segunda-feira, 25 de março de 2024

Barbenheimer: o fenómeno do marketing em conjunto

Sou uma cinéfila nata e, apesar do tempo que já passou desde a explosão deste caso, queria muito escrever sobre ele. Além disso, fui ao cinema neste passado fim-de-semana e reparei que um dos filmes em questão ainda se encontrava em cartaz.

Além de cinéfila, sou bastante eclética também e posso dizer que Barbie e Oppenheimer, muito diferentes um do outro, foram dois filmes que eu adorei e recomendo. Os dois filmes saíram com diferença de dias, se é que não foi exatamente no mesmo dia dependendo dos cinemas. Vi Barbie no dia de estreia e Oppenheimer dois dias a seguir.

Ambos grandes sucessos das bilheteiras, candidatos e vencedores de Oscares. Duas grandes promessas de hollywood a sair ao mesmo tempo resultou num marketing conjunto que gerou o fenómeno Barbenheimer, a junção dos nomes dos dois filmes.


Foram feitos memes, mas sem dúvida que esta adaptação do cartaz é o que mais gosto:


É claro que cada uma das produções contou com o seu marketing individual. Oppenheimer e Barbie alocaram grandes orçamentos às suas campanhas de marketing, 11 milhões de dólares e 10 milhões de dólares, respetivamente. Mas o seu mix sobressaiu. Afinal, como fazer dois filmes "concorrentes" terem ambos sucesso se saem ao mesmo tempo? Parece que os fãs fizeram o trabalho todo pelas produtoras dos filmes... Através do Barbenheimer.

De cartazes a edições de vídeo, os internautas conseguiram que ambos os filmes fossem vistos pelos diferentes públicos. Isto chega até mesmo a um ponto que as próprias produtoras e atores do filme aderem a este fenómeno em forma fairplay. 



Sem dúvida alguma que vemos um caso em que um filme puxou pelo outro, fazendo ambos resultarem muito bem. Não tenho dúvidas que muitos fãs da Barbie foram ver Oppenheimer e muitos fãs de Oppenheimer foram ver Barbie, pois quase não dava para resistir a este fenómeno na sua época de lançamento. Este marketing conjunto, que nem sequer foi fruto das próprias produtoras, deu que falar e fez com que toda a gente entrasse na onda.

Não só os fãs aproveitaram para lançar memes, mas também determinadas marcas apanharam o barco para fazerem umas piadas.


Para fazer jus à minha característica de amante de cinema, como disse "cinéfila", e amante também de ambos os atores principais de ambos os filmes - desde a Margot Robbie, Cillian Murphy, Ryan Gosling, Robert Downey Jr. e Emily Blunt - vou deixar só mais algumas das montagens que eu adorei.





Se ainda não viram estes filmes (o que eu acho difícil), recomendo a 100%. E deixo-vos a questão, acham que seria inteligente mais filmes ou marcas pensarem e utilizarem esta estratégia?


Fontes:
https://www.socialsamosa.com/2023/07/pink-black-barbenheimer-brand-creatives/
https://www.peliplat.com/es/article/10005997/El-Fen%C3%B3meno-Barbenheimer
https://sensortower.com/blog/setting-new-standards-in-movie-marketing-the-barbenheimer-approach

5 comentários:

  1. Olá, Ana!
    Achei o teu artigo muito interessante. A verdade é que tendo ou não assistido aos filmes, acho difícil encontrar alguém que não tenha visto ou ouvido alguma coisa sobre ambos os filmes. Claro está que as marcas aproveitaram a oportunidade para capitalizar este fenómeno e criaram posts inspirados nos filmes, aproveitando ainda para amplificarem as conversas entre os consumidores. Além de achar muito inteligente por parte das marcas, é também muito divertido ver esta estratégia de marketing digital.
    Achei algumas ideias geniais! Por exemplo, para promover o lançamento do filme da Barbie, a cadeia de fast food Burger King lançou o "Pink Burger” com um molho rosa.
    A Zara lançou uma coleção cápsula Barbie com oferta tanto para mulheres como para homens.
    Até a Tangle Teezer, uma marca de escovas, lançou a Detangler Barbie.

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    1. Olá Ana Isabel! Obrigada pelo teu comentário :) Penso que o Pink Burger não tenha chegado aos BKs de Portugal, infelizmente... Eu seria uma das compradoras. Já a da Zara, eu a-d-o-r-e-i!!!! Sou suspeita a falar neste caso da Barbie... e do Oppenheimer então... Sou apaixonada pela pessoa e ator que o Cillian Murphy é! Sem dúvida uma grande campanha!

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    2. Olá Ana!

      Adorei este tema. Acompanhei muito as redes sociais durante este fenómeno do Barbenheimer e acho que foi a primeira vez que testemunhei este efeito "bola de neve". Lembro-me até da quantidade de pessoas que diziam ter feito um "double feature" - foram ver os dois filmes seguidos. Foi também muito giro ver pessoas nas filas do cinema todas vestidas de cor-de-rosa ou com boina e gabardine (como o Oppenheimer).

      Acho que nem as próprias produtoras do filme sonhavam com tamanha adesão e "viralidade" dos filmes e, claro, as marcas aproveitaram a onda para lucrar com este fenómeno. Das que mais saíram beneficiadas foram, sem dúvida, as marcas de roupa, que esgotaram linhas inteiras de roupa rosa choque ou com o logotipo da Barbie. Como tu, adorei a coleção da Zara!

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    3. Olá Rita! Obrigada pelo teu comentário :) Estas campanhas foram incríveis!! Fui uma das pessoas que aderiu à roupa rosa no filme da Barbie... Não tento de todo que este marketing não me apanhe!

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  2. Olá Ana, parabéns pelo teu post, gostei mesmo muito, e um like especial para as montagens que nos apresentaste, adorei.

    Confesso que vi ambos os filmes na estreia e assistir ao surgimento do fenómeno Barbenheimer foi simplesmente fascinante.
    São 2 obras bastante distintas, mas ambas com mensagens muito fortes, histórias que impactaram no passado e voltaram a reavivar a memória das pessoas, com ótimos atores e acima disso ótimas performances e na minha opinião são estas características que permitiram a união criada pelos consumidores, juntamente com o facto de terem sido lançados praticamente ao mesmo tempo. Sinto que nem todos os filme conseguiriam usufruir de um CGC assim e acredito que nenhuma das produtoras esperasse este desfecho.

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