sábado, 25 de junho de 2011

King of Portugal

“King of Portugal é o nome de uma aplicação criada pela empresa finlandesa TTUrsas, disponibilizada no Facebook e numa versão para iPhone, que brinca com a actual situação de endividamento portuguesa. Lançado no início de Maio, o jogo que dá “créditos ilimitados” ao “Rei de Portugal”, viu a sua notoriedade disparar recentemente”

http://www.marketeer.pt/2011/06/24/empresa-finlandesa-cria-jogo-sobre-endividamento-portugues/


A Finlândia insiste denegrir e criticar o nosso país e por isso desenvolveu este jogo com o propósito de retratar o empréstimo da Troika a Portugal. A história do jogo centra-se num "Rei" que vai destruindo e adquirindo sucessivamente novos automóveis com o recurso a uma inesgotável fonte de crédito proveniente de outros países.

Fica a sugestão para o novo governo: trabalhar melhor a imagem do nosso país pois o WOM negativo não afecta apenas as empresas, afecta também a imagem e a forma de vender a nossa cultura e o nosso "produto" ao mercado externo.

5 comentários:

  1. De facto é uma brincadeira com pouca piada para nós, mas como dizes, de agora em diante temos de mostrar ao mundo que somos bem mais responsáveis do que isso.

    Não tenho a certeza, mas penso que esse jogo não deve ter tido assim tanto impacto a nível global como teve entre nós, porque não só é absurdo como também não é lá muito divertido.

    Eles falam falam mas agora que tá aí o solzinho querem é vir para cá aproveitar o bom tempo e preços baixos! E como dizia o novo ministro da economia, nós até podíamos ser a Florida da Europa...

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês,

    concordo com o Tiago, temos de mostrar ao mundo que somos bem melhor do que eles pensam, e que este jogo só deve ter ficado conhecido na finlandia e em Portugal.

    Este exemplo mostra também uma outra coisa, a facilidade de criar um jogo e de o espalhar em alguns segundos pelo mundo fora. Além disso, o poder que isto tem!

    ResponderEliminar
  3. O bom gosto associado à criação do jogo é muito discutível e tem riscos associados em termos da imagem da empresa. "Espalhar" o jogo pelo mundo, numa era tecnológica, não me parece tarefa demasiado complicada. Será que a educação Filandesa já teve os seus melhores dias?... aqui fica a questão.

    ResponderEliminar
  4. Realmente pode ser por causa desta fama (e se calhar algum proveito) que temos de gastadores acima das nossas possibilidades que estamos na situação que estamos.

    E ainda por cima nesta era digital em que num segundo estamos a comunicar ou a influenciar alguém no outro lado do mundo, o poder do buzz negativo que se consegue facilmente provocar com este tipo de aplicações pode ter efeitos devastadores na fama das economias dos países (por exemplo).

    É por causa deste tipo de "retaliações" ou "brincadeiras de mau gosto" que cada vez esta União Europeia tende a ser mais uma "Desunião Europeia" pois cada um só "olha para o seu umbigo" e não quer saber do bem comum.

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo com o que todos vocês disseram.
    É de facto bastante discutível a ética e a moral de quem fez o jogo finlandês e de quem o espalhou aqui na Internet. É uma pena o poder desta era digital, por vezes, ser tão "bem" aproveitado para este tipo de fins.
    Parece-me de bastante mau gosto espalhar assim uma péssima imagem de um país que precisa de uma segunda chance.

    Todavia vamos ser mais civilizados e mais educados do que as pessoas que contruiram e divulgaram este jogo e não nos esqueçamos de que possivelmente os filandeses não são todos assim. E acreditemos que os que vem passar férias para aqui até gostam de nós. xD

    ResponderEliminar