sábado, 31 de maio de 2014

Fifa proibe "marketing de emboscada" nas redes sociais durante o Mundial

A Fifa proibiu os jogadores de usarem as redes sociais para fins de publicidade durante o Mundial de Futebol de 2014. A Fifa informou as seleções de que o merchandising nas redes será considerado como "marketing de emboscada", isto é, marketing que promove uma marca que não é patrocinadora oficial da prova. Todas as ações e campanhas de marketing devem respeitar as Diretrizes Públicas - Marcas Oficiais da Fifa.

Atletas com mais de 3 milhões de seguidores nas redes chegam a faturar até 50.000 reais por um post patrocinado. Neymar tem mais de 10,5 milhões de seguidores no Twitter e mais de 5 milhões no Instagram; David Luiz tem quase 2,5 milhões de seguidores no Twitter; e Hulk passa dos 666.000 seguidores no Instagram.


 
 
Notícia: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/29/fifa-veta-merchan-de-jogadores-nas-redes-sociais-durante-a-copa-do-mundo.htm
Diretrizes Públicas - Marcas Oficiais da Fifa: http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/marketing/01/37/85/97/2014_fifapublicguidelines_por_04102013_portuguese.pdf

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Inserir moeda ou... uma tampa Coca-Cola

Esta semana parece que a Coca-Cola (CC) tem sido o maior alvo neste blog. Pois bem, mais uma ideia brilhante da marca!
Apesar da sua forte associação à famosa bebida e, até, a ligação ao Pai Natal, desta vez a CC foi mais além. Com uma postura empreendedora, detetou um problema, uma necessidade, comum a um segmento, e projetou a solução!

Todos os dias, trabalhadores da Ásia do Sul viajam para o Dubai, é a vida deles. Um futuro melhor é o que todos anseiam, para si e para as suas gerações. E é o que a CC vem atenuar, tornando as suas realidades um pouco mais felizes. E porquê? Porque estão longe das suas famílias, são muito mal pagos, e são poucos os momentos em que comunicam, mesmo que à distância, já que os salários nem para 10 minutos de chamada seriam suficientes!

E a ação brilhante da CC foi: criar um telefone que funcionasse não com moedas mas... com as tampas das garrafas! Mais uma iniciativa social com resultados que poderão ser astronómicos. Diretamente para "aqueles" trabalhadores, indiretamente para um público que se preocupa com estas causas humanitárias. Um blender marketing ajustado com imaginação.

Certamente que a marca pretende, assim, dar continuidade à sua ligação nos momentos felizes e nada melhor do que os proporcionar nas variadas formas. Uma "alma" empreendedora com repercussões extra-positivas para a CC. Se eu pensava que a marca não me podia surpreender... bem, acabei de perceber que afinal não era assim.

Fica aqui o vídeo:


Boas notícias: Portugueses criam plataforma de e-commerce solidária

Podemos acreditar que com pequenos gestos conseguimos fazer a diferença e ajudar o próximo. Neste âmbito, a revista Marketeer presenteou-nos no passado dia 23 de maio com uma notícia bastante positiva: "Um grupo de jovens de Braga criou a eSolidar, uma plataforma de e-commerce onde qualquer pessoa pode vender os seus artigos novos e usados e encaminhar uma parte do lucro para instituições de solidariedade social". Só podemos ficar orgulhosos com esta novidade!

Esta plataforma oferece logo à partida diversas "ferramentas de fundraising, que tiram partido do poder do comércio electrónico num modelo de profit share, em que todos os envolvidos ganham uma parte do lucro", como explicam os promotores à Marketeer. Ou seja, por casa produto transaccionado, o vendedor pode definir uma percentagem do valor da venda que reverte para uma instituição sem fins lucrativa à sua escolha. Estes dados são visíveis para qualquer pessoa que navegue no site, após o registo. Para além disto, qualquer organização deste género pode-se registar e criar a sua própria "loja". O primeiro leilão solidário ainda a decorrer denomina-se “Bola Solidária” e foi entregue pelo árbitro Carlos Xistra à associação “O Mundo da Carolina”. Este leilão é nada mais nada menos do para a última bola do jogo entre o Benfica e Olhanense (jogo esse que valeu o 33.º título de campeão nacional ao Benfica), e uma camisola oficial oferecida pelo clube, autografada pelos jogadores. O leilão termina a 1 de Junho, sendo que "o valor angariado destina-se à edição de um livro solidário cujas receitas revertem para a Acreditar, Aldeias SOS e APPACDM-Covilhã", salienta a Marketeer.

Site da eSolidar, em http://www.esolidar.com 

Contudo, para ajudar, pode-se fazer ainda algo muito mais simples: mesmo que um "utilizador não queira comprar nem vender, poderá ajudar e ser recompensado por partilhar vendas solidárias, com a vantagem de receber 1% do valor da venda como recompensa, caso a transação seja efetuada a partir do link da sua partilha”, explicam os promotores à revista.

De facto, assistimos a um caso, nacional, de e-commerce muito bem aplicado, e que merece a melhor exposição. Certamente que todas as vantagens desta estratégia podem ser positivas em absoluto, havendo uma boa gestão desta plataforma. Agora, há que divulgar este site junto dos familiares, amigos e conhecidos, e fazer com que este se possa tornar uma fonte de alegria e esperança para quem mais precisa!

"LET’S CHANGE THE WAY WE THINK ABOUT
CHANGING THE WORLD”
Dan Pallotta

Fonte: Marketeer

O resumir de vidas em poucos segundos by Coca-Cola:)

A Coca-Cola já demonstrou ser uma marca muito ativa, como tem sido acompanhado ao longo deste blog. Por isso, não poderia deixar de partilhar convosco a última notícia que vi acerca da mesma. 

Como continuidade do sucesso do filme UP (em São Paulo), originado por conseguir resumir a história dos personagens nos primeiros 5 minutos de filme, a Coca-Cola conseguiu também resumir vidas em poucos segundos nesta sua campanha. 

O título do anúncio, todo este em animação, é "Building" e começa com um casal de jovens (Wieden + Kennedy) que se encontram à frente deste prédio.
Um deles carrega um balão que acaba por se soltar quando os dois se esbarram e ele "salva" a garrafa de Coca-Cola da garota. O filme acompanha o balão que vai passando ao lado das janelas do edifício, construindo a narrativa. Cada janela vai mostrando uma parte da vida de diferentes casais. Filhos, mudanças, particularidades da vida a dois, velhice e, num desfecho nada melancólico bem diferente de Up!, um aniversário de 50 anos de casamento.
No final, o balão vermelho que se soltou no início do filme encontra também ele o seu par:) e juntos formam as cores da marca.

Mais um contar de histórias a que a Coca-Cola como marca nos vem habituando a ver, fomentando assim um maior envolvimento por parte do cliente.

 

Novo Mercedes conduzido por Super Mario

A Mercedes-Benz do Japão junta-se à Nintendo para produção da campanha de lançamento de um novo modelo da marca: o Gla Suv. 
A parceria entre as marcas levou o modelo para dentro do game Mario Kart 8, por meio de um download gratuito nos próximos meses.
O habitual condutor humano é substituído neste anúncio pelo Super Mário. Estamos sob a presença de um choque de dois mundos: um carro realista e uma personagem da série de jogos de corrida.
Incialmente o veículo é transplantado para o cenário de Super Mario Bros, game clássico em 8-bit. Depois, o herói salta para a vida real a bordo de uma versão luxuosa do carro em pleno deserto. 
Poderão visualizar a notícia completa e assistir ao vídeo através de Super Mario à frente do novo modelo da Mercedes.

O ressuscitar do Dinossauro

Numa sociedade em que nos sentimos invadidos em diversos campos, nomeadamente no âmbito Digital e, em que o valor que damos à privacidade é elevado, o ressuscitar de um "Dinossauro" contribuirá para percepcionarmos um sinal de protecção, aumentando o grau de confiança relativamente à utilização da rede social Facebook. Segundo este trata-se de uma “ferramenta nova e alargada para rever a privacidade”, de forma a evitar que mensagens sejam partilhadas, quando o objetivo não era esse.
O ressuscitar do Dinossauro

8 P´S do Marketing Digital

Para um maior sucesso numa estratégia de marketing online, temos todos conhecimento de que as variáveis de marketing mix devem ser trabalhadas em conjunto. 

Para além dos 4 P´s já existentes, os 7 P´s nos Serviços, apercebi-me durante a realização do trabalho que há quem defenda a existência dos 8 P´s para o marketing Digital. (Conrado Adolpho Assis)


Os 4 P´s referem-se a um trabalho de planeamento, enquanto que os 8 P´s são mais que isso: direcionam-se para um trabalho de continuidade, havendo apenas um denominador comum entre eles - a Promoção.


Quais são então estes 8 P´s?

Pesquisa, Planeamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão. 

Achei muito curioso. E vocês?

Como diz na notícia, é um tema interessante de se estudar.:)
8-ps-do-marketing-digital

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Afinal há ou não almoços grátis!?

"The Picture House é o nome do restaurante em Londres, na Inglaterra, onde a conta é sempre zero - desde que os clientes fotografem os pratos e partilhem no Instagram."


Marca de congelados Birds Eye adoptou recentemente uma estratégia de comunicação bastante inspiradora. Esta decidiu criar um conceito de restaurante no qual são confeccionadas ementas a partir de produtos da marca, onde o preço da refeição é a partilha no Instagram.


Esta ideia surgiu do crescente movimento de fotografar as refeições (existem já "mais de 105 milhões de imagens partilhadas no Instagram com a “hashtag” #food."). 



Ao utilizar esta estratégia de comunicação, a empresa consegue criar de forma relativamente barata um buzz positivo bastante forte, algo que, por outros meios, apenas conseguiria com um investimento mais elevado.


Afinal há almoços grátis! :)



"Neste restaurante de Londres, em Inglaterra, os clientes não precisam de pagar pelo que consumirem, desde que partilhem fotografias da comida no Instagram, com a “hashtag” #birdseyeinspirations."

Noticia completa em: 
http://p3.publico.pt/vicios/gula/12306/neste-restaurante-podes-pagar-conta-com-uma-foto-no-instagram?fb_action_ids=10152506193103487&fb_action_types=og.likes

Electrolux - O melhor presente

Neste anuncio, do dia mãe, um pouco fora do tempo mas o dia da mãe é como o natal é sempre que um Homem quiser :) deixo aqui o anuncio brasileiro da Electrolux.
 
A filha que vai morar fora. O coração da mãe que já está apertado. E o melhor presente do mundo: uma surpresa durante o voo em pleno Dia das Mães.


Um anuncio muito ao género do que vimos nas aulas relativamente ao Continente em que apela ao sentimento, mas pouco a marca em questão.

São técnicas, mais ou menos validas, mais ou menos discutíveis, mas são usadas por isso para estar no mercado temos que as acompanhar e estar a par.

Coca-Cola para dois!

Dando seguimento às publicidades e outras comunicações da Coca-Cola, vi uma que achei bastante interessante partilhar. Uma nova garrafa da bebida que só pode ser aberta com outra!
O conceito apenas passou pela criação de uma tampa diferente que só abre quando... se junta a outra. Pareceu-me complicado, mas a ideia acaba por ser bem simples.
Com a colocação de uma máquina de venda de Coca-Cola, no primeiro dia de aulas de um colégio colombiano, o objetivo principal era que os consumidores começassem novas conversas. Consumidores com outros consumidores, que se uniam por, pelo menos, um gosto em comum. A ideia das comunidades a um nível mais simples e que se inicia fisicamente.
Mas, claro, a Coca-Cola também beneficia com as vendas a dobrar.
Pessoalmente, já compro a bebida por gostar muito mas, por esta iniciativa, eu compraria ainda mais. No vídeo que vos vou deixar, irão notar a felicidade de quem comprou e experimentou.

Incentivo para as amizades no primeiro dia de aula; incentivo para as compras de Coca-Cola. A mim parece-me inteligente e, também, social. Eis o vídeo:


E não deixei de reparar numa outra publicidade, de 2012, que também colocarei a seguir, com o mesmo conceito, mas para casais. Afinal a marca preocupa-se mesmo com a felicidade! Nem vale a pena referir os aspetos que os consumidores irão gerar, certo? Muito bem, Coca-Cola.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Coca-cola: patrocinadora de Mundiais felizes :)


ilha do Corvo, nos Açores, é um dos pontos mais distantes de Portugal continental no entanto, é o mais próximo do Brasil – país onde, dentro de dias, irá decorrer o mundial de Futebol.

Então, a Coca-Cola aproveitou a paixão dos habitantes do Corvo pelo futebol para divulgar a sua campanha que permite os portugueses partilharem, mais uma vez, os momentos de felicidade vividos entre família e amigos.

Esta campanha conta com a participação especial do ex-jogador açoriano Pedro Pauleta e com 398 habitantes da ilha que vibram por Portugal enquanto selecção. Pauleta distribui por todos os habitantes uma lata de Coca-Cola personalizada (nome próprio) e organizou com alguns corvinos um jogo de futebol.

Esta campanha permitiu, ainda de que forma indireta, a promoção dos Açores.

Vejam o resultado!

Anúncios inteligentes que contam uma história...

Sabiam que 2014 é o Ano Português do Design?
Em jeito de homenagem, partilho aqui os 50 anúncios mais inteligentes, de acordo com a CSSDesign Awards, dentro da categoria “With a story to tell”. 
Com uma mensagem focada no cliente, o Marketing de Conteúdos é cada vez mais a escolha acertada para uma campanha eficaz, geradora de audiência (elevado potencial viral), de reconhecimento da marca e de resultados mais eficazes.
Para além de exemplos de criatividade, aqui ficam algumas referências de design e de marketing, com especial destaque para estas duas participações provenientes de Portugal (embora os outros anúncios mereçam igualmente ser vistos e apreciados!).  



A bolacha mais famosa do mundo ajuda a resolver discussões

Estás no meio de uma discussão e nenhuma das partes quer dar o braço a torcer? A Oreo promete ajudar, para que essa mesma discussão acabe, e bem. "Lick for it" é a mais recente campanha da marca americana, lançada mundialmente. Esta é uma campanha digital dirigida especificamente a partir do produto Oreo Dobro do Creme, e ambiciona nada mais nada menos do que resolver as discussões entre casais, amigos ou até desconhecidos através das bolachas.

Título da campanha "Lick for it". Fonte: www.oreodouble.com 
O público-alvo desta campanha é extenso, contudo existe a particular atenção nos adolescentes, sendo que o primeiro anúncio - ver abaixo - a correr as redes sociais (e, mais tarde, na televisão) apresenta discussões apenas entre jovens. Sejam quais forem os motivos para a discussão, esta termina com o desafio de "quem lamber mais rápido o creme da bolacha Oreo Dobro do Creme, ganha". Tão simples quanto isto.

A campanha estará no ar até junho de 2014, tendo a Oreo lançado um microsite especialmente dedicado a esta. Aqui, os consumidores e fãs podem lançar os seus próprios desafios aos amigos e familiares e ainda partilhá-los. No fim, vencem, claro, as respostas com o maior número de votos.

O objetivo principal da Oreo é, uma vez mais, mostrar o seu lado irreverente e original, captando a atenção dos consumidores com ideias únicas. O facto desta campanha existir primeiramente no mundo online irá permitir uma perceção mais elevada e notoriedade da mesma, tendo em conta que o alvo adolescentes se encontra maioritariamente presente. Neste âmbito, Duan Evans, diretor criativo executivo da agência AKQA (Londres), que desenvolveu esta campanha, afirma que “Quite traditional advertising (copy, image and post), but traditional advertising done through the right channels and with the right tone”, em entrevista à creativepool.com.

A marca quer manter a sua conotação de divertimento, e por isso desafia os mais corajosos a participarem nesta campanha. Pretende ainda mostrar como algumas discussões são absolutamente desnecessárias, e um pouco de diversão pode resolver tudo, de forma mais simples (e alegre!). 

Afinal, para quê discutir?

O primeiro vídeo da campanha "Lick for it" pode ser visto aqui:



terça-feira, 27 de maio de 2014



Com o mundial de futebol aí à porta, várias são as marcas que avançaram com campanhas relacionadas com este grande evento desportivo, procurando aumentar o envolvimento com os seus consumidores. Esta é a campanha da coca-cola que convida os fãs de todo o mundo a fazerem parte daquela que será a maior bandeira foto mosaica : uma imagem será recriada a partir de fotos enviadas por milhares de fãs. Para esse efeito foi criado o site Hapinessfans.com, onde é possível partilhar a iniciativa no facebook e twitter. Neste momento a bandeira já conta com mais de 223 mil fotos, e até o dia da sua revelação, o dia do jogo de abertura do mundial (12 junho) prevê-se que aumentarão ainda mais. 


Sagres, Somos Portugal!

Com o verão à porta e a apenas duas semanas do Mundial no Brasil, tinha mesmo de partilhar convosco a primeira campanha de 2014 da Cerveja Sagres:
Um vídeo que apela à nossa força e determinação, enquanto nação, e à nossa coesão e mobilização em torno da participação da seleção nacional neste Mundial (reparem na escolha das palavras: Somos Seleção! Somos Portugal!), com a participação especial do Mister Paulo Bento, uma figura geradora de empatia junto dos portugueses, e com a cerveja Sagres surgindo, em segundo plano, mas sempre numa sequência de imagens associadas a momentos felizes e positivos. Mais um exemplo dejá vu de Marketing de Massas, que pretende atingir todos de maneira única, puxando ao sentimento, aos afetos, às emoções intensas, enaltecendo (como não podia deixar de ser!) o lado "cool" do consumo [moderado] de álcool.

E porque a gestão da imagem e da marca são fundamentais para gerar impactos positivos, sugiro ainda, caso não conheçam, uma visita virtual à Central de Cervejas e Bebidas, através de um site recentemente considerado o “Website of the Day” pela CSSDesign Awards:

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Why that video went viral?

Partilho convosco uma notícia publicada ontem (versão online de 21-05-2014) no The York Times, que evidencia, entre outros aspetos, a importância da cooperação em rede, desta vez, com a investigação psicológica ao serviço, também, do (Web)Marketing! J
 “Why that video went viral?” procura abordar, numa perspetiva claramente científica, as motivações de cada um de nós por detrás da partilha social de determinado conteúdo. O que nos leva a partilhar determinado vídeo, imagem ou texto na nossa página pessoal?


4 exemplos de vídeos virais: (em cima, esq. para a dir.) estranhos beijando-se, a mulher a despedir-se do emprego; (em baixo, esq. para a dir.) o bebé comovido por ouvir a mãe a cantar e o "mega" pedido de casamento 
A notícia refere que os cientistas estão apenas no início de uma investigação que pretende estudar a conversão de um link num sucesso viral. As implicações do estudo para os media e para os negócios de marketing e publicidade são inegáveis, sobretudo porque mais do que adotar uma estratégia multicanal, o profissional de marketing deve conhecer e aprender continuamente sobre o comportamento, as motivações e as preferências do cliente. Nos entretantos já chegaram a algumas conclusões:
   a)      as pessoas demonstram uma clara preferência por vídeos que veiculam emoções (quanto mais intensas, mais provavelmente o vídeo será partilhado);
   b)      mesmo os vídeos mais tristes devem ter uma mensagem positiva, em jeito de redenção, por detrás;
   c) as pessoas movem-se geralmente pelo ego e querem passar uma certa imagem delas próprias, com certos conteúdos, links ou artigos a serem partilhados de modo menos espontâneo: partilhamos aquilo que consideramos importante para a manutenção de uma certa reputação on-line…


E mais não digo. Se quiserem, espreitem o artigo em:




 A propósito, e vocês? O que partilham e por que razões o fazem?

terça-feira, 20 de maio de 2014

O Sport Lisboa e Benfica e as Redes Sociais



No passado Domingo, o Sport Lisboa e Benfica, fez o último jogo da época desportiva 2013/2014, terminando assim uma época recheada de conquistas. A nível interno, o Benfica conquistou o Campeonato Nacional de Futebol Profissional, a Taça de Portugal e a Taça da Liga, atingindo ainda a final da Liga Europa, da qual saiu derrotado frente ao Sevilha. Esta excelente prestação a nível desportivo, deu um grande impulso à pagina do clube na rede social Facebook, fazendo com que esta atingisse os 2 Milhões de "gostos", no dia 7 de Maio. Actualmente o número de fãs situa-se nos 2 072 168, sendo que desses,  1 156 880 são oriundos do território nacional ( ver mais em http://www.socialbakers.com/facebook-pages/country/portugal/ ). São números impressionantes tendo em conta a realidade das marcas portuguesas no Facebook, onde apenas um grupo muito restrito de marcas consegue ter um número de fãs acima de 1 Milhão.

O Benfica aderiu também,  recentemente, à rede social Instagram, onde já conta com 1.496 seguidores. No Canal oficial do clube no Youtube, o Benfica possui perto de 43.500 subscritores. Números significativos mas ainda com margem de crescimento.

Já em relação à rede social Twitter, o clube conta com 186 mil seguidores. O número de seguidores no Twitter, tem ainda uma grande margem de progressão e crescimento potencial, uma vez que a página se encontra muito mal gerida. As publicações nesta rede social limitam-se a simples links, que redireccionam os utilizadores para as publicações efectuadas na página oficial do clube no Facebook, não havendo qualquer tipo de interacção com os seguidores no Twitter. Para se ter uma ideia do descuido que o Benfica tem em relação à sua página no Twitter, basta ver que a sua última publicação data de 21 de Abril. Faz amanhã precisamente um mês, que não se dá qualquer uso, a uma importante ferramenta de comunicação, que abrange 186 mil seguidores. Penso que esta situação é um caso a rever, por parte do departamento de Marketing e Comunicação do Sport Lisboa e Benfica.



Por fim, deixo os links para as páginas oficiais do clube nas diversas redes sociais:







sábado, 17 de maio de 2014

NOS ou MEO

No dia de lançamento da nova marca NOS, a MEO respondeu com a campanha de Produtos Inovadores:


"NOS? Nós não vivemos sem o MEO!"

Como será este "combate"?

sexta-feira, 16 de maio de 2014

"LOOK UP": video a ver


Após a aula de ontem, vi este video que andava a circular na minha rede de contactos do facebook já há dois dias, mas ainda não tinha tido a oportunidade de o ver. Após os exemplos exibidos pela professora, considero que este video, que já se tornou viral, vem reforçar a mudança de hábitos que se instalou na nossa sociedade.

O autor utilizou uma história de amor de base, como uma atracção para o espectador, mas que retrata as mudanças que se instalaram na nosso dia-à-dia, de como as pessoas não se apercebem dos efeitos das redes sociais, dos aparelhos móveis, entre outros..  

Considero um óptimo video de alerta, sem dúvida para a geração millennium, como o autor reforça mas para as outras gerações como a minha, que de certa forma também se revê neste video.

Deixo-vos o video:


Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu o direito dos cidadãos a serem “esquecidos”

O Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu o direito dos cidadãos a serem “esquecidos” na Internet e a pedirem ao Google e a outros motores de busca para retirarem as ligações a informações pessoais.



"Caso Google. DADOS PESSOAIS. TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS. Interpretação da Diretiva 95/46/CE, de 24 de outubro de 1995, relativa à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, no âmbito de um litígio que opõe a Google Spain e a Google Inc. à Agencia Española de Protección de Datos e uma cidadã espanhola que requereu a retirada dos seus dados pessoais dos motores de busca. Ora, o operador de um motor de busca é obrigado a suprimir da lista de resultados, exibida na sequência de uma pesquisa efetuada a partir do nome de uma pessoa, as ligações a outras páginas web publicadas por terceiros e que contenham informações sobre essa pessoa, também na hipótese de esse nome ou de essas informações não serem prévia ou simultaneamente apagadas dessas páginas web, mesmo quando essa publicação seja, em si mesma, lícita. Com efeito, o tratamento de dados pessoais realizado por um operador de motor de busca permite que qualquer internauta, que efetua uma pesquisa a partir do nome de uma pessoa singular, obtenha uma visão global estruturada de informações sobre essa pessoa na Internet; informações que respeitam a numerosos aspetos da vida privada e que, sem o motor de busca, não poderiam ou só muito dificilmente poderiam ter sido relacionadas. A gravidade potencial de tal ingerência não pode, segundo o Tribunal de Justiça, ser justificada apenas pelo interesse económico do operador do motor no tratamento dos dados, havendo que procurar um justo equilíbrio entre esse interesse e os direitos fundamentais da pessoa singular, em especial o direito ao respeito pela vida privada e o direito à proteção de dados pessoais. Por conseguinte, se uma pessoa apresentar um pedido contra o tratamento realizado por um operador de um motor de busca, de modo a que as informações que nele figurem sobre a sua pessoa sejam «esquecidas» decorrido algum tempo, podem estas ligações ser supridas."
http://www.publico.pt/mundo/noticia/google-recebe-pedidos-para-remover-links-apos-decisao-do-tribunal-de-justica-1636085#/0

Já foram muitos os traumas a partir de dados colocados na Internet, é o novo tipo de cadastro, diria eu…
A Internet e com ela as redes sociais foi uma mudança abrupta para o ser humano, e nós (população em modo geral), ainda estamos a aprender a viver no mundo virtual e a saber fazer a distinção entre o que é real e o que é virtual.
Para a justiça, esta era informacional também está a ser uma reforma, legisladores começam a legislar sobre acontecimentos já passados… Quando o seu papel é prever…

Mas e vocês o que acham da decisão do Tribunal de Justiça Europeu? A decisão foi tomada há 3 dias e já muita tinta corre com opiniões tão díspares

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Nova campanha da FORD


Esta é a campanha em curso pela Ford divulgada nas redes sociais. A possibilidade de ganhar um carro novo, completamente FREE (apropriado ao tema da última aula). Para participar é muito simples, basta visualizar os vídeos disponíveis sobre os novos motores ecoboost e fazer o registo. Quanto mais vídeos visualizar mais hipóteses tem de ganhar. Apenas um senão: campanha apenas para os Estados Unidos. O objetivo está cumprido, chamar a atenção sobre os novos motores. E embora apenas 6 pessoas ganhem um automóvel novo, a campanha fará com que milhares de utilizadores vejam atentamente tudo o que os novos Ford são capazes de fazer, e assim, na altura de tomar uma decisão de compra, a lição já está toda aprendida e o nome Ford poderá surgir como escolha final.

Como criar uma comunicação relevante para os consumidores

Embora a campanha já seja de 2013, é uma das melhores publicidades vi nos últimos tempos. Conseguem fazer uma comunicação relevante para o contexto, para a marca e para o leitor. Tal como referem, a NIVEA já não protege só a pele dos seus clientes.

Nem é preciso dizer mais nada, o anuncio diz tudo! :)
"NIVEA Sun Kids: até o anúncio protege seus filhos"



É incrível como a NIVEA consegue captar a atenção dos consumidores com esta campanha.
Para além do objectivo óbvio de reforçar a importância que deve ser dada à protecção da pele e da criação de um elo de ligação entre a marca e o consumidor, a marca consegue, ao colocar o dispositivo tecnológico na revista impressa, destacar-se completamente no meio da "multidão".

Como já estamos habituados, mais um grande anuncio da NIVEA..

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Crowdfunding para projeto "Halfway Through the Story of Our Life"


Mais uma iniciativa de crowdfunding divulgada recentemente.
Benedita Pereira lançou uma campanha de crowdfunding com o propósito de angariar o dinheiro necessário para poder subir ao palco em Nova Iorque e já conseguiu 11 mil euros dos 15 mil necessários.
A atriz residente em Nova Iorque está a lutar por um lugar na representação e juntou-se a um grupo de atores com o projeto de teatro «Halfway Through the Story of Our Life».
Pronto, era só isto. Boa noite.”
Apesar de ser um método  cada vez mais utilizado, a reação dos portugueses a esta iniciativa não foi positiva, o que gerou várias críticas, particularmente relativas ao estado do país em termos financeiros.
Benedita Pereira apressou-se a esclarecer o conceito de crowdfunding e a justificar a utilização do mesmo, defendendo-se das críticas.
"Reparei agora que há pessoas que levam a mal esta campanha de crowd funding e acham q eu devia era “ir trabalhar”. Eu estou a trabalhar dia e noite num projecto espectacular, do qual me orgulho muito e este dinheiro obviamente não é para mim, mas sim para a produção do espectáculo. Com o sucesso desta peça, estou também a espalhar a imagem de Portugal pelo Mundo (começando por Nova Iorque) o que n me parece uma má ideia. O crowd funding é um conceito muito comum aqui nos EUA para a realização de todo o tipo de projectos principalmente artísticos e o seu conceito é exactamente para não depender da fortuna de ninguém e em vez disso ter contribuições pequenas de muitas pessoas. Como já disse, 1 dólar (menos de 1 Euro) de cada pessoa é uma ajuda tremenda. E OBVIAMENTE que só ajuda quem pode e gosta do projecto. Eu sei perfeitamente que as coisas em Portugal estão difíceis e que há outras prioridades, mas acho perfeitamente natural partilhar esta minha aventura com todos os meus fãs e amigos Portugueses e pedir a contribuição de quem pode e quer. No fundo, quem contribui também passa a fazer parte deste projecto que só agora está a começar e nos pode levar longe.

Para saberem mais sobre o projeto e visualizarem a campanha realizada para angariação do dinheiro, acedam ao seguinte link:
https://www.kickstarter.com/projects/1648247296/halfway-through-the-story-of-our-life/

Vais continuar a fazer zapping? Não!

No nosso dia-a-dia, somos inundados de publicidade - seja na TV, rádio, internet, jornais, outdoors, etc. Isto é, estamos constantemente a observar e avaliar as campanhas publicitárias (mesmo que inconscientemente).
A publicidade (em excesso) é desgastante e não somos recompensados por esse desgaste.

Mas isso pode mudar!
Sim, vamos deixar de fazer zapping na TV e no rádio, de esperar pelo "Ignorar anuncio" ou procurar a cruz ("x") para fechar o pop-up.

A Adfamilies - http://pt.adfamilies.com/ - é uma rede social que põe toda gente a ganhar: as marcas pagam publicidade que é efetivamente vista e as pessoas são recompensadas por verem publicidade ( "Os utilizadores só vêem o que querem e são beneficiados por dar a sua opinião" - CEO da empresa).

A publicidade demasiado agressiva, confusa e massadora tem aqui uma solução.



Vais continuar a fazer zapping?



P.S. As marcas, além de publicidade eficiente, têm feedback da publicidade/campanha/produto e informação extra do seu publico - podendo adaptar a publicidade/campanha/produto.

domingo, 11 de maio de 2014

Ariel e os nazis?

A multinacional Procter & Gamble lançou uma campanha publicitária para a marca Ariel tendo em vista o mundial de futebol que gerou um buzz negativo na Alemanha em vários media, mas principalmente nas redes sociais.


A imagem mostra uma camisola da selecção alemã com o número 88, ao que parece um código secreto utilizado pelos neonazis. As críticas também se dirigiram à frase publicitária "nova concentração" que evocaria os campos de extermínio nazis.

A companhia interrompeu a distribuição das embalagens. A marca explicou a intenção da campanha e utilizou as redes sociais para responder aos protestos, através de um twitter declarou NÃO à ideologia de extrema-direita.

A marca reconheceu o erro e retirou a campanha, uma atitude que considero positiva. Contudo, na minha opinião poderá ter existido pouca atenção à cultura e história do país.

Google Glass

O Google Glass é um dispositivo semelhante a um par de óculos que disponibiliza uma pequena tela acima do campo de visão. A pequena tela apresenta mapas, opções de música, previsão do tempo, rotas de mapas,também é possível efetuar chamadas de vídeo ou tirar fotos de algo que se esteja a ver e compartilhar imediatamente através da Internet.
O Google Glass foi comercializado para usuários dos Estados Unidos e esgotou em apenas 24h por 1500 dólares.

Apesar do sucesso desta tecnologia surgiram várias críticas relacionadas com o facto de terem criado mais uma tecnologia para conduzir o nosso dia-a-dia. Deste modo, a google criou um vídeo que pretende mostrar que os óculos podem acompanhar o consumidor nos seus momentos mais íntimos.


Além do vídeo a google tem convidado os seus consumidores a partilharem histórias, fotografias e experiências com os google glass. Destaco um vídeo publicado para comemorar o dia da mãe, onde várias mães partilham as suas experiências e o vídeo de Sabita Malla que tem como missão proteger rinocerontes no Nepal e conta como a pequena tecnologia a ajuda na sua missão, que vou deixar-vos aqui.

Convido-vos a espreitar o +GoogleGlass para mais histórias.

A arte da controvérsia

Quando em 2013 a GoDaddy quis mostrar um longo e elaborado beijo entre a modelo israelita Bar Rafaeli e um “geek” interpretado pelo ator Jesse Heiman no intervalo do Super Bowl, a resposta da CBS foi clara: “o anúncio é impróprio, vai ter de ser editado”. Antes da aprovação final, o vídeo enviado pela GoDaddy, uma das maiores empresas mundiais no que toca a registo de endereços web, teve de ser editado duas vezes.


O objetivo inicial do anúncio era mostrar como o "lado sexy" e o "lado smart" da empresa se complementam na perfeição. Tendo em conta que 30 segundos de espaço publicitário durante o intervalo Super Bowl chegam a custar quatro milhões de dólares, nenhuma empresa quer simplesmente passar um anúncio convencional a que ninguém vai prestar atenção. O objetivo é gerar buzz em todo o mundo e foi isso mesmo que a Go Daddy conseguiu fazer. Por todo o mundo, surgiram notícias de como a CBS tinha “censurado o beijo de Bar Rafaelli” e o anúncio inicial foi visto por milhões de pessoas através do Youtube muito antes de a final do campeonato de futebol americano ter sido transmitida.

Mas será que gerar controvérsia é o melhor caminho a seguir? Foi  a esta questão que dois investigadores americanos tentaram responder com um estudo cujas conclusões foram publicadas recentemente.  De acordo com esta investigação - que teve como base a análise de 208 artigos noticiosos avaliados por “raters” independentes -, quando um assunto é demasiado controverso pode criar desconforto e inibir as pessoas de comentar, mais do que fazê-las entrar na discussão. “Temas que são demasiado quentes normalmente não geram buzz (...).Se um problema é mais do que levemente controverso, a nossa pesquisa mostra que o desconforto que inspira geralmente supera o interesse e a probabilidade de que as pessoas falem sobre isso cai”, indicam os autores do estudo num artigo publicado no site da Harvard Business Review.

As opiniões sobre este tema divergem, mas os autores recomendam que as marcas procurem um “sweet spot”, de forma a conseguirem gerar interesse suficiente para que as pessoas comentem o assunto, mas sem gerar desconforto ao ponto de ninguém querer falar sobre o tema. “Não há praticamente nenhum cenário em que gerar emoções demasiado carregadas seja uma vantagem e há uma grande desvantagem em ultrapassar o limite”, defendem os autores.

Em conclusão, a questão que se coloca é: qual a melhor forma de ser bem sucedido na arte de gerar controvérsia?

sábado, 10 de maio de 2014

Becel lança publicidade com batidas do coração


Cada vez mais as marcas sentem uma maior necessidade de associar às suas publicidades a parte emocional, pois sabem que é uma maneira de chegar mais perto do consumidor, de o envolver e de se posicionar na sua mente.
Foi nesta sequência que a Becel, marca direcionada para a saúde do coração, no Brasil, lançou a sua nova estratégia publicitária criada a partir das batidas do coração. Para dar corpo a esta campanha, a marca escolheu o casamento como o evento capaz de fazer o coração bater mais forte e mais rápido e assim emocionar o consumidor a cada visualização.
Através da colocação de aparelhos para medir os batimentos cardíacos das pessoas, a marca Becel conseguiu transformar as emoções numa melodia emocionante e envolvente.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O início de novas mudanças na distribuição

A internet tem transportado os marketers, os consumidores e o público em geral para realidades, até há bem pouco tempo, inimagináveis. No que concerne à distribuição de produtos e serviços, nas últimas aulas de Web Marketing e Comércio Eletrónico, apercebemo-nos daquilo que nos aguarda, num futuro próximo, a título de exemplo:

Consumidores com cada vez mais poder de negociação
Exemplo da "Amy", que teve um aconselhamento personalizado, antes e durante a visita a uma loja de vestuário, e que conseguiu uma redução no preço de um par de sapatos, após ter feito scan sobre um QR Code, tê-lo encontrado mais barato, noutra loja, e informado a vendedora.

Convergência do on-line e do off-line
Lojas físicas com provadores virtuais e lojas on-line com avatares a personificar os tradicionais vendedores, dois exemplos ilustrativos desta convergência e que, simultaneamente, são indicadores da vontade dos consumidores em ter disponível o melhor do on-line no off-line e vice versa.

Entregas cada vez mais rápidas do que adquirimos on-line
Caso da Amazon e dos testes realizados com drones, com o objetivo de efetuar as entregas dos seus produtos em 30 minutos ou até menos.


A utilização recente destes veículos aéreos é, na verdade, a razão principal deste post.

Drones entregam latas de Coca-Cola

A Coca-Cola surpreendeu os construtores de arranha-céus de Singapura, ao levar-lhes latas do conhecido refrigerante, com mensagens de agradecimento dos habitantes daquela cidade pelo trabalho que desenvolvem.
 

Esta ação de comunicação da marca faz parte da campanha global "Where will hapinness strike next?". Teve como objetivo aproximar duas comunidades que raramente estabelecem contacto e como parceiros uma organização não governamental  e a Ogilvy & Mather Singapore.

Link para o vídeo: "Happiness from the Skies"

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Convidados a assistir ao seu próprio funeral

O Instituto de Segurança Rodoviária da Bélgica criou uma campanha de segurança rodoviária.
Nesta campanha foi encenado um funeral para seis pessoas indicadas, pelos seus familiares e amigos, como amantes de altas velocidades.
As famílias e os amigos convidaram estes amantes  para o "seu próprio funeral", mas estes não sabiam do que se tratava. Ao decorrer da cerimónia, os familiares discursaram e, só aí, os condutores perceberam que os discursos tinham como objetivo alertá-los para os perigos do excesso de velocidade.
No final do discurso, os amigos e familiares imploraram por maiores cuidados, por parte dos condutores, enquanto conduziam e mostraram a sua felicidade por estes, apesar dos seus comportamentos irresponsáveis, estarem ali a partilhar aquele momento.
Vejam o vídeo!

domingo, 4 de maio de 2014

O futuro da distribuição





Plus500 é uma ferramenta de negociação mundial, que revela uma nova forma de realizar comércio online.
O software utilizado para proceder a negociação fornece ao consumidor cotações de vários mercados para todos os seus produtos, tudo em tempo real.
Além da facilidade de uso, a plataforma de negociação permite obter gráficos com detalhes passados e atuais, de forma a que seja permitido ao consumidor o conhecimento do mercado que está disposto e interessado em investir.
A plataforma de negociação Plus500 está também disponível para versão móvel, o que permite a utilização do software a qualquer hora e em qualquer lugar.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dia da Mãe

E porque mais uma campanha para celebrar o dia da mãe nunca é demais.
Deixo-vos a campanha da marca Dove que foi lançado o ano passado e que me tocou. Considero mesmo uma das melhores campanhas para celebrar o tão emotivo dia da Mãe.

Este anúncio traduz a problemática feminina: a aparência física, neste caso em concreto, das mães. Pedindo para elas se descreverem, que um artista as iria representar a partir das suas palavras. Não sabiam, é que as suas filhas também iriam também elas as descrever.

O resultado é fantástico e muito emotivo para todas as participantes.

Deixo-vos o vídeo:


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dear Mom

Já que o Dia da Mãe está a chegar deixo aqui com vocês uma excelente publicidade da marca Diadermine!


A marca afirma que este vídeo tem como intuito homenagear esta relação tão especial entre mãe e filha.
"No matter if you leave or change things, this bond just grows bigger and stronger and becomes a timeless love."

Fim do Google Trends?

Não acredito que o fim do Google Trends esteja para próximo, mas uma coisa é verdade o Keyword Planner do Google AdWords está cada vez mais completo e pode facilmente vir a substituir o seu velho companheiro Google Trends. Penso que a maior entrave do Keyword Planner é que necessita de ser acedido a partir de uma conta de AdWords.

O que é o Google Trends?

Resumidamente, tal como o nome indica, esta ferramenta permite o utilizador conhecer quais os temas "quentes" da atualidade, analisar a evolução da notoriedade dum determinado tema e comparar a evolução da notoriedade de até 5 temas distintos ao longo do tempo. Podemos ainda filtrar geograficamente.

O que é o Keyword Planner?

Esta ferramenta permite, para uma determinada localização, avaliar qual o volume de pesquisas que um determinado termo de pesquisa tem mensalmente. Ajuda os gestores de campanhas a conhecer novas palavras chaves para as seus temas e a saber qual o custo por clique caso queiram usar nas respetivas campanhas. Também permite ter uma estimativa do número de cliques para uma determinada palavra chave, consoante o custo por clique atribuído.


As novas atualizações desta poderosa ferramenta, estão muito bem descritas neste post da Amanda: http://www.ppchero.com/googles-keyword-planner-just-got-awesome-today/


Achas que o Keyword Planner pode vir a substituir o Trends no futuro?