O movimento do “Stuff Your Kindle Day” começou em 2014 com a escritora de romances Zoe York. Num esforço de ajudar autores independentes a ganharem visibilidade, esta autora lançou o evento como uma ferramenta promocional ao oferecer os seus e-books gratuitamente por tempo limitado, normalmente um período de 24 horas. Embora estes eventos fossem inicialmente focados apenas em romances, o seu sucesso levou à expansão para outros géneros como fantasia, mistério e não ficção.
A disseminação do “Stuff your Kindle Day” deve-se principalmente ao uso das redes sociais. As plataformas digitais como o Facebook, Instagram e TikTok desempenham um papel importantíssimo na promoção dos eventos, gerando interesse entre os leitores.Os autores e organizadores destes eventos anunciam os próximos eventos, listando os títulos oferecidos e interagindo com os leitores no Facebook, muitas vezes em grupos específicos criados para o efeito. As páginas dedicadas permitem criar contagens decrescentes, memes e outras publicações que criam engagement que convidam os leitores a marcar a data nos seus calendários.
Já o foco no conteúdo visual oferecido pelo Instagram torna-o uma das plataforma preferidas para os autores mostrarem as capas de livros, oferecerem quotes e publicarem conteúdo sobre o "Stuff Your Kindle Day". Ao utilizar hashtags relevantes, como #StuffYourKindleDay e #FreeEbooks, podem aumentar a visibilidade, tanto do evento como dos seus livros.Finalmente, o TikTok, especialmente a comunidade do BookTok, desempenhou um papel fundamental na promoção do movimento “Stuff Your Kindle Day”. Os utilizadores criam vídeos sobre os e-books gratuitos, analisam-os e influenciam outros a adquirirem os mesmos livros. Este tipo de conteúdo atrai o público mais jovem, direcionando-o para as páginas de eventos e páginas de autores participantes.
O “Stuff Your Kindle Day” é uma ótima ilustração do poder transformador das redes sociais no marketing digital para o mundo dos livros. Aproveitando a sinergia da baixa do preço e da comunicação, o evento cresceu de um pequeno projeto para um lugar de destaque nos calendários dos leitores. É uma demonstração do que o marketing pode fazer para conectar autores com leitores, construir uma comunidade e celebrar a alegria da leitura na era digital. E, para terminar fica aqui o link (https://www.romancebooklovers.com/) de um dos maiores “Stuff Your Kindle Day” do mês com centenas de livros para descarregarem dia 22 :)
Links:
https://www.dexerto.com/entertainment/stuff-your-kindle-day-2651714/
https://hobbies4.life/post/kickstart-your-reading-hobby-with-stuff-your-kindle-day/
https://culture.org/art-and-culture/literature/stuff-your-kindle-day/
https://lifehacker.com/entertainment/get-free-ebooks-for-stuff-your-kindle-day
A disseminação do “Stuff your Kindle Day” deve-se principalmente ao uso das redes sociais. As plataformas digitais como o Facebook, Instagram e TikTok desempenham um papel importantíssimo na promoção dos eventos, gerando interesse entre os leitores.Os autores e organizadores destes eventos anunciam os próximos eventos, listando os títulos oferecidos e interagindo com os leitores no Facebook, muitas vezes em grupos específicos criados para o efeito. As páginas dedicadas permitem criar contagens decrescentes, memes e outras publicações que criam engagement que convidam os leitores a marcar a data nos seus calendários.
Já o foco no conteúdo visual oferecido pelo Instagram torna-o uma das plataforma preferidas para os autores mostrarem as capas de livros, oferecerem quotes e publicarem conteúdo sobre o "Stuff Your Kindle Day". Ao utilizar hashtags relevantes, como #StuffYourKindleDay e #FreeEbooks, podem aumentar a visibilidade, tanto do evento como dos seus livros.Finalmente, o TikTok, especialmente a comunidade do BookTok, desempenhou um papel fundamental na promoção do movimento “Stuff Your Kindle Day”. Os utilizadores criam vídeos sobre os e-books gratuitos, analisam-os e influenciam outros a adquirirem os mesmos livros. Este tipo de conteúdo atrai o público mais jovem, direcionando-o para as páginas de eventos e páginas de autores participantes.
O “Stuff Your Kindle Day” é uma ótima ilustração do poder transformador das redes sociais no marketing digital para o mundo dos livros. Aproveitando a sinergia da baixa do preço e da comunicação, o evento cresceu de um pequeno projeto para um lugar de destaque nos calendários dos leitores. É uma demonstração do que o marketing pode fazer para conectar autores com leitores, construir uma comunidade e celebrar a alegria da leitura na era digital. E, para terminar fica aqui o link (https://www.romancebooklovers.com/) de um dos maiores “Stuff Your Kindle Day” do mês com centenas de livros para descarregarem dia 22 :)
https://www.dexerto.com/entertainment/stuff-your-kindle-day-2651714/
https://hobbies4.life/post/kickstart-your-reading-hobby-with-stuff-your-kindle-day/
https://culture.org/art-and-culture/literature/stuff-your-kindle-day/
https://lifehacker.com/entertainment/get-free-ebooks-for-stuff-your-kindle-day
Olá Rita! É importante relembrar estas iniciativas e perceber que o marketing não se limita a fins comerciais. Os “Stuff your Kindle Day” acabam por aproximar-se a uma estratégia de marketing tribal ao criar comunidades nas redes sociais onde os membros partilham uma cultura literária própria e reforçam o sentimento de pertença. Recorrer ao marketing de conteúdo como a publicação de memes, listas de leitura e outros relacionados é muito bem pensado para manter a comunidade ativa.
ResponderEliminarChega a ser irónico como de Marketing de Escassez e Urgência (“só hoje”, “por tempo limitado”, “não vais querer perder esta oportunidade”) o evento evoluiu organicamente para uma experiência coletiva e cultural. As pessoas não querem ser excluídas do momento (FOMO) e a urgência gera repetição. Começa-se com um empurrão estratégico (push), mas o verdadeiro sucesso acontece quando o público vem por vontade própria (pull). Brilhante!