quinta-feira, 21 de maio de 2020

A nova aposta do Facebook: "Facebook Shops"

O “Facebook Shops” é a nova aposta do Facebook. Esta nova funcionalidade tem o intuito de ajudar, maioritariamente, os pequenos negócios durante a pandemia de Covid-19. Para isso, permite criar gratuitamente uma única loja online com acesso através do Facebook e do Instagram (que é detido pelo Facebook).
A plataforma, anunciou no passado dia 19, esta nova funcionalidade que permite a qualquer tipo de  negócio, seja ele de maior ou menor dimensão, a divulgação dos seus produtos de forma personalizada através de catálogos virtuais, disponibilizando o acesso aos utilizadores de ambas as redes sociais, atraindo mais público e criando maior visibilidade para os seus sites e produtos.

Nos tempos em que vivemos, em que o comércio online ganha cada vez mais relevância, fruto da pandemia do novo coronavírus, a empresa, liderada por Mark Zuckerberg, lançou a funcionalidade afirmando: “Neste momento, em que os negócios de pequena dimensão estão em grandes dificuldades, com lojas a fechar, mais empresas procuram trazer os seus negócios para o online. O nosso objetivo é possibilitar compras sem problemas e capacitar qualquer pessoa e negócio, desde um pequeno empresário a uma marca global, a usar as nossas aplicações para se ligar aos seus clientes”.

Facebook Shops: a ajuda para as pequenas empresas venderem online

Na maioria dos países a plataforma encaminha os utilizadores para os sites da respetiva empresa no momento da compra. No entanto,em países como os EUA, por exemplo, os utilizadores podem realizar a compra sem sair da rede social.
De forma a tentar aproximar a nova funcionalidade ao que é, de facto, uma loja física, criando uma melhor experiência aos consumidores, estes poderão também entrar em contacto com o vendedor através do WhatsApp, Instagram Direct ou Messenger. Através daí, o cliente pode tirar dúvidas, pedir mais informações ou seguir as entregas dos produtos que adquiriu. No futuro, pretende-se, também, que estes serviços de mensagens permitam a compra de produtos.

Facebook & Instagram Launch “Shops” to Help Small Businesses Sell ...

Fontes: https://grandeconsumo.com/facebook-apresenta-a-sua-grande-aposta-no-e-commerce/#.XsbHrmhKjIU
https://observador.pt/2020/05/20/facebook-lanca-as-shops-para-ajudar-pequenos-negocios-a-vender-online/
https://www.rtp.pt/noticias/economia/facebook-shops-um-empurrao-ao-pequeno-comercio-em-tempos-de-pandemia_n1230434

5 comentários:

  1. Ótimas iniciativas face à situação que atualmente atravessamos, dando aos utilizadores a segurança que de outra forma poderia não ser possível. Para além disso, é uma ótima forma de dar a conhecer negócios locais e diferentes, potenciando a economia.

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  2. Olá, Rita! Numa época em que cada vez mais empresas querem entrar, progressivamente, no mundo online, especialmente com o advento do Covid-19, acho que esta iniciativa é uma ótima alavanca para todas as pequenas empresas que precisavam de um "empurrãozinho" para entrarem no mundo virtual. É uma estratégia win-win: o Facebook ganha com a iniciativa, as empresas ganham visibilidade da marca e dos seus produtos e nós, consumidores, ganhamos em comodidade :)

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  3. Eu penso que o Facebook shops vai ser um complemento para as empresas e e-commerce que já vendem produtos através do seu website (através de plataformas como o shopify, por exemplo) e que até então utilizavam apenas o facebook como forma de publicitar a sua marca e os seus produtos, com o shops penso que vão conseguir com que os consumidores que vejam a sua publicidade possam realizar todo o processo de compra na mesma aplicação. Mas também penso que vai ser benéfico para o crescimento de novas empresas e negócios locais que com a situação do covid-19 pretendem levar o seu negócio até ao digital. Por outro lado, creio que isto vai tornar as redes sociais cada vez mais inundadas de publicidade, o que pode levar à rejeição das mesmas por parte dos consumidores.

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  4. Olá Rita!
    Realmente o Facebook é uma plataforma com um grande alcance, senão a maior. Sinto que esta consegue alcançar vários segmentos, desde os mais jovens aos mais adultos. De facto, o Facebbok ao longo dos tempos tem procurado desenvolver novas funcionalidades para acompanhar as necessidades dos seus utilizadores. Recordo a opção do Market share que permite publicar produtos para venda, muitos deles em segunda mão, o que permite poupar um pouco e contribuir para a reutilização.
    Acho que esta a adição desta nova funcionalidade pode ser benéfico para muitas empresas.

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    1. Olá Rita!
      Excelente exemplo, sem dúvida que o marketshare também é uma mais valia para o facebook e lhe confere a oportunidade de abranger muitos mais consumidores!
      Mas como sabemos o Mark Zuckerberg não gosta de estar parado portanto acredito que ainda mais ideias venham juntar-se a estas funcionalidades todas que o facebook proporciona!

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