sábado, 16 de março de 2019

O escândalo do programa televisivo

A estação televisiva TVI teve durante muitos anos foi líder de audiências e sempre teve programas que envolviam polémica mas nunca tanto como na sua última estreia. No dia 10 de março de 2019, a estação televisiva estreou um novo programa de televisão chamado "Quem quer casar com o meu filho?". Este programa consiste em uma mãe e um filho escolherem a rapariga ideal para casar, fazendo perguntas como "Sabe cozinhar?", "Tem filhos?" "Fuma?" "Bebe?", entre outras. A maioria das pessoas considerou este programa machista e criou grande revolta entre as mulheres que dois dias antes tinham saído à rua para lutar pelos seus direitos. As mulheres defendem que não precisam de ser aceites por ninguém e que o programa é "ridículo".
Atualmente as marcas não tem poder sobre as opiniões que correm pelas redes sociais. A partir do momento em que a TVI faz a estreia deste programa teve logo muitos comentários negativos que não obtiveram resposta imediata.





Mas não houve apenas comentários negativos nas redes sociais também houve nos programas de rádios, porém a TVI continuava sem dar resposta mas o assunto não foi esquecido.




Passaram 5 dias para a TVI se defender ou pelo menos tentar, no programa "Deus e o Diabo", onde colocou o diretor de programas da TVI, a apresentadora do programa Leonor Poeiras e uma psicóloga que escreveu uma crítica sobre o programa. Este que tinha como objetivo diminuir as críticas nas redes sociais e a aceitação dos portugueses criou ainda mais críticas após uma discussão acesa entre a apresentadora e a psicóloga. A apresentadora teve várias críticas nas redes sociais como as seguintes.





Ao contrário da TVI, a Leonor Poeiras respondeu aos comentários dizendo que apenas foi o primeiro episódio, que não apresentaria um programa machista e convida as pessoas a verem os próximos episódios. Nem assim deixou de receber críticas, tanto sobre o programa como contra a sua atitude a defender o mesmo.


A TVI teve exatamente a atitude "como não reagir" pois:
  • Demorou a responder às críticas; 
  • Não pediu desculpa nem reconheceu o incomodo que pode ter causado à susceptibilidades das pessoas;
  • Deu uma resposta agressiva.

1 comentário:

  1. A escolha, infelizmente, cada vez mais comum de alguns canais televisivos: O conteúdo focado na audiência fácil, em detrimento da qualidade do programa.

    Todos conseguimos entender que a TVI prossegue a sua exploração daquilo que são os Reality Shows. Foi a estação responsável por no início deste século/milénio lançar o programa Big Brother no nosso país, e continua com a aposta no referido filão.

    Nesse sentido é de estranhar uma reacção tão demorada por parte da estação de Queluz... Ou será que não?

    Sinceramente aposto que a decisão da direcção da TVI passou menos pelo controlo de danos e mais pela percepção que qualquer publicidade é boa publicidade, o que importa é ser falado e comentado.

    Dessa forma conseguiram cativar audiência que, possivelmente, de outra forma não seria cativada, com o pretexto de ver e conhecer o programa de que tanto se fala.

    Ficaremos a aguardar reacções futuras do mesmo canal, mas sinceramente temo que sejam semelhantes, até porque não o vejo a abandonar este conceito... Infelizmente.

    ResponderEliminar