terça-feira, 7 de junho de 2016

Estará a Uber a mudar de estratégia?

Foram precisos quatros anos em Londres para a Uber lançar a sua primeira campanha de publicidade above-the-line. A campanha "Getting There With Uber" foca-se, por um lado, nos condutores e nas suas histórias, e, por outro, nos utilizadores.

No caso dos condutores, a ideia é não só mostrar como a Uber ajuda a concretizar sonhos mas também angariar novos condutores. A imagem que se segue retrata um jovem, condutor da Uber, que está a 587 milhas de abrir um restaurante.


A responsável de Marketing da Uber no Reino Unido descreve a publicidade como "um mal necessário". Segundo a responsável, a marca tem optado pelo passa-a-palavra e por acções ocasionais mas é hora de evoluir a estratégia.

Por Portugal, a estratégia continua a ser baseada no passa-a-palavra.

Quem sabe que hoje, terça-feira, entre as 15h e as 18h, os utilizadores da aplicação Uber poderão pedir duas bolas de Berlim por um euro? Pois é! Para celebrar a entrada da Uber em 3 novas cidades de Portugal - Faro, Vilamoura e Albufeira - a Uber formou uma parceria com a Bolas da Praia. Esta oferta estará também disponível aos utilizadores do Porto e Lisboa.

Quem serão os gulosos que irão usufruir desta oferta? Ficamos a aguardar feedback e fotos da vossa experiência Uber!

O desafio está lançado!



Fonte: Marketeer, 2016

3 comentários:

  1. Sendo algo surpreendente, compreende-se o ajuste da atitude da UBER na comunicação com o mercado. O word-of-mouth permite às empresas pouco controlo sobre a informação que é circulada e tendo em conta as notícias recentes, a UBER mostrou uma atitude proativa,demonstrando que está atenta e reagiu de forma inteligente, pois foi para além da publicidade, acrescentando-lhe o poderoso storytelling. Brilhante!

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  2. Tal como foi apresentado no nosso trabalho, este é mais um exemplo do foco da Uber Portugal numa estratégia de comunicação baseada no Word of Mouth. Esta estratégia, comparada com outras, não exige grande investimento financeiro contudo, no caso em que ocorra um WOM negativo poderá ter um impacto bastante negativo para a empresa.

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    1. Concordo plenamente, tendo em conta que a empresa apenas tem conseguido desenvolver devido ao seu serviço e com bastantes entraves especialmente por parte da sua concorrência. Esta poderá utilizar a sua "má fé" para prejudicar este tipo de campanhas, prejudicando assim a marca e os seus parceiros.

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