Sim, uma caixa vazia foi o ponto de partida para uma das campanhas mais ousadas e comentadas dos últimos tempos.
“Nós não fazemos pizza congelada. Nunca fizemos. Nunca faremos.”
Esta foi a mensagem deixada num bilhete dentro de uma embalagem completamente vazia.
Qual o objetivo?
Deixar claro que a Pizza Hut não entra no mercado de pizzas congeladas e que as suas pizzas são sempre frescas e feitas na hora.Ao transformar a ausência de produto numa experiência de marca impactante, a empresa captou a atenção de todo o público e de todos os meios de comunicação de forma instantânea, de acordo com Luis (2025) e Hatherly (2024).
Mais do que uma simples provocação toda a sua concorrência, a Pizza Hut deu uma grande lição de branding estratégico e publicidade não convencional ao optar por uma ação de marketing que nega a própria venda, a marca reforça os seus valores com uma abordagem disruptiva e altamente memorável.
Lopes destacou numa publicação recente a genialidade da ação, em que utiliza os princípios do "marketing de negação" para gerar atenção, diferenciação e fidelização:
“Num mundo onde todos querem vender mais, há algo de incrivelmente poderoso numa marca a dizer: ‘Isto não é para nós’.”
O grande trunfo da campanha está em transformar o "nada", uma caixa vazia, numa mensagem clara, provocadora e viral. Trata-se de uma jogada de mestre em termos de comunicação de valores, storytelling minimalista e ativação de marca emocional.
A Pizza Hut não vendeu nenhuma pizza congelada. Mas vendeu, e muito bem, uma ideia:
“Num mundo onde todos querem vender mais, há algo de incrivelmente poderoso numa marca a dizer: ‘Isto não é para nós’.”
O grande trunfo da campanha está em transformar o "nada", uma caixa vazia, numa mensagem clara, provocadora e viral. Trata-se de uma jogada de mestre em termos de comunicação de valores, storytelling minimalista e ativação de marca emocional.
A Pizza Hut não vendeu nenhuma pizza congelada. Mas vendeu, e muito bem, uma ideia:
"A nossa qualidade não se congela."
Fontes:
https://updateordie.com/2024/11/05/pizza-hut-lanca-pizza-congelada-pra-dizer-que-nao-faz-pizza-congelada/
https://www.linkedin.com/in/nunlopes/recent-activity/all/
https://e24.pt/pizza-hut-lanca-pizza-congelada-sem-pizza/
Olá Gabriela! Arriscado, ousado e criativo este lançamento. O simbolismo da caixa vazia, tal como mencionas, vende muito bem a ideia. Foi publicidade disruptiva com humor crítico. Mas resultou, tanto para afirmar o seu opportunity statement, como para destronar a ideia de que é possível comprar pizza congelada e receber a mesma qualidade a que a Pizza Hut habituou os consumidores.
ResponderEliminarOlá Gabriela, adorei a tua análise à campanha . A forma como exploraste o conceito de 'marketing de negação' foi muito perspicaz. É fascinante ver como a ausência de produto se transformou numa poderosa mensagem de marca, reforçando os valores de qualidade e frescura da empresa. O teu texto destaca bem como uma abordagem minimalista pode ter um impacto máximo, especialmente quando desafia as convenções do marketing tradicional. Parabéns pela reflexão tão bem estruturada :) !
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