terça-feira, 10 de maio de 2011

A Microsoft venceu na batalha contra o Facebook e o Google pela compra do Skype

A última aula falamos sobre o Skype como um modelo Freemium (Free+Premium), no qual o serviço básico é gratuito, mas se o cliente desejar ampliar as suas possibilidades para utilizar as funções avançadas.... tem de pagar uma determinada quantidade de dinheiro. Os dados comprovam que o Skype é um sucesso na comunidade virtual, sendo o serviço de telefonia IP (VoIP) mais popular no mundo: 170 milhões de usuários on-line e cerca de 207 mil milhões de minutos de conversas por voz no ano passado.

A Microsoft anunciou hoje que foi aprovada a compra do Skype para entrar à empresa como mais uma unidade de negócio. O valor da compra é histórico: 8.500 milhões de dólares (aproximadamente 6.000 milhões de euros), sendo a maior operação que a Microsoft tem feito até a data.

Reconhece-se o sucesso do Skype, mas também se reconhece que por causa da tendência da maior parte dos usuários a usarem só os serviços básicos (...que são gratuitos), no ano 2010 acumulou 6,9 milhões de perdas. No entanto, a idéia é aumentar a visibilidade da Microsoft nos sistemas de comunicação através da Internet, além disso, o Skype vai adoptar diferentes plataformas como o Outlook, o Kinect ou o Xbox da Microsoft pretendendo ser mais uma motivação para as vendas dos smartphones com o sistema operacional Windows 7, que ainda não tem muito sucesso no mercado.


Fontes:

4 comentários:

  1. O Skype é uma aplicação muito popular. Esperemos que a Microsoft não caia na tentação de padronizar o Skype de acordo com as suas restantes aplicações, como o Office ou o Internet Explorer.

    A marca Skype vale o que vale por si própria, e retirar-lhe esta "independência" pode ter consequências negativas, pois hoje em dia o consumidor procura alternativas e não se deixa fidelizar tão facilmente no que diz respeito às aplicações padrão dos pcs.

    Vejam o caso do Internet Explorer, apesar de existir em todas as versões actuais do Windows, muitos utilizadores preferem outros browsers como o Firefox, Chrome, Opera ou o Safari! E quem utiliza o Windows Media Player em vez do iTunes?

    Cuidado com o nome Microsoft...

    ResponderEliminar
  2. Olá Julian,

    Concordo com o Tiago, a Microsoft terá de ter muito cuidado. As pessoas que usam o skype não gostam de estar "pressas" a marcas grandes, ao domínio da microsoft.

    Vamos esperar e ver o que acontece =)

    ResponderEliminar
  3. É verdade, vamos ver o que acontece!....embora já tenhamos indícios de aquilo que o Tiago disse, pois o novo nome do negocio é MICROSOFT SKYPE DIVISION lol.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, um grande negócio para a Micrsoft, até porque derrotou a arqui-rival Google na luta pela aquisição...

    http://clix.exameinformatica.pt/google-e-facebook-estao-a-negociar-parcerias-com-skype=f1009458?sctx=1:10:q:search:skype

    (a Microsoft tem um lote de acções da Facebook...)

    Não sabemos a certo o que vai acontecer, mas parece-me que a microsoft vai utilizar as potencialidades da Skype para aumentar as capacidades do Windows Live (http://explore.live.com/).

    ResponderEliminar