domingo, 26 de maio de 2019

Youtube: o lado menos "belo" da beleza

A comunidade do Youtube assistiu nestas últimas semanas a um drama sem precedentes, especialmente os fãs de beleza e maquilhagem. Falamos de Tati e James Charles, dois dos maiores e mais respeitados youtubers a fazerem vídeos sobre este tipo de conteúdo.


James Charles detinha mais de 16 milhões de subscritores na plataforma, tendo por isso um lugar bem marcado perante a comunidade e são raros os vídeos da sua autoria que não se tornam virais. Contudo, a sua amiga de longa data, Tati, sempre o viu como um “filho” e apoiou desde que este era um aspirante a influencer.
Tudo começou quando James promoveu no seu Instagram, perante os seus 15 milhões de seguidores nesta rede social uma marca de vitaminas – Sleep Vitamins by SugarBear. Embora o anúncio fosse inocente, Tati viu a publicidade como uma traição, pois esta é a fundadora de uma marca rival – Halo Beauty –, reagindo da seguinte forma perante os seus fãs nas redes sociais:


Neste seguimento, o youtuber fez um longo pedido de desculpas a Tati via Instagram, explicando o porquê de ter patrocinado o produto rival:

O que já parecia exagerado acabou por gerar contornos ainda mais dramáticos. A influencer de beleza postou um vídeo de 43 minutos onde confessou todas as queixas que tinha contra o ex-amigo, intitulado “BYE SISTER”, fazendo referência à forma que Charles trata os seus fãs (sisters). O vídeo, que já foi, removido, acumulou mais de 46 milhões de visualizações, gerando um buzz negativo que fez com que Charles perdesse mais de 3 milhões seguidores numa questão de dias, entre eles Miley Cyrus, Ariana Grande e as irmãs Kardashian-Jenner, o que poderia representar o fim do influenciador digital.


Mas após semanas de trocas de vídeos, plot twists, descidas e subidas de subscritores, screenshots para provar quem afinal tinha razão, a situação voltou à normalidade e James Charles recuperou o seu lugar de youtuber mais subscrito na área de beleza. Embora continuassem a defender a sua posição, ambos os lados pediram desculpas pelo seu comportamento exagerado. Para a magnitude que acabou por atingir, os internautas ficaram confusos com o desfecho repentino, mas há algumas conclusões possíveis de se retirar.


Não se resumiu à comunidade de beleza
O buzz foi tal que não se resumiu à “beauty community”, foi um fenómeno que se estendeu a toda a Internet. Além do Youtube, este caso foi mediático nos media e restantes redes sociais, ao ponto de perder controlo e fazer com que James Charles fosse o primeiro youtuber de sempre a perder 1 milhão de subscritores em menos de um dia.


O drama no Youtube é uma indústria
São centenas de vídeos de outros canais a explicarem e a reagirem ao drama que se tinha sucedido, que por sua vês correspondem a milhões de visualizações, likes e partilhas. Maior número de visualizações significa mais patrocinadores interessados em publicitar nesses mesmos vídeos, o que acaba por ser lucrativo para esses canais que criaram conteúdo à custa de James Charles e Tati.


Likes e subscritores: é tudo o que importa?
O desejo é tal de receber likes, visualizações e seguidores, que em vez de questionar-se o que foi feito de errado e corrigir, é mais fácil gerar mais buzz e tentar que voltemos a ser apreciados novamente. Mas isto não é são só os youtubers. Não é apenas a comunidade de beleza. Somos todos nós, a Internet.

O Marketing de Influência ainda é um terreno hostil
Uma mera publicidade a um produto atraiu mais atenção do que James Charles desejava. Isto prova que as marcas escolhem ainda os seus influenciadores numa ótica de “agir primeiro, questionar depois”.
As marcas anseiam por gerar engagement entre os consumidores ao terem os melhores e mais bem reputados influencers a representá-las. No entanto, o sucedido prova como alguém que a marca de vitaminas tinha como referência pode passar de adorado para uma campanha cancelada, às vezes por motivos de tal forma complexos que saem do controlo das marcas e difíceis de explicar aos consumidores que assistem a tudo isto.

E vocês, o que acham de todo o buzz que foi gerado à volta deste “drama”? Que cuidados acham que as marcas deviam ter ao escolher os influencers, de modo a evitar este tipo de situações?

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=gMLcPuoJctg
https://www.vanityfair.com/style/2019/05/james-charles-tati-westbrook-influencer-marketing
https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/tv/news/james-charles-youtube-tati-westbrook-video-met-gala-beauty-video-a8910326.html

2 comentários:

  1. Concordo contigo quando dizes que a internet tende a fazer escalar as situações. Para o comum mortal é estranho que uma zanga de dois amigos vire debate viral e é estranho pensar que há tempo de antena para "crises" como esta.

    O buzz negativo relacionado com influencers é muitas vezes causado por aspetos completamente fora do controlo das marcas. Como por exemplo, algum comentário racista que o influencer faça vai deixar mal vista a marca. A imprevisibilidade faz parte.

    Por outro lado, neste caso, não acredito que a primeira marca, a Sleep Vitamins, tenha usado o James Charles de forma tão inocente. Isto é, se eu, enquanto marca, escolho um representante, embaixador, ou influencer que esteja previamente ligado a um concorrente, posso ser alvo de críticas. Críticas que se esperaria partirem de consumidores, uma vez que se cria uma certa incerteza em relação à "honestidade" do influencer, ou seja, gera alguma confusão nos seus seguidores.

    À marca concorrente (neste caso a Halo Beauty) fica mal chorar na internet, não é sério. Principalmente quando o argumento do choro não é "a minha qualidade é superior" mas antes o clássico "achava que eras meu amigo!"

    A questão aqui, a meu ver, é que os users adoram novelas! As novelas ocupam a cabeça e não cansam a mente. Triste não, é? Tanta coisa na internet e as visualizações estão ali...

    Enfim. Quanto ao James, parece-me muito ingénuo tomar a atitude que este tomou e se por acaso não foi pago pela promoção que fez à marca então, tenho pena.

    Contudo, no fundo acho que tens razão, o que interessa aqui é gerar buzz, nada que uma good old cat fight não solucione! Assim todos ganham, a Sleep Vitamins foi patrocinada por um patrocinador da concorrência; a Tati, depois de fazer algumas figuras, conquistou a empatia de muitos consumidores e o James... Bem, humanizou-se talvez.

    A verdade é que antes destes "desacatos" públicamente expostos, eu desconhecia todas estas personagens e agora não. Estava melhor antes? Eu também acho.

    Quem discute publicamente procura audiência e estes, meu caro, conseguiram-na. Há muito que se sabe que muitas "zangas de famosos" são falsas e a simples razão para isto é o facto do público adorar drama. Agora mais do que nunca, a internet está cheia de Drama Queens.

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