domingo, 24 de abril de 2022

O Fenómeno das Kardashians/Jenner nas Redes Sociais

A família Kardashian, uma família de classe alta, tornou-se ainda mais rica depois que Kim viralizou na internet num vídeo em 2003. Kim, levou por arrasto toda a sua família para a fama ao começarem um Reality Show "Keeping up with the Kardashians" apenas baseando sobre as respectivas vidas. 

Desde então, a fama não parou de aumentar dando espaço para as Kardashians e Jenners, especialmente Kylie e Kim, crescerem no mundo das redes sociais:

Kim (@kimkardashian): 303 milhões seguidores no instagram

Kris (@krisjenner): 47,1m seguidores no Instagram

Kourtney (@kourtneykardash): 172m seguidores no Instagram

Kloé (@hkloekaradshian): 322k seguidores no Instagram

Kylie (@kyliejenner): 330m seguidores no Instagram

Kendall (@kendalljenner): 232m seguidores no Instagram


                                   Imagem1: Mãe e filhas

Apesar desta família ter chegado onde chegou por causa do seu programa de TV, Kim revelou que com um post patrocinado por uma marca, pode ganhar mais do que numa temporada inteira. 

Embora nunca ter sido revelado concretamente o valor, estima-se que a cada post feito no Instagram pode gerar entre 300 mil USD$ - 500 mil USD$ para a conta de Kim ou até mesmo 1 milhão, em alguns casos.

“A Kim é uma das mais importantes e poderosas influencers. O seu alcance é maior do que as próprias marcas. Cada vez que veste, publica ou fala sobre uma marca de Moda, as vendas e a notoriedade crescem automaticamente.”, afirma Tommy Hilfiger, num comunicado. 

Kim e as suas irmãs, tornaram-se das influenciadoras mais procuradas pelas marcas, visto que é sempre um investimento com retorno, uma vez que os produtos esgotam. O que também podemos observar nestas parcerias, é que para uma maior transparência, normalmente usam as hashtags #ad e #collab, de modo a alertar os seus seguidores de que estão a ser pagas para promover um determinado produto.


                                                             Imagem2: Kim no seu instagram


Opinião Pessoal:
Existem mesmo muitas pessoas a ganhar dinheiro com as redes sociais, e principalmente, com o instagram. No entanto, é preciso que se note que as Kardashians já eram famosas antes desta plataforma. Para conseguirmos ser influencers é preciso ser dedicado quase  todo o nosso tempo para vermos algum retorno (não imediato) e pode nunca resultar em nada, pois há muita concorrência. É um grande sonho de muitas raparigas de hoje em dia, ao acreditarem que ser-se influenciadora digital é tudo de bom e é só "postar fotografias", mas tem todo um trabalho e estratégia por trás e, em casos de sucesso, com algum fator diferenciador.

Se eu gostava de ser influenciadora? não mesmo! prefiro utilizar as redes sociais só quando me apetece!




Fontes:
https://www.revistalofficiel.com.br/pop-culture/instagram-ou-reality-show-kim-kardashian-revela-onde-ganha-mais-dinheiro
https://observador.pt/2017/03/17/isto-e-o-que-as-kardashians-ganham-por-cada-post-no-instagram/
https://observador.pt/seccao/lifestyle/vaidades/celebridades/kim-kardashian/
https://claudia.abril.com.br/famosos/de-onde-vem-fama-e-riqueza-das-kardashian-jenner/

1 comentário:

  1. Olá Leonor, obrigada pela tua partilha! Realmente cada vez mais o número de influenciadores digitais têm vindo a crescer e o instagram é a plataforma mais utilizam para tal. Do ponto de vista das marcas, são raras aquelas que neste momento não recorrem a estas parcerias para divulgar os seus produtos. Contudo, estes grandes influenciadores, como as Kardashians/Jenner, nunca me suscitaram grande credibilidade nos seus posts pagos, talvez por saber que os mesmos envolvem tantos milhares de dólares, o que para mim como consumidor transmite a ideia de que poderiam publicitar qualquer coisa, desde que fossem bem pagas para tal. Desta forma, acredito que os posts desta familia gerem milhões de vendas às marcas, contudo no meu caso, sentiria-me muito mias impulsionada a comprar algo que viesse de um “influenciador intermédio”, que não tivesse tanto alcance nas redes sociais, mas que estivesse mais próximo da comunidade que gere.

    ResponderEliminar