quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Dove Reverse Selfie

Há 15 anos, a Dove lançava a campanha "Evolution" com o foco na manipulação de imagens na publicidade, numa crítica ao uso excessivo de ferramentas como o Photoshop. Hoje, quando a manipulação digital pelos utilizadores das redes sociais se banalizou, a marca vem alertar para para os impactos negativos na autoestima das gerações mais novas através da campanha "Reverse Selfie". A campanha, lançada há menos de 1 mês, estará presente em mais de 30 países.


Em Portugal, 76% das raparigas com 13 anos usam filtros ou recorrem a aplicações para mudar a sua aparência nas fotografias que publicam. 64% das raparigas tentam editar ou esconder pelo menos uma característica do seu corpo antes de publicarem uma fotografia de si mesmas. 41% das jovens com baixa autoestima preferem ver-se em fotos editadas e 25% lamentam que na vida real não posso assemelhar-se à pessoa que mostram online. São precisas, em média, 9 selfies de "tentativa" até que as jovens consigam uma fotografia que gostem para publicar nas redes sociais e 45% das raparigas gastam mais de 10 minutos a preparar-se para uma selfie.

O movimento #SemManipulaçãoDigital da Dove pretende não só chocar a audiência mas também transmitir uma palavra de esperança. O vídeo termina com um apelo ao diálogo ("Let's Have the Selfie Talk") e o site da marca disponibiliza gratuitamente o guia "Crescer com Confiança", para ajudar as gerações mais jovens, em conjunto com pais e professores, a desenvolver um "eu" mais confiante.


Desde 2006 que a Dove desenvolve a sua estratégia de Marketing de Conteúdo com base no conceito de "Beleza Real". A estratégia inclui não só vídeos virais, mas também iniciativas concretas de apoio à causa. Tal como a Dove, um número crescente de marcas definem o seu posicionamento com base em valores e causas.  Este propósito personaliza as marcas, ao mostrar o seu interesse em contribuir para uma sociedade melhor, e cria engagement junto dos consumidores que se revêem no propósito e acreditam na autenticidade das marcas: "Purpose is the New Digital”.

2 comentários:

  1. Boa tarde professora!
    Já tinha visto este vídeo e achei uma ótima iniciativa por parte da Dove, pois uma vez mais tenta incentivar as pessoas a aprenderem a gostar de si como realmente são, mostrando o seu estado mais natural.
    Apesar de todas as vantagens das redes sociais, estas têm vindo a tornar possível a divulgação um estereótipo de beleza irreal. Muitos utilizadores deixaram de colocar fotografias naturais para editarem excessivamente as suas fotografias e isto apenas para se aproximarem a um ideal de beleza irreal de muitos influencers ou celebridades, que seguem e admiram. Esta vontade de querer ser igual a estas pessoas leva a que percam o discernimento, devido ao enfraquecimento da sua autoestima provocado pela "pressão" das redes sociais. Isto afeta não só os adolescentes, mas também os adultos. Contudo, face a maior ingenuidade dos primeiros, penso que esta iniciativa da Dove dirigida aos mais novos pode ser um começo para uma consciencialização do conceito de beleza natural e um reforço da sua autoestima.
    Curiosamente, alguns influencers têm vindo a tentar criar uma corrente contra a manipulação da imagem, expressando a vontade de normalizar as imperfeições naturais, através da não utilização de filtros nas fotografias.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia! Foi desta campanha que a Marta falou no seminário... Para além da atualidade e relevância do tópico, acho de louvar a consistência que a marca Dove tem tido na ligação ao propósito da Real Beauty...um posicionamento consistente há mais de 15 anos, percecionado como autêntico, credível e efetivo!

    ResponderEliminar