sexta-feira, 4 de abril de 2025

Realidade Aumentada no E-Commerce: Os Óculos Virtuais

Como todos vocês já sabem, a realidade aumentada está a transformar drásticamente o comércio eletrónico, acabando por oferecer experiências cada vez mais personalizadas e imersivas aos consumidores.

Empresas como Firmoo, Warby Parker e Ray-Ban adotaram sistemas inovadores de realidade aumentada permitindo a todos os clientes experimentar os modelos de óculos virtualmente através da câmara dos telemóveis ou até mesmo do computador. Estes sistemas permitem detectar a estrutura do rosto de cada utilizador de forma a aplicar com precisão o modelo escolhido, simulando fielmente o tamanho e o estilo de cada óculo.


                                                            


Esta tecnologia permite uma pré-visualização extremamente realista, o que aumenta significativamente a confiança na compra e diminui possíveis dúvidas relativamente a todo este processo de compra online sem saírem do seu conforto.

Além da conveniência, os dados mostram que este tipo de ferramentas têm um impacto direto nos resultados das marcas. Segundo Tudonumclic, a introdução da realidade aumentada no e-commerce apresenta vários benefícios como: o aumento das taxas de conversão, redução nas devoluções, aumento da fidelização e envolvimento dos clientes e diferenciação da concorrência.

Para além disto, algumas plataformas também estão a integrar a inteligência artificial, que, combinada com a realidade aumentada, pode sugerir modelos personalizados com base no formato do rosto ou até no histórico de preferências do utilizador. Isto torna a experiência não só interativa, mas também inteligente, o que possibilita o aumento de vendas e, simultaneamente, a satisfação dos clientes.

Tal como o Simulador Virtual da L’Oréal transformou a maquilhagem online numa experiência tangível, os óculos virtuais não ficam atrás nesta revolução digital, democratizando assim o acesso a experiências personalizadas, mesmo para quem está a comprar a partir de casa.


Fontes:

https://www.warbyparker.com/

https://www.firmoo.pt/discount-glasses.html

https://www.ray-ban.com/portugal/sunglasses/RB2197elliot-preto/8056597625883

https://www.prooptica.pt/realidade-aumentada-o-novo-normal-na-experiencia-de-compras/

https://technologymagazine.com/digital-transformation/warby-parker-uses-augmented-reality-allow-customers-virtually-try-glasses

https://tudonumclic.pt/realidade-aumentada-transformando-a-experiencia-de-compra-no-comercio/

https://www.inovadigital.eu/pt/como-esta-a-inteligencia-artificial-a-transformar-o-ecommerce/

2 comentários:

  1. Achei o post muito interessante Gabriela!

    É uma demonstração perfeita de como as marcas têm a ganhar ao aliarem-se e integrarem as mais recentes inovações tecnológicas na sua estratégia, evitando ficar para trás e respondendo às características dos seus clientes.

    A verdade é que, atualmente, os consumidores se sentem mais emponderados face às marcas, e preferem que estas vão ter com eles, ao conforto dos seus sofás, em vez de serem obrigados a deslocarem-se às lojas físicas mais próximas. Além disso, os “try-summers” atuais querem experimentar de tudo um pouco, e não estão satisfeitos com a sua escolha se a fizerem a partir de um pequeno universo de opções, preferindo ter o poder de aceder a todas as possibilidades e escolher a partir daí (“power to you!”).

    Face a esta mentalidade, as marcas devem trabalhar neste sentido, para manterem uma boa imagem na mente dos seus clientes. Para isso, oferecer muita variedade e da forma mais cómoda possível já é quase condição necessária para o sucesso das vendas! E, apoiando-se no e-commerce, as empresas conseguem alcançá-lo, pois chegam às casas dos clientes com stock para venda não limitado ao espaço físico.

    Além disso, face à crescente valorização do indivíduo e da sua singularidade, as marcas também se focam em oferecer produtos o mais personalizados possível, como se fossem feitos à medida de cada um dos seus clientes, todos eles “especiais”. O uso de Realidade Aumentada no e-commerce permite-lhes alcançar esta personalização, ao ajudar os clientes a encontrarem o “fit” perfeito entre aquilo que procuram e o que a marca pode oferecer, sem a margem para dúvidas de ver apenas uma imagem isolada do produto, não enquadrada em nenhum contexto (quer seja a cara das pessoas ou a sua sala de estar). Esta potencialidade é exponenciada pela Inteligência Artificial, que agiliza este processo de escolha e selação, a partir do histórico de preferências e da análise das características de cada consumidor, como um assitente de loja pessoal, extremamente dedicado e com imensas capacidades de processamento de informação.

    O simulador de óculos virtuais é um excelente exemplo de como as marcas conseguem satisfazer todas as vontades dos seus clientes, permitindo-lhes, de forma cómoda, acedendo a um vasto universo de possibilidades de escolha, e com o apoio da Realidade Aumentada e da Inteligência Artificial para ter a certeza de que fez a escolha certa, encontrar os óculos perfeitos para as suas características físicas e os seus gostos únicos!

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