segunda-feira, 19 de maio de 2025

Bebés Reborn: branding emocional

O assunto mais polémico dos últimos tempos: bebés reborn. São tão reais que parecem mentira. 


Este fenómeno espalhou-se rapidamente pelas diferentes plataformas e tomou repercussões assustadoras. Mas será que é urgente controlar esta situação? 

As redes sociais tornaram este assunto polémico. Os vídeos são super realistas ao ponto de chocar os utilizadores. A simulação é tão verdadeira que há dificuldade em compreender se é real ou mentira, o que provoca de imediato um grande choque, desconforto e será que podemos dizer medo? 

Mas, este fenómeno alerta-nos para outra situação: o poder da emoção como estratégia poderosa de marketing. 

Seja um vídeo a alertar para a gravidade da situação ou um vídeo à apelar à necessidade de ter um bebé reborn: todos abordam a questão emocional. Seja pelo afeto que criam com o bebé ou pelo choque e medo em parecer tão real. 

O marketing tem 7 vidas e, conhecemos mais uma: marketing de ligação, emocional e humanizado. Há muito que não vendemos apenas o produto em si, neste caso um bebé reborn super real com todas as caraterísticas humanas, vendemos muito mais que isso: o vínculo maternal, o luto, o conforto ao preencher um pequeno vazio. 

O marketing liga vulnerabilidade à compra. E, será que não é a melhor estratégia de conversão? 

E, a ti? Conforta-te ou incomoda-te?


Fontes:
https://sicnoticias.pt/especiais/insolitos/2025-05-16-o-que-sao-os-bebes-reborn-e-porque-estao-a-causar-polemica-no-brasil--7d8db815

https://sul21.com.br/opiniao/2025/05/o-que-os-bebes-reborn-dizem-sobre-o-nosso-desejo-capturado-pela-logica-do-consumo-e-da-performance-por-marcio-pereira-cabral/

https://www.nsctotal.com.br/noticias/bebes-reborn-entenda-polemica-das-maes-que-tem-bonecos-ultrarrealistas-como-filhos

https://vm.tiktok.com/ZNdrvLvB5/

https://vm.tiktok.com/ZNdr7wT2H/

https://vm.tiktok.com/ZNdrvj9KX/

2 comentários:

  1. Recentemente vi um vídeo da jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão sobre a quem interessa esta onda viral dos bebês reborn. Achei que seria algo tão pontual quanto o hit "Caneta Azul", até que me deparo com uma reportagem do Jornal Metropoles com a manchete "Mulher leva bebê reborn para o receber atendimento em unidade de saúde". Então a partir daí paro para pensar até onde o marketing digital pode influenciar a mente humana e as sociedades a pressionarem a aprovação de políticas públicas que na busca por não constranger as "mães" de bebê reborn, acabem por sobrecarregar ainda mais os serviços de saúde. O marketing digital tem o potencial de amplificar as ideias, estimular tendências ao mercado, inclusive de nichos, como é o caso do reborn, através de baixos investimentos com publicidade. De forma geral, as redes sociais dão voz a minorias e independente do conteúdo da fala. As plataformas digitais são muito úteis em termos do marketing estratégico empresarial, para o crescimento e posicionamento das marcas, mas devem ser conduzidas também com responsabilidade social.

    ResponderEliminar
  2. O marketing deixou há muito de vender apenas produtos — vende emoções, vínculos afetivos e experiências. Este artigo demonstra de forma clara como a fronteira entre o real e o simbólico se dilui cada vez mais nas estratégias digitais contemporâneas.

    ResponderEliminar