domingo, 21 de março de 2010

INTERNET: Para onde caminhamos?

Reforçando o resultado obtido na sondagem do nosso blog em que se conclui que, com a Internet, o consumidor tornou-se mais poderoso mas também menos livre…

Aqui está uma forma de ilustrar o tipo de situações que, num futuro próximo, os consumidores poderão ter que enfrentar e que, nem sempre, serão tão sorridentes para todos eles.

- Telefonista: Pizza Hot, boa noite!

- Cliente: Boa noite. Quero encomendar Pizzas…

- Telefonista: Pode-me dar o seu NIN?

- Cliente: Sim, o meu Número de Identificação Nacional é o 6102 1993 8456 5463 2107.

- Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. O seu endereço é na Avenida Paes de Barros, 19, Apartamento 11, e o número do seu telefone é o 21549 4236, certo? O telefone do seu escritório na Liberty Seguros, é o 21 574 52 30 e o seu telemóvelé o 96 266 25 66, correcto?

- Cliente: Como é que conseguiu todas essas informações?

- Telefonista: Porque estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.

- Cliente: Ah, sim, é verdade! Quero encomendar duas Pizzas: uma Quatro Queijos e outra Calabresa…

- Telefonista: Talvez não seja boa ideia…

- Cliente: O quê…?

- Telefonista: Consta na sua ficha médica que o senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a saúde.

- Cliente: Claro! Tem razão! O que é que sugere?

- Telefonista: Por que é que não experimenta a nossa Pizza Superlight, com Tofu e Rabanetes? O senhor vai adorar!

- Cliente: Como é que sabe que vou adorar?

- Telefonista: O senhor consultou a página ‘Receitas Gulosas com Soja’ da Biblioteca Municipal, no dia 15 de Janeiro, às 14:27 e permaneceu ligado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão…

- Cliente: Ok, está bem! Mande-me então duas Pizzas tamanho familiar!

- Telefonista: É a escolha certa para o senhor, a sua esposa e os vossos quatro filhos, pode ter a certeza.

- Cliente: Quanto é?

- Telefonista: São 49,99.

- Cliente: Quer o número do meu Cartão de Crédito?

- Telefonista: Lamento, mas o senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu Cartão de Crédito foi ultrapassado.

- Cliente: Tudo bem. Posso ir ao Multibanco levantar dinheiro antes que chegue a Pizza.

- Telefonista: Duvido que consiga. A sua Conta de Depósito à Ordem está com o saldo negativo.

- Cliente: Meta-se na sua vida! Mande-me as Pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?

- Telefonista: Estamos um pouco atrasados. Serão entregues em 45 minutos. Se estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas Pizzas na moto, não é lá muito aconselhável. Além de ser perigoso…

- Cliente: Mas que história é essa? Como é que sabe que eu vou de moto?

- Telefonista: Peço desculpa, mas reparei aqui que não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga e então, pensei que fosse utilizá-la.

- Cliente: Foooddddddd…….!!!!!!!!!

- Telefonista: Gostaria de pedir-lhe para não ser mal educado… Não se esqueça de que já foi condenado em Julho de 2006 por desacato em público a um Agente da Autoridade.

- Cliente: (Silêncio).

- Telefonista: Mais alguma coisa?

- Cliente: Não. É só isso… Não. Espere… Não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoção.

- Telefonista: O regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 095423/12, proíbe a venda de bebidas com açúcar a pessoas diabéticas…

1 comentário:

  1. Cara Juliana e restantes colegas:

    o texto está muito engraçado e portanto quando lemos algo tão espirituoso nem denotamos o tempo a passar.
    O exemplo está um pouco caricaturado, mas serve lindamente para ilustrar o quão a internet fez avançar o sistema de informação global em que vivemos hoje. Poderei dizer que estamos numa era de big brother real e em que todas as pessoas estão a par de tudo e a qualquer altura.

    Não querendo ridicularizar esta ideia atrevo-me a dizer que antigamente as pessoas estavam nas suas aldeias e tinham conhecimentos a cerca da vida da vizinha e tal. hoje me dia estamos numa "aldeia global", citando um autor conhecido e portanto com um simples clique acedemos ao que uma pessoa visita na internet, ficamos a saber quais os seus meios financeiros, se paga ou não as suas contas. bem não será demasiada confiança?

    Mas nem tudo é mau.
    Deixo-vos ficar um excerto de uma noticia publicada esta semana no jornal SOL:
    "Disfarçado pelo nickname ‘Scarface’, apelido da personagem mafiosa Tony Montana, interpretado por Al Pacino num filme de 1983, Pasquale Manfredi acedia frequentemente à sua página pessoal no Facebook, o que levou as autoridades italianas a descobrirem e posteriormente prenderem Manfredi.

    A localização do líder da máfia calabresa foi possível através do IP utilizado pelo modem USB que usava para se ligar à famosa rede social.

    Depois de localizado, a polícia italiana cercou a casa onde estava Pasquale Manfredi. O mafioso ainda tentou fugir pelo terraço, mas acabou por ser interceptado pela polícia.

    Pasquale Manfredi era procurado pela polícia italiana desde Novembro de 2009, sendo acusado de homicídio, extorsão, tráfico de droga e porte ilegal de armas."

    ResponderEliminar