de streaming para gamers, denominada "Youtube Gaming" (https://gaming.youtube.com/).
    Esta plataforma foi apoiada por alguns dos Youtubers mais bem sucedidos (incluindo o Pewdiepie), pelo que representa uma concorrência de peso ao Twitch.
    No entanto, o Twitch tem a vantagem de ser uma rede mais antiga e com seguidores fiéis.
    Veremos até que ponto o gigante Youtube conseguirá absorver as funções e o público de mais outra plataforma!

    ResponderEliminar
  2. O Twitch surgiu como uma "evolução" de um outro site de streaming de conteúdo (um dos primeiros), denominado de "Justin TV", onde permitia a utilizadores criar canais de transmissão em directo dos mais diversos conteúdos.

    O foco no gaming, a par com a exponencial evolução do mercado dos videojogos (91.5 biliões de dólares em 2015), fez com que o Twitch fosse pioneiro num mercado de entretenimento por explorar, permitindo a pessoas ordinárias em sua casa transformarem-se em entretainers e ter as suas próprias comunidades, sendo a principal diferença face aos Youtubers o feedback imediato e a interactividade ao conversar e jogar em conjunto com os seus viewers em directo.

    Em 2014 surgiram rumores de que a Google teria mesmo comprado o Twitch num negócio de cerca de 1 bilião de dólares. Tal foi desmistificado quando a Amazon uns meses mais tarde avançou com a noticia que tinham sido eles a adquirir a plataforma por cerca de 970 milhões de dólares.

    Posto isto e vendo o potencial que existe neste mercado, a Google opta então por anunciar a sua própria plataforma denominada de Youtube Gaming (à semelhança do falado pelo Rúben) que procura usar o nome já predenominante no meio do Youtube para tentar conquistar público à concorrência.

    Além do Youtube Gaming, existem mais plataformas com o mesmo objectivo, como o UStream, HitBox e Azubu.tv, tendo nenhuma delas até hoje atingido números expressivos que representem uma ameaça ao Twitch.

    ResponderEliminar