sábado, 23 de fevereiro de 2019

5 tendências de marketing digital para as PMEs colocarem em prática em 2019

Seguir todas as tendências do mercado pode ser difícil para as pequenas e médias empresas que não possuem capital para investir em tecnologia, mas é possível traçar estratégias mais assertivas e usar o marketing digital como aliado.

O ano já começou e os profissionais de marketing devem estar atentos às principais tendências para de marketing digital em 2019. A forma como as empresas se comunicam com seus consumidores sofrem mudanças constantes e é preciso tomar cuidado para não colocar a estratégia de comunicação em risco.

Novas tecnologias surgem com a mesma frequência que a exigência dos consumidores aumentam. É preciso ter criatividade, "jogo de cintura" e muita flexibilidade para se adequar às novas ferramentas de marketing digital que surgem no mercado.
Buscar presença digital é um compromisso de quem tem um negócio a gerir, pois é lá que os seus clientes - atuais e futuros - estarão.
Desta forma, apresento 5 tendências de marketing digital para 2019 e como as pequenas e médias empresas podem colocá-las em prática. 


1- Foco nos micro-momentos
O uso de smartphones e intensa conexão na internet mudaram totalmente o comportamento do consumidor. E as PMEs devem estar atentas a cada passo dado pelo seu público-alvo.
O Google passou a usar o termo "micro-momentos" recentemente para se referenciar situações específicas dentro da jornada de compra, nas quais o usuário busca informações na web.

De acordo a plataforma de busca, existem 4 micro-momentos:
  • eu quero comprar
  • eu quero ir 
  • eu quero fazer 
  • eu quero saber
Espera-se que o mercado de smartphones continue crescendo em 2019 e mais pessoas estejam conectadas. Usuários, com decisões de compras relativamente simples (como "onde comprar vinho do Porto" ou "onde ver fado em Lisboa"), poderão procurar pelas PMEs na internet.
Para aproveitar a tendência, as empresas precisam compreender quais o micro-momentos podem ser trabalhados de forma estratégica. 


2- Otimização das redes sociais
As principais redes sociais já sofreram algumas mudanças que irão impactar diretamente as PMEs em 2019
No Facebook, por exemplo, uma mudança no algoritmo prioriza que os posts de familiares e amigos apareçam com maior frequência e ignorou os conteúdos de páginas comerciais. Desta forma, a marca precisa pagar para se destacar e apresentar produtos e serviços.
Já o Instagram, lançou a pouco tempo o IGTV, uma plataforma de vídeos com até 1 hora de duração. O que pode ser aproveitado pelas empresas que desejam ter um vídeo institucional mais longo ou produzir conteúdos mais completos.

3- Influenciadores locais como estratégia
O marketing de influenciadores (digital influencers) consiste em parcerias com pessoas que sejam reconhecidas pelos consumidores em determinado nicho para que eles apresentem os produtos e serviços de uma empresa.
Vários influenciadores têm surgido nis últimos anos, e a segmentação é fundamental para se fazer parcerias de sucesso. Pode ser que um ativista ambiental alcance mais pessoas para uma PME do setor de produtos sustentáveis que uma celebridade de novela, por exemplo. 

Como fazer:
  • Pesquise canais no Youtube, podcasts, perfis no Instagram de pessoas que estão diretamente ligadas ao público alvo (persona) pretendido. Entenda qual o posicionamento desse influenciador local e se ele tem os mesmos valores que a sua empresa. 
4- Marketing de conteúdo personalizado
O conteúdo de qualidade é capaz de gerar leads e fechar negócios. Nos anos anteriores, o content marketing já era uma realidade, porém agora os consumidores esta mais exigentes e buscam por um material mais específico, criativo e aprofundado. Esse esforço avançará o consumidor ao longo do funil de vendas com mais eficiência, aumentando a taxa de conversão. As empresas precisam entender ainda mais a jornada de compra dos seus clientes e oferecer soluções ainda mais personalizadas (seja através de e-books, infográficos e artigos, entre outros).
5 - Inteligência competitiva e a automação de marketing
Analisar dados é ponto vital para se criar estratégias mais assertivas. Muitas pequenas e médias empresas usam apenas a intuição como ferramenta para tomar decisões.
É hora de usar a tecnologia otimizar processos e melhorar resultados. A automação de marketing ajuda as empresas a chegarem no consumidor e permite avaliar informações importantes sobre o comportamento do mesmo.
Dica: existem várias ferramentas gratuitas e básicas que sua equipa deve ficar de olho, como o Google Analytics, relatórios de CRM, relatórios das redes sociais (Facebook e Instagram por exemplo já mostram dados importantes sobre seus seguidores). 

Conclusão
Independente do tamanho da empresa e da verba disponível para investir em marketing, é possível trabalhar com ferramentas gratuitas e melhorar a performance orgânica apenas com boas práticas de SEO, conteúdos relevantes, parcerias por permuta, entre outras estratégias.

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