quinta-feira, 9 de maio de 2019

Verão, Doce Verão: sem preconceitos ou photoshop

Na passada segunda-feira, dia 6 de maio, o Instagram oficial da H&M publicou uma imagem que levou os fashionistas à loucura. Em pouco menos de 12 horas, já tinha mais de 800 mil gostos.
Podia ser apenas mais uma fotografia das dezenas de campanhas que a fast fashion faz anualmente. Porém, não é. A mulher na imagem não corresponde ao estereótipo das manequins que costumam fazer este tipo de sessões. Por outras palavras é uma mulher real. Pelo menos é o que lhe chamam nos milhares de comentários à publicação que anuncia a nova campanha inclusiva de swimwear da marca sueca, chamada “Verão, Doce Verão”.


“Uma mulher de verdade, parabéns” e “Obrigada por mostrarem corpos reais e não padrões de beleza intangíveis” são apenas alguns dos comentários de apreciação, escritos em várias línguas, do inglês ao francês, passando pelo italiano.

A H&M optou uma estratégia de marketing que considera todas as formas de beleza, esperando incluir todas as mulheres. Na loja online mantém-se a mesma linha: as modelos são mais inclusivas do que o habitual e têm tipos de corpos diversos — o que faz com que o consumidor se sinta mais próximo da marca, que se identifique com ela e que, em última instância, se torne seu cliente.



Atualmente, as marcas têm optado por este tipo de estratégias de inclusão, que têm gerado controvérsia. Por um lado, é reforçada a oportunidade da indústria da moda poder contribuir significativamente para uma mudança de mentalidades e maior aceitação do tipo de corpo de cada um e, por outro lado, são colocadas em causa as questões de saúde. Inevitavelmente, as marcas ficam associadas a estas polémicas. Escolhendo questões atuais e que atingem e chamam à atenção do público, as marcas procuram um maior número de seguidores.
O que é certo é que, sejam os comentários positivos ou negativos, esta estratégia de marketing atinge os consumidores, fazendo com que estes se sintam mais próximos (ou não) da marca.
Assim, a campanha poderá ter um resultado win-win: beneficia os consumidores que se sentem incluídos, e beneficia a marca pelo buzz positivo que é gerado.

A H&M tem vindo a ser considerado como um bom exemplo de marca que tem como objetivo na sua estratégia envolver o público, promovendo o engagement.
As parcerias com influencers – formadores de opinião e personalidades relevantes na indústria – também fazem parte do leque de apostas para atrair novos consumidores. Exemplo disso são colaborações com bloggers de moda como Elodie Russo, que ampliam a voz e o alcance da marca. Estas parcerias beneficiam tanto a marca pessoal dos bloggers, como a identidade empresarial da H&M.
O conteúdo exclusivo é outro dos recursos utilizados. A perceção de que o ato de criação e desenvolvimento pode ser tão interessante como o resultado levou à criação de vídeos sobre a forma como os criativos da H&M tomam e executam as suas decisões. A grande vantagem? A empresa consegue produzir mais conteúdos sem ter de empregar mais recursos.
Outro exemplo de marketing de conteúdo da marca é que através de artigos sobre as tendências para a prática de desporto, nomeadamente, ciclismo em Miami ou a moda futurista em Brooklyn, a H&M consegue que os consumidores se identifiquem ainda mais com a marca.

Fontes:
https://www.imagensdemarca.pt/artigo/mulheres-reais-protagonizam-nova-campanha-da-handampm/
http://comteudo.webtexto.pt/hm-um-case-study-de-content-marketing/
https://nit.pt/vanity/moda/nova-campanha-moda-da-hm-mulheres-reais

2 comentários:

  1. Na minha opinião, apesar de hoje em dia as marcas estarem cada vez mais a focarem-se em números e a quererem espalhar o seu nome de que forma for (positiva ou negativamente), acho que esta campanha da H&M foi muito bem conseguida. Não sei se o intuito deles foi este, mas acho que conseguiram captar a atenção dos seus clientes para a sua marca ao mesmo tempo que viraram as atenções para os problemas que estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, como o preconceito, a falta de autoestima, as falsas aparências e todos os problemas de saúde que desses advêm.
    Acho que essa mensagem, intencional ou não, pode e deve continuar a ser destacada de forma transversal no setor da moda já que a problemática é cada vez mais recorrente e, para isso, poderão até ser feitas campanhas recorrendo ao storytelling que, atualmente, é a forma mais eficiente e mais prática de chamar à atenção das pessoas de uma forma geral e não só dos clientes da marca.
    É, de facto, de se parabenizar a H&M por esta campanha e esperar que eles continuem a marcar pela diferença e pelo excelente marketing que eles fazem.

    ResponderEliminar

  2. O novo portfolio H&M vem pautado na tendência, que não é exatamente uma novidade no meio do marketing. Marcas como Dove, Mango e Nike, por exemplo, vem surfando na onda do engagement para difundir suas melhores intenções em incluir toda diversidade do ser humano, para que se sintam inclusas e consequentemente comprem. Com toda essa movimentação de mercado hoje na direção da diversidade, que em outrora foi na mesma direção com sustentabilidade, não começam a soar um pouco fake da parte das industrias esse engajamento?
    Levanto a discussão: seria possível na conjuntura moderna atual uma empresa se posicionar diferente? Em minha opinião caso uma grande brand como H&M opte por não incluir modelos de corpos naturais em algum momento, iria perder bastante Market share quando suas consumidoras se identificassem por outra marca, podendo ser engolida pelo mercado. A H&M com essa campanha se posiciona da maneira mais favorável no mercado, conquistando as pessoas que buscam identificação, não necessariamente com intuito de inclusão de diversidade mas como posicionamento de mercado.

    ResponderEliminar