segunda-feira, 26 de março de 2012

1 segundo demasiado caro!


Uma pesquisa efetuada nos EUA mostra como, apenas, um segundo pode custar alguns milhões de dólares a empresas como a Google ou a Amazon. O estudo teve como objectivo avaliar a tolerância dos utilizadores à maior ou menor rapidez dos sites e as conclusões mostram que:
- 1 em 4 pessoas abandona o site se este demorar mais de 4 segundos a abrir.
- 4 em 10 desistem de aceder a um site de compras se este levar mais de 3 segundos a abrir.
Se pensarmos que estes sites possuem imensas fotografias, o problema aumenta.
O estudo prova, ainda, que noutras actividades que demorem, como aguardar em linha ou esperar num restaurante, a paciência também é muito pouca. 50% dos inquiridos não voltariam a um lugar que os fizesse esperar.

A Amazon, por exemplo, calculou que reduzir o donwnload da sua página em apenas 1 segundo pode custar 1,6 biliões de dólares por ano.  
 Isto explica porque empresas como a Google estão, desesperadamente, a tentar acelerar os resultados das pesquisas.


O artigo completo pode ser lido aqui. Embora seja um estudo efectuado nos EUA, mostra-nos de forma clara as implicações das filas de espera, também na realidade virtual e a forma como a gestão destas está intimamente ligada à satisfação do consumidor e à sua fidelização aos sites.

2 comentários:

  1. Muito interessante o teu artigo! Não fazia ideia que, por apenas 1 segundo de diferença, o consumidor tende a procurar outro site...Só demonstra que o consumidor está cada vez mais exigente e impaciente. Por outro lado, e em relação às plataformas existentes, a frase "time is money" nunca fez tanto sentido como agora. Torna-se urgente dinamizar rapidamente todos os processos para que não se percam utilizadores.
    Cada vez mais, em serviços, é indispensável a gestão da receita, e no caso daqueles que utilizam as tecnologias e a internet, essa gestão deverá ser feita ao segundo....:)

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  2. "It turns out that Americans are an astonishingly impatient lot. In fact, odds are they've probably all given up reading this by now. Holla, rest of the world!"
    Julgo não serem só os americanos, mas gostei deste post! O consumidor em geral dá cada vez mais valor à conveniência e rapidez, mas quando se fala de internet este tema ganha uma importância acrescida. Daí que a aposta em websites muito elaborados ou com grandes animações não seja a melhor opção, porque torna as páginas minimamente lentas. Se não for imediato não serve.

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