quarta-feira, 28 de maio de 2025

"Porque nem sempre estamos Super."

Conhecida por ser a preferida dos portugueses em convívios, jantares, festas das aldeias, a cerveja portuguesa mais icónica, a Super Bock, volta a surpreender com a sua nova campanha ao assumir que “nem sempre estamos super”.

Num mundo onde o marketing está cada vez mais centrado na empatia e na autenticidade, a Super Bock aposta numa comunicação emocional que se afasta da perfeição. A campanha mostra que há dias em que não estamos bem, em que precisamos de apoio ou, simplesmente, de um momento de pausa, o que é totalmente normal.

Neste contexto, o storytelling surge como uma das ferramentas mais eficazes no marketing, onde não basta contar histórias, é preciso que sejam verdadeiras. As narrativas que realmente impressionam o público são aquelas que mostram a vida como ela é, com altos e baixos. E foi exatamente isso que a Super Bock fez: reconheceu a imperfeição e falou ao coração.




A campanha foi partilhada sobretudo nas plataformas digitais, com uma forte aposta nas redes sociais, Youtube, onde os utilizadores foram convidados a refletir e partilhar os seus próprios momentos “não tão super”, o que permitiu à marca criar proximidade e diálogo com os seus consumidores.

No entanto a campanha não ficou apenas no online e chegou ao consumidor de forma direta e subtil com a frase “Olha o teu pack”, impressa nos packs de cerveja. Uma chamada de atenção discreta, mas eficaz, que reforça a mensagem e que promove a reflexão em momentos reais do dia a dia.


Em tempos em que se fala cada vez mais sobre saúde mental, esta abordagem da Super Bock permite que o público se relacione com a marca a um nível emocional mais profundo, sentindo-se acolhido e compreendido. Essa proximidade não é nova para a marca, seguindo o exemplo de campanhas anteriores, como “Põe a amizade em copos limpos”, que encorajava conversas honestas entre amigos e abordava as emoções com a mesma autenticidade.


Portanto, a Super Bock é um de muitos exemplos em como ao contar histórias reais, humanizar a marca e usar o storytelling como uma ferramenta de proximidade pode criar uma forte relação com os consumidores. Mais do que acompanhar tendências, a marca mostra o marketing pode e deve evoluir com as mudanças emocionais da sociedade, aproximando-se das pessoas de forma mais humana.

No fim do dia, as marcas que contam histórias verdadeiras são as que mais se destacam. 


Fontes:

https://marcasemaccao.com/2024/03/19/storytelling-e-a-producao-de-conteudo-no-ambiente-digital/

https://core.ac.uk/download/pdf/146988894.pdf

1 comentário:

  1. Olá Margarida! Gostei bastante da forma como abordaste o tema da nova campanha da Super Bock, acho mesmo importante que marcas com tanta visibilidade assumam um papel mais humano e realista. Concordo contigo, ao reconhecer que nem sempre estamos bem, a campanha consegue criar uma ligação emocional forte com o público. Para além disso, parece-me uma boa estratégia de diferenciação, numa altura em que a autenticidade está cada vez mais valorizada. É bom ver o marketing a caminhar para algo mais consciente.

    ResponderEliminar