sexta-feira, 9 de abril de 2021

Direct-to-Consumer: o que é?

O modelo de negócio Direct-to-Consumer (Direto ao Consumidor) ocorre quando existe venda direta ao consumidor final, sem intermediários. Este modelo de negócio está aliado à evolução tecnológica, se antes para vender ao cliente final era necessário investir em pontos de venda, com o comércio eletrónico essa necessidade perde relevância.

O D2C assemelha-se muito ao Business-to-Consumer, quando uma marca vende os seus bens ou serviços diretamente ao consumidor final, mas neste caso, para além disso, os pedidos são realizados e enviados diretamente para o mesmo.

Para ser mais simples perceber este conceito vamos ver exemplos. Se olharmos para o caso da Coca Cola, conseguimos perceber que optam por um modelo B2C, ou seja, se quisermos comprar coca-cola dirigimo-nos a revendedores, a própria marca não tem uma plataforma de venda própria. Agora se pensarmos na Vans, apesar de também ser vendida por intermediários, podemos comprar no próprio website ou loja, sendo que no último caso estamos perante um modelo D2C.

Para as marcas é vantajoso optarem por uma estratégia D2C pois conseguem um maior controlo na relação com o cliente e da maneira como os seus produtos são expostos, permite recolher os dados dos clientes para posterior personalização das comunicações, aumenta o lucro e permite um feedback mais rápido. A ideia do modelo D2C é eliminar a necessidade de o cliente fazer pesquisa entre diversos sites/lojas onde determinado produto está presente e dirigir-se diretamente à plataforma da marca, tornando a experiência de compra mais rápida e agradável.

Eu penso que apesar deste modelo ser interessante e vantajoso para a empresa, o cliente final vai na mesma pesquisar, quer seja online ou não, pela melhor oferta e pode optar por não fazer a compra na marca oficial. Vocês preferem comprar produtos na loja oficial ou recorrem a revendedores?

3 comentários:

  1. Olá Catarina!
    Tal como disseste, este modelo de negócio possui diversas vantagens para as empresas, nomeadamente, a redução do recurso a intermediários permite que as empresas tenham uma maior rentabilidade. No entanto, é necessário um esforço adicional para passar a vender diretamente aos clientes finais. A empresa necessita de saber se a sua infraestrutura consegue suportar este modelo de negócio, visto que funções outrora desempenhadas pelos intermediários, passam a ser da responsabilidade desta. Por exemplo, passa a ser responsável pela expedição, trocas e devoluções dos artigos, o que tem implicações a nível de logística.
    Pessoalmente não tenho nenhuma preferência entre comprar os produtos na loja oficial ou através de revendedores, pois caso ambas possuam o artigo desejado, o que vou ter em consideração é a comparação do preço. No entanto, muitas vezes os revendedores só têm um leque de artigos restrito, pelo que as lojas oficiais são mais indicadas para artigos customizados ou edições limitadas.

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    1. Penso que quer os pontos levantados pela Catarina quer pela Maria são de facto interessantes. Este meu comentário está relacionado com o preço. Sendo a proposta da empresa o D2C, estamos a reduzir intermediários, logo estamos a reduzir margens de lucro aplicada por cada um dos intermediários. Se no D2C não há estes intermediários, o preço final do produto também deveria ser mais baixo. Contudo o que acaba por acontecer é que comprar um mesmo modelo de umas Vans na loja online ou numa loja física, o mais certo é ter o mesmo preço. No caso do D2C o consumidor deveria beneficiar com preços mais baixos, o que nem sempre acontece, saindo a empresa Vans a ganhar com a maior margem.

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  2. No nosso trabalho final, o meu grupo vai analisar a empresa Warby Parker. Esta empresa de óculos decidiu cortar todos os intermediários e praticar D2C e garantiu que o preço de um par de óculos seja de $95 em vez dos “habituais” $700, não havendo markups constantemente aplicadas umas sobre as outras. Na nossa apresentação falaremos melhor desta abordagem. Fiquem atentos :)

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