terça-feira, 18 de abril de 2017

Aplicações como meio de pagamento

Olá a todos!
Como já se tem falado aqui muitas vezes mas voltando a repetir, a Internet tem tido cada vez mais importância nos dias de hoje, havendo um crescimento massivo da utilização do meio online em novos comportamentos nomeadamente no pagamento online. Com um simples click podemos aceder às nossas contas bancárias sem termos de ir a qualquer balcão, podemos também fazer as nossas compras online em qualquer site desde, comida, roupa, brinquedos, eletrodomesticos entre outras coisas e isso tornou-se possível essencialmente às facilidades do pagamento online, sendo considerados muitas vezes como meios mais rápidos, económicos e cómodos.

Para isto acontecer obviamente as marcas tiveram de se ajustar a este novo paradigma. Primeiro começaram por melhorar os seus sites e redes sociais, mas com a evolução do tempo e com a entrada de muita inovação, são mais as pessoas que usam os seus telemóveis e tablets do que propriamente os computadores, por isso, as marcas tiveram também de arranjar forma das pessoas conseguirem pagar facilmente nestes meios.

Foi neste contexto que surgiram as Branded Apps. Estas aplicações são elaboradas por empresas ou marcas já conhecidas e que têm como propósito transcender a sua existência física a uma existência pela via online. Estas aplicações podem ser usadas como meio publicitário (como fazem a Zara, a H&M ou a Mango) mas também como forma de manter uma maior interação com os consumidores promovendo alguns descontos por exemplo.

Refletindo no conjunto de empresas que opta por aplicações capazes de fornecer descontos, são várias as que decidiram (e decidem) envergar por este caminho, como é o caso, por exemplo, da McDonald’s, Burger King, Vitaminas e H3. Estas duas ultimas têm grande sucesso em Portugal, são empresas representantes da industria alimentar, que atribuem descontos aos consumidores com o uso de uma aplicação, no telemóvel. Quantas mais refeições as pessoas fizerem no seu restaurante, maior a probabilidade de ganharem uma refeição grátis. No caso do H3, ao fim de 10 refeições, oferecem uma, na próxima vez que o consumidor for ao restaurante.

Resultado de imagem para aplicação online do H3
      
O número de descarregamentos de aplicações em 2015 foi de 211 mil milhões e estima-se que continue a crescer nos próximos 3 anos, esperando-se que em 2020 apresente um resultado de 378 mil milhões (http://www.posturaglobal.com/index.phppagina=noticiasDetalhe&ID=8). Estes valores demonstram, de facto, que há uma maior preocupação a elaborar aplicações que os consumidores gostem, desfrutem, mas sobretudo que tirem vantagens disso.
Como é óbvio, as marcas com a crise que se tem instalado tanto no nosso país como por todo o mundo, têm de se adaptar e arranjar formas de atrair os consumidores criando uma relação e acima de tudo lealdade, sendo estes descontos uma ótima forma de criar esta relação e lealdade.

As Branded Apps são apenas mais uma forma que as marcas arranjaram para entrar neste mundo online e estarem sempre em contacto com os seus clientes, proporcionando-lhes assim experiências e sensações positivas.

Agora, será que as pessoas confiam sempre no pagamento online?

2 comentários:

  1. Olá Joana,
    Sou utilizadora da aplicação do Vitaminas que mencionas no teu post e, sempre que a uso, fico maravilhada com a rapidez com que, após efetuar uma nova refeição, recebo 1 ponto na app e, de modo idêntico à aplicação do H3, ao fim de 10 refeições (10 pontos) recebo um desconto de 7 euros.
    Relativamente aos pagamentos online e, apesar de fazer muitas compras através deste meio, sempre que o faço sinto um certo receio se estará tudo nos conformes. Como se costuma dizer "confie, desconfiando" :)
    Por fim, acho importante notar que, para além das facilidades de pagamento que as aplicações trouxeram e mencionas no teu post, há já também outras alternativas como, por exemplo, o levantamento de dinheiro através da MB WAY.

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  2. Olá Joana,

    Sou um "fã" destas aplicações e muitas vezes na hora de decidir onde almoçar/jantar num centro comercial vou recorrentemente ao H3 ou Vitaminas por causa da aplicação, não só pelo desconto (que sem dúvida é tentador) mas também pela facilidade com que faço o pagamento. Há coisa mais fácil do que encostar o telemóvel, pagar a refeição num segundo e ainda ter desconto?

    São estratégias que as marcas têm de seguir para criar empatia e fidelizar o cliente, caso contrário vão sendo ultrapassadas.

    No que diz respeito à confiança nos pagamentos online, acho que neste momento ainda existe um certo receio por termos uma população que não está 100% familiarizada com os meios tecnológicos, no entanto, penso que as coisas irão mudar rapidamente e os portugueses vão se adaptar aos novos métodos de pagamento, como o MB WAY, tal como na década de 80 se adaptaram às caixas multibanco.

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