quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Robot Influencers estão a ganhar força nas redes sociais

Podemos ler no The Drum que "Globalmente, o mercado de influenciadores é uma indústria de milhões de dólares com algumas previsões muito ambiciosas, sugerindo que pode subir para US $ 15 bilhões nos próximos anos. E com a International Data Corporation prevendo que os gastos mundiais com inteligência artificial podem chegar a mais de £ 35 bilhões, não é difícil imaginar como as empresas que combinam as duas disciplinas poderiam ter uma vida decente." 

A combinação das duas disciplinas é representada pela criação de Influenciadores Virtuais. Como sabemos, o recurso a Marketing de Influenciadores tem vindo a ganhar cada vez mais tração, mas é impossível para as marcas conseguirem controlar exatamente os conteúdos partilhados por estes, as interações que têm com os seus seguidores e questões da sua vida pessoal. Aparecendo então o Influenciador Digital, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e com uma personalidade moldada para ser exatamente o a marca deseja. Estes fatores são pontos positivos enormes para as marcas porque permite a criação do embaixador perfeito.

Neste exemplo conseguimos ver a Miquela que tem um estilo de vida muitas vezes invejado pela comunidade do instagram. Nas fotos conseguimos vê-la com outros Influenciadores Virtuais e a fazer atividades consideradas típicas de humanos. A marca responsável por ela consegue controlar com quem ela aparece nas fotos, os locais que visita, as comidas que come, as músicas que ouve, tudo de forma a fazer com que se relacione de uma forma mais instantânea com o seu público-alvo.


Contudo ainda há alguns pontos negativos que estes influenciadores precisam de contornar, como é o facto da sua aparência, pelo menos os modelos apresentados até agora, apesar de muito semelhantes ao humano ainda causam alguma estranheza, o que gera desconfiança. Depois, muitas pessoas seguem influenciadores nas redes sociais em busca de inspiração e podem não se conseguir relacionar com um influenciador virtual e por último, devido aos movimentos "body positivity" que têm surgido estes modelos perdem interesse. A indústria da moda tem sido alvo de críticas ao longo de muitos anos por utilizar modelos "perfeitos", fazendo com que os fãs se sentam desadequados e incapazes de viver de acordo com padrões de beleza impossíveis. Estes influenciadores virtuais podem levar este problema a um nível totalmente novo

Ainda que, no presente, os influenciadores virtuais sejam ainda uma pequena parte do mercado de influenciadores de redes sociais, com a realidade virtual e os gráficos de computador a tornarem-se mais sofisticados e fáceis de produzir, a sua participação no mercado provavelmente aumentará no próximos anos. 

O recursos a "bots" para interagir com os clientes já tem vindo a existir, como é o caso dos assistentes de ajuda, algo que nós já não estranhamos, por isso acredito que seja uma questão de tempo até Influencers Virtuais sejam uma realidade. O que pensam deste assunto? Eram capazes de confiar nas sugestões de uma figura não humana?


Se quiserem ver mais:

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/07/estas-influenciadoras-virtuais-nao-existem-mas-tem-milhoes-de-seguidores.html

https://exame.com/marketing/influenciadores-virtuais-tambem-fazem-sucesso-no-mundo-real/

https://www.thedrum.com/news/2020/03/20/even-better-the-real-thing-meet-the-virtual-influencers-taking-over-your-feeds

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