terça-feira, 26 de março de 2024

Taylor Swift: o fenómeno está quase a chegar a Portugal!

A cantora norte-americana chega a terras lusas no final de maio e já está a agitar a economia portuguesa!

Segundo o Jornal de Negócios, o preço dos hotéis disparou e mais de 90% dos alojamentos estão esgotados. Entre 23 e 25 de maio, as reservas em Lisboa já estão 27% acima de 2023 e os preços aumentaram 26%.

Não é por acaso que, em 2023, foi considerada a Pessoa do Ano pela revista Time, onde os analistas se referem a ela como o “efeito Taylor”, graças à sua dimensão mediática, que origina saltos financeiros em todas as localidades por onde passa!

A "The Eras Tour”, a sua atual digressão, é a digressão musical mais rentável de sempre, ultrapassando o recorde que pertencia a Elton John.


Até as suas relações amorosas fazem movimentar dinheiro! Recentemente iniciou uma relação com uma estrela de futebol americano e o impacto foi tão incrível, que as vendas das camisolas com o nome do jogador aumentaram 400%, as audiências dos jogos dessa equipa aumentaram 63% e a Super Bowl de 2024 (onde Taylor esteve presente na bancada) foi o programa de televisão mais visto nos Estados Unidos em praticamente 55 anos!

Este efeito indireto da presença de Taylor revelou a sua capacidade de influenciar o comportamento dos consumidores em grande escala.

Taylor não só faz aumentar o PIB dos países, como há até registos de atividades sísmicas equivalentes a um sismo de magnitude 2,3 na escala de Richter provocadas pelos fãs num dos seus concertos em Seattle, apelidado de “Swift Quake”.


Mas a que se deve este fenómeno?

Tay-Tay é uma contadora de histórias nas suas canções que fazem alusão ao amor, desilusão, autodescoberta, conseguindo conectar-se com o seu público de forma muito profunda. É ainda reconhecida como uma voz do movimento feminista e as suas músicas já atravessam gerações.

Conhecida pela sua metamorfose artística, também se destaca pela sua estratégia de marketing, que reflete a maestria que tem em criar uma conexão emocional com os fãs, tornando-a uma das mais bem-sucedidas de sempre na história da indústria.


Trago-vos alguns pontos centrais da sua estratégia:

- Identidade visual e exclusividade: a criação de uma identidade visual única para cada era da sua carreira e uma linha de roupas disponível apenas nos concertos, gerando sentimentos de pertença a um grupo;

- Capacidade de diversificação do mercado: através da sua habilidade em se reinventar e manter a lealdade da sua base de fãs;

- Uso estratégico das Redes Sociais: interage com a sua base de fãs, compartilha conteúdo exclusivo, criando um engagement significativo;

- Teasers e caça ao tesouro: Taylor estimula a imaginação do público através de posts, vídeos e frases soltas. Cria teasers antes e depois do lançamento das músicas, deixando especulações no ar alguns dias até que a verdadeira história seja revelada e fomenta discussões em torno do conteúdo que posta. Durante cada um dos seus concertos da tour, há sempre duas músicas que são surpresa, em que os fãs debatem entre eles para perceberem quais serão as próximas músicas surpresa a serem cantadas, fazendo listas das que já foram cantadas e das que ainda faltam;

- FOMO - Fear of Missing Out: ao aproveitar o desejo dos millennials de pertença, estabelecendo uma comunidade para os seus fãs, os "Swifties”, um grupo de milhares de pessoas por todo o mundo, que conhece todos os seus álbuns, músicas e estilos, além de participarem em alguns eventos ou concertos. Taylor, por sua vez, fomenta esse sentimento de pertença, cria relação e estimula a comunidade com incentivos, notícias fresquinhas e muita música.


E se ainda tinham restado dúvidas, assumo agora aqui que sou fã desta mega artista!


E vocês? O que pensam deste fenómeno? Já agora, têm algum artista que vos faça perder a cabeça? 😊

Fontes:

https://www.sabado.pt/social/detalhe/taylor-swift-e-a-pessoa-do-ano-2023-para-a-revista-time

https://cnnportugal.iol.pt/taylor-swift/hoteis/fenomeno-taylor-swift-ja-afeta-economia-portuguesa/20240325/66012a34d34e8d13c9b932c8

https://www.fink.pt/o-fenomeno-swift-o-impacto-de-taylor-na-cultura-e-na-economia/

https://observador.pt/2023/07/29/swift-quake-fas-de-taylor-swift-causam-atividade-sismica-de-23-na-escala-de-richter-nos-concertos/

https://rr.sapo.pt/bola-branca/especial/modalidades/2024/02/13/efeito-taylor-swift-super-bowl-foi-o-programa-mais-visto-nos-eua-desde-a-viagem-a-lua/366639/

https://www.linkedin.com/pulse/taylor-swift-e-estrat%C3%A9gias-por-tr%C3%A1s-do-fen%C3%B4meno-drrbe/?originalSubdomain=pt

https://www.linkedin.com/pulse/o-fen%C3%B4meno-taylor-swift-e-sua-rela%C3%A7%C3%A3o-com-marketing-andrea-eboli/?originalSubdomain=pt

5 comentários:

  1. Olá Ana! Adorei a tua publicação!! Para responder à tua pergunta final: Sim!!! Tenho um artista que me faz perder a cabeça... é a Taylor Swift!

    Se a Taylor não investisse nada em marketing, os swifties fariam o trabalho todo por ela! Os fãs criaram toda a envolvente à volta do concerto, desde as pulseiras aos outfits utilizados... Esta tour que está a decorrer abrange TODOS os albúns que já lançou e acho que isso, por si só, já foi uma ótima estratégia e o segredo do sucesso da tour. Afinal, porquê uma tour de todos albúns neste momento? Será este um marco da carreira dela que nós, como fãs, não podemos de todo perder? Tudo isto gera-nos o sentimento de querer ir e só vai alimentando mais e mais a fama da cantora.

    Como tudo aquilo que faz sucesso, também as marcas se aproveitam do fenómeno Taylor Swift para se publicitarem (e entrarem no coração dos swifties, claro). Já me deparei com várias marcas, mas deixo aqui algumas que consegui encontrar:
    https://www.instagram.com/p/Cy5V557sQld/
    https://www.instagram.com/p/C3AaTDNtLMv/

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  2. Olá, Ana! Ou devo dizer "Olá, Swiftie"?
    Muito obrigada pelo teu comentário!
    Ainda não tinha visto essas interações das marcas, mas posso dizer-te que achei muito criativas!
    Tudo o que envolve a Taylor Swift atinge proporções estrondosas e diria até que ela tem o chamado Toque de Midas, mas a verdade é que o marketing dela é genial e ela consegue trabalhar o público como ninguém! As marcas só têm a ganhar se se aliarem a este efeito Taylor.
    Nós cá já fomos contagiadas... 😊

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    1. Com este gosto em comum vamos ficar atentas a este marketing alusivo à Taylor para partilhar uma com a outra! É incrível.

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  3. Olá Ana, um post que brilha tal com a Tay-Tay, cativaste a minha atenção, isso é uma certeza!

    Confesso que para minha tristeza, não consegui bilhetes para ver este espetáculo que é sem dúvida "once in a lifetime". No entanto a artista produziu um filme sobre a Eras Tour para todos os fãs que não tiveram oportunidade de assistir ao concerto ao vivo e deixa-me que te diga, foi uma ideia de génio. As filas que se fizeram nos cinemas por todo o mundo, fãs a fazer de uma sala de cinema um concerto e até pormenores como pacotes de pipocas e bebidas alusivos à cantora.

    Sinto que foi uma ótima estratégia da sua parte, pois além de todo o lucro, permitiu aproximá-la ainda mais dos fãs, pois mostrou que se preocupa, que deseja que todos tenham um pouco desta experiencia de alguma forma e por outro lado eternizou aquilo que para muitos foi "o melhor concerto da sua vida", de modo a que as/os swifties possam relembrar uma experiencia tão especial.

    Obviamente já vi o filme, o que me fez não sentir tão excluída e passar um mês a ouvir Taylor Swift sem parar.

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  4. Olá, Mariana! Muito obrigada pelo teu comentário! Tão bom que é ter mais uma Swiftie por aqui 🥰
    Gostei muito do teu contributo para esta publicação! Confesso que ainda não assisti ao filme no Disney Plus, mas partilho a mesma opinião que tu. Foi sem dúvida muito inteligente da parte dela, não só deixar o filme nos cinemas como também na Disney Plus, onde fica acessível durante muito mais tempo!
    Já agora, já ouviste o novo álbum? Encontraste algum easter egg? 😆

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