terça-feira, 4 de abril de 2017

Adidas: "KNIT FOR YOU"

A prestigiada marca desportiva alemã continua sempre a inovar e a pensar nas necessidades dos consumidores. Recentemente a marca abriu uma loja pop-up, num centro comercial em Berlim, que permite desenhar e produzir uma camisola de lã ao gosto do cliente.
Basta ir ao provador, e sem ter de tirar a roupa e voltar a vestir, escolher as cores e os padrões que são projetados no corpo. De seguida é feito um scan ao corpo do cliente, por um ‘alfaiate virtual’, para obter as suas medidas. Depois é só aguardar 4 horas e pagar 200 euros.
O projeto está a ser testado e se obter bons resultados será exportado para outras lojas espalhadas pelo mundo. Ainda de encontra numa fase inicial, mas segundo o que a Reuters apurou, a loja já chegou a vender 10 camisolas num só dia, em vésperas do Natal.


A iniciativa da marca tem como objetivo responder à crescente importância que os consumidores atribuem à personalização. A marca também está ciente de que é uma forma de tentar se adaptar às alterações constantes dos estilos de moda, que provocam muitas vezes incerteza no que diz respeito à produção de stocks.
"Se nós podemos dar ao consumidor o que ele quer, onde quer, quando quer, podemos diminuir o risco... exactamente no momento em que estamos a adivinhar o que poderá ser popular", refere Eric Liedtke, responsável pela marca Adidas.
Ou seja, com isto, para além de permitir ao cliente personalizar o seu produto, a marca poderá ficar a saber, as cores, os estilos e os padrões que estão em tendência.
O grupo Adidas encontra-se também atualmente a trabalhar em iniciativas que reduzam o tempo de preparação das novas coleções, que têm vindo a demorar entre 12 a 18 meses. Iniciativas essas que incluem a abertura de fábricas que vão trabalhar na sua maioria com robots.

E vocês? Que acham da iniciativa? Será que é isto que o futuro nos reserva nas experiências de compra?


Referências:
http://observador.pt/2017/04/03/camisolas-a-gosto-e-a-medida-impressas-em-horas-na-loja-da-adidas/
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/adidas-digitaliza-o-corpo-dos-clientes-e-cria-camisolas-a-medida
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2017-03-21-Adidas-digitalize-o-corpo-e-faca-uma-camisola-na-loja
http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/adidas-aposta-em-roupa-por-medida/
http://jornal-t.pt/noticia/a-adidas-ja-faz-camisolas-na-hora-a-medida-do-cliente/
http://adidasknitforyou.com/

3 comentários:

  1. Sim, de facto acho que este será o futuro no que respeita às compras, principalmente na área do vestuário e calçado. Temos vindo a observar uma crescente preocupação com o cliente, individual e não só colectivo, com tendência à personalização dos produtos e serviços a oferecer, dependendo dos gostos e personalidades de cada um. Já há iniciativas semelhantes desenvolvidas pela Microsoft e pela Motorola Solutions, por exemplo, por isso, sim, a tendência futura é esta, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra! De facto cada vez o potencial de customização irá ser aproveitado pelas marcas, considerando um consumidor mais exigente que quer tudo à sua medida. Esta customização começou por ser feita sobretudo online nas plataformas das marcas. Mas a tendência é que também offline, p.e.nas lojas de retalho, os clientes não queiram estar restringidos aos produtos expostos nas prateleiras e pretendam a mesma variedade e aceder a criações únicas (mesmo que paguem mais por isso). O offline deve espelhar cada vez mais o online, e vice-versa. Vamos falar sobre isso na aula de hoje!

    ResponderEliminar
  3. Olá. Na minha opinião, se as marcas quiserem que os seus clientes estejam sempre satisfeitos têm que utilizar customização. Se for eu a dizer com quero que seja uma camisola, mesmo que depois ache que não é muito bonita, nunca vou reclamar nem dizer mal da marca, fui eu que inventei a camisola. Esta técnica também faz com que os clientes sintam-se integrados na empresa e que são importa para ela. Mas, tem o lado negativo que é necessário elevados investimentos em tecnologia e as peças vão ficar mais caras para os consumidores. Depende do mercado que a empresa se encontra.

    ResponderEliminar