quarta-feira, 7 de abril de 2021

Psicologia das cores no Marketing

Quem nunca ouviu dizer que “azul transmite tranquilidade” ou “amarelo remete a prosperidade e dinheiro”? A verdade é que estas afirmações podem ser comprovadas através da psicologia das cores.

A psicologia das cores estuda o impacto que estas podem provocar no cérebro humano, esta disciplina pode ser bastante interessante quando se está a formular um produto/serviço ou então na fase de promoção. Existem especialistas na área do marketing, nomeadamente Neil Patel, que comprovaram que a cor representa 85% do motivo pelo qual o consumidor faz uma compra.

Isto posto faz sentido que as marcas dediquem algum tempo a estudar a psicologia das cores, vou apresentar alguns tópicos sobre os quais os profissionais de marketing se devem debruçar quando estão a delinear a sua estratégia:

1.Avaliar a performance das cores, em materiais digitais como páginas de campanha ou newsletter pode ser interessante realizar testes A/B e ver qual teve o resultado mais favorável;

2. Definir uma paleta de cores para a marca, se uma marca conseguir associar-se a uma dada cor, sempre que o cliente a vir vai-se lembrar da marca, criando uma ligação com a mesma

3. Considerar a experiência do utilizador: se uma marca que passar uma mensagem é fundamental que os clientes a consigam ler, para isso devem ser priorizadas cores que facilitem a leitura, por exemplo.



Concluindo, escolher as cores certas para transmitir a mensagem da marca pode ser desafiante, mas se tivermos os 3 pontos de cima em consideração, vai ser mais fácil elaborar a estratégia de comunicação da empresa.

Algum de vocês já tinha estudado sobre este assunto? Se sim concordam com as sugestões dadas?

1 comentário:

  1. Olá Ana Catarina, muito bom tema!
    Eu já tinha lido sobre isso, principalmente sobre o que as empresas de fast food fazem, que é escolher cores vibrantes para atrair o público.
    Concordo quando diz que as empresas devem escolher bem a sua paleta de cores para que a mesma esteja de acordo com os seus objetivos estratégicos.

    ResponderEliminar