sábado, 21 de maio de 2011

A Música chegou às Nuvens

O Google anunciou esta semana o lançamento da sua plataforma de música online, o Google Music Beta, que permite ter ao alcance de um clique e em qualquer dispositivo todas as músicas que se quiser. Com o Music Beta, as músicas são armazenadas num servidor da Microsoft, que depois podem ser ouvidas num tablet ou smartphone com sistema operativo Android. A vantagem é que a biblioteca musical do utilizador não está restrita a um só aparelho. A Google criou uma aplicação que permite descarregar os ficheiros que o utilizador já tenha para o servidor, com a gestão da biblioteca e da playlist a ser feita directamente na Internet. As músicas podem também ser ouvidas off line e será possível pesquisar conteúdo específico entre albuns, artistas e playlists.


O Google Music Beta estará disponível inicialmente nos EUA e por convite. O vídeo de lançamento pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=ZrNhKcxBbZo&feature=player_embedded. Além da loja de música, a Google anunciou ainda um serviço semelhante mas para filmes. Os preços mais baixos para download de filmes rondam os 1,5 euros (1,99 dólares). Apesar da aposta da Google, uma experiência recente da Amazon mostra que o lançamento poderá não ter o resultado esperado. As editoras discográficas mostraram-se desagradadas e não colaboraram muito no projecto. O novo serviço da Google não se assume como concorrente directo do iTunes da Apple, já que nesta os ficheiros têm que ser descarregados directamente para o computador. E a principal diferença relativamente ao Cloud Player da Amazon é que esta já tem uma loja de música online e as faixas que são compradas ficam automaticamente armazenadas na nuvem da empresa. Ou seja, os utilizadores não terão de descarregar a música comprada para o servidor, ao contrário do que acontece com o Music Beta. Tal como discutido durante o seminário, na eterna batalha da Apple vs outros (Microsoft, Google,...) quem irá ganhar?

2 comentários:

  1. Com a disponibilização de mais um serviço, pode a Google não ganhar a batalha mas conseguir captar alguns clientes/ consumidores fidelizados à sua marca que já utilizam os restantes serviços.

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  2. Esta é a razão pela qual a Apple assegurou acordos com os patrões da música. A batalha Apple vs. Google está acesa e ambos tentam ser os primeiros a chegar a qualquer área.

    Este serviço é apenas mais um complemento face aquilo que a Google tem vindo a preparar, a utilização de todo o tipo de ferramentas informáticas baseadas na "nuvem" em vez do disco rígido do pc ou smartphone.

    A "nuvem" está na moda, e a Google está claramente na linha da frente neste sentido. E noutro também, é que previlegia o gratuito (Freemium), ao contrário da Apple...

    De resto, hoje em dia já existem muitas aplicações com um funcionamento parecido com mais esta: o Dropbox, Spotify, Google Earth, mas vamos aguardar o que é que estes senhores têm mais para nos apresentar!

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