sábado, 25 de junho de 2011

Um recrutamento... pouco vulgar

Vi esta notícia no Brand Republic, e teve a minha atenção por dizer "portuguese". A notícia falava então de um recrutamento pouco vulgar.

A agência Torke não quis recrutar pelo método tradicional, acredita que estamos numa sociedade cada vez mais dinâmica e proactiva, e assim decidiu fazer o recrutamento de sete estagiários ao estilo "battle of the bands".


(o video, de apenas 2 minutos, é muito interessante)

Dados:
- 176 participantes
- mais de 1200 ideias
- 185 000 visitas no facebook
- 10 200 visualização do video, em duas semanas
- 2 150 referências em blogs e sites

Ao mesmo tempo que consegue atrair o seu target para o recrutamento, cria também muitos comentários e transmite a imagem de uma empresa criativa e inovadora.

6 comentários:

  1. Uma forma de recrutamento, acima de tudo, divertida, jovem e original. Criar momentos curtos de diversão é sempre uma aposta ganha, sempre que o objectivo é prender a atenção!

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  2. Formas de recrutamento dinâmicas é cada vez mais usual hoje em dia. Um exemplo disso são os vários anúncios existentes no facebook por parte de indivíduos à procura de emprego ou mesmo os vídeos gravados em dvd's e entregues às entidades empregadoras. De facto, é uma dificuldade demonstrar em 30minutos / 1 hora de entrevista todas as características essenciais e marcar a diferença.

    Creio que recrutar poderá ser, a partir de agora, muito mais divertido, isto se o espírito da empresa estiver aberto e receptivo a ideias criativas!!!

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  3. Sara, grande ideia esta, especialmente se o recrutamento se destinar a áreas criativas. Fez-me lembrar aquelas iniciativas de "speed recruiting", onde tens acho que são 5 minutos para convencer uma empresa a recrutar-te!

    Penso que num futuro não muito distante os recrutamentos "clássicos" irão cada vez mais ser substituídos por este tipo de iniciativas que procuram explorar as capacidades dos indivíduos de outra forma.

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  4. Adorei este post. Tinha mesmo de comentar. :p

    Parece-me uma forma muito original de recrutar trabalhadores e não posso deixar de pensar que é uma forma bastante eficiente de perceber as capacidades de comunicação, de imaginação e de criatividade que os candidatos têm.
    Parece-me também que, com toda esta divulgação, a marca diferencia-se e fica a ganhar com profissionais dinâmicos e criativos.
    No entanto, ao ter uma campanha de recrutamento tão invulgar, tão inovadora e tão diferenciada acaba por atrair as atenções (que, como sabemos, é um bem bastante escasso nesta era digital), dando a conhecer a marca e outro lado da "personalidade" da marca - inovativa, divertida e criativa.

    Penso que desta forma, além de ter conseguido muitas ideias, a torke conseguiu atrair mais participantes e conseguiu envolvê-los de forma mais profunda na iniciativa

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  5. Ainda não tinha ouvido falar!
    É uma ideia excelente, principalmente porque as fases de recrutamento seguem quase sempre as mesma directrizes...
    Mas é preciso ver que este tipo de recrutamento é bastante "especifico" uma vez que não se coaduna com muitos postos de trabalho.
    Mas é um passo enorme para se afastarem de, tal como disse o Tiago, "recrutamentos clássicos". :)

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  6. Sara, absolutamente espectacular!!

    Acho que é uma forma genial de conhecer melhor as pessoas que pretendemos recrutar, permitindo adequar as pessoas às vagas existentes.
    Trata-se de um exercício muito mais estimulante do que as tradicionais entrevistas.
    Penso que assim será mais fácil contratar a pessoa ideal, para o lugar certo.

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