sexta-feira, 14 de maio de 2021

Como assim, Doritos?

 !!! 29 de abril de 2021 !!! –  Doritos abriu um restaurante virtual na capital espanhola! A questão é: como é que um restaurante pode ser virtual? Eu explico!

A Doritos é uma marca comercializada pela PepsiCo Foods tanto em Portugal como em Espanha. Para além dos Snacks e Bits, comercialização também molhos. De acordo com o site oficial Doritos, em Portugal existe apenas o molho Salsa Suave, mas em Espanha é possível encontrar este molho e o Nacho Cheese (para amantes de queijo, acredito que seja muito bom!!!).

O restaurante virtual chama-se Doritos Nachos House! Este restaurante tem unicamente o seu serviço online e agregou-se exclusivamente à empresa Deliveroo para fornecer o seu serviço (registo e envio do pedido). Informo ainda, que a exclusividade não se encontra apenas no método de entrega, mas também na durabilidade do serviço e na quantidade de “menus” disponíveis. Esta iniciativa terá a duração de um mês e disponibilizará apenas 6 receitas de nachos e uma opção de DIY (dá asas à tua criatividade e não te restrinjas às poucas opções).

Um restaurante “pop-up” virtual, como assim? Pelo que entendi, entre o momento em que se realiza o pedido e a sua entrega, estimam-se uns 30 minutos, em que se acrescenta mais 3 para o próprio consumidor finalizar a receita a seu gosto, seguindo sugestões da Doritos Nachos House deixada na box do cliente. No entanto, um restaurante virtual não é uma ideia descabida, correto? Numa altura pré-pandemia já existia Take Away, Delivery, Glovo e UberEats. Apesar de nos esquecermos desta época, acredito vivamente que todos nós já usufruíamos destes serviços tanto de restaurantes tradicionais como nos restaurantes de fast-food (McDrive ou BK Drive Thru). No entanto, com o confinamento fomos obrigados a ficar em casa e os estabelecimentos de convivo e lazer fecharam, mas os restaurantes não baixaram os braços: trabalharam somente em Take Away e Delivery. Após tanto tempo confinados os hábitos dos consumidores mudaram e estamos cada vez mais vinculados a estes métodos. A Doritos Nachos House fará quase o mesmo do que um restaurante em confinamento - preparação dos pedidos dos clientes para que possam ser consumidos em casa. Das poucas diferenças existentes entre um restaurante físico e virtual está no formado do pedido, uma vez que é realizado online e a empresa apenas precisa da cozinha para confecionar os pedidos e um local para armazenar stock, dispensando a área de lazer, diminuindo assim a renda paga ao proprietário do imóvel, uma vez que necessita de uma menor dimensão.

Agora a grande questão é: só 1 mês? Sim. A marca está a testar a viabilidade do restaurante virtual junto do público-alvo. Para a organização, a geração Z é o público-alvo porque, segundo eles, é a que tem uma maior tendência ao serviço delivery. Apesar da geração Z ser o foco, acredito que os Millennials também irão aderir devido à necessidade e curiosidade da experimentação das novidades.

A colaboração entre a Doritos (PepsiCo, na verdade) e a Deliveroo foca-se numa campanha denominada "Make Your Play" que incentiva os consumidores a serem criativos. O objetivo da campanha é direcionado para a geração Z com o intuito de não se conformarem com o "normal" e desafia-los a serem eles próprios e criativos. A meu ver, a campanha utilizou algo simples, como o formato triangular da tortilla chips e tornou em algo brilhante: o botão play para que a geração Z dê inicio ao seu reinventar. O restaurante virtual é uma complementaridade à campanha na medida quem tem a opção Do It Yourself, permitindo o consumidor inventar a sua própria refeição, não colocando limites nem restrições à sua imaginação transformando assim 7 opções possíveis em "infinitas". Para se ligarem mais ao público-alvo utilizaram apenas a internet para potencializar a ideia, uma vez que a geração Z também é conhecida por Geração Net. 

Considero que a "inovação" do restaurante virtual foi uma ideia muito bem concebida, uma vez que na atualidade existem, apenas virtualmente, lojas de produtos físicos. A adaptação deste conceito para a restauração e considerando toda a envolvência da sociedade (pandemia, tecnologias, etc) foi algo extraordinário e diferente.

Deixo-vos o anúncio publicitário da Doritos. O que acharam da campanha global?

Já conheciam a existência deste restaurante? Em Portugal, conhecem algum que tenha o mesmo conceito base que a Doritos Nachos House? 

Não fiquem tristes de não poderem experimentar. Se houver a validação por parte do público, haverá a possibilidade de se expandirem para outros países!!!

Fonte 1 - primeiro contacto com a notícia

Fonte 2 e 3 - sites oficiais da Doritos na península ibérica

Fonte 4 - notícia espanhola

Fonte 5 - artigo sobre a campanha Make Your Play

2 comentários:

  1. Olá Elsa. Excelente post! Eu não fazia ideia da existência desse restaurante, nem nunca ouvi falar de nenhum que tenha esse conceito, mas acho realmente inovador e com muito potencial. Tal como disseste, a pandemia veio impulsionar os serviços de take-away e de delivery e muitas das pessoas que antes não consumiam este tipo de serviços, viram-se "obrigadas" a experimentar (caso quisessem comida de restaurante) e acredito que muitas tenham ficado fãs do conceito. Assim sendo, acho que é uma excelente altura para fazer um teste à Doritos Nachos House e, quem sabe, se realmente correr bem, se não começam a aparecer mais restaurantes virtuais pelo mundo.

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  2. Olá Ângela! Obrigada pelo feedback!
    Concordo contigo, quem nunca o fez há a probabilidade de terem ficado fãs. Então agora que estamos num mundo completamente digital porque não abrir um restaurante que somente confeciona parte do menu? Menos custos para a organização e apenas com um click podemos fazer o nosso pedido. Nunca pensamos algo tão simples, mas a verdade é que tem muito potencial tendo em conta como as gerações estão tão ligas ao digital. Para não falar do conceito que liga à campanha e que é super bem pensado: de poucas opções de menus acabas por ter imensas, basta teres criatividade!

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