sábado, 17 de março de 2012

Publicidade ou guerra aberta ?

Será a publicade a melhor forma de comunicarmos a nossa marca ou de atacarmos a dos nossos concorrentes? Ao que parece, a Mc Donalds e a Burger King preferem atacar-se mutuamente em vez de enfatizarem as vantagens daquilo que oferecem.
É uma questão que me faz lembrar as claques de futebol que priviligiam o insulto aos canticos de motivação.

Vejam as publicidades a que me refiro:

1 comentário:

  1. Directiva 2006/114/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à publicidade enganosa e comparativa http://europa.eu/legislation_summaries/consumers/consumer_information/l32010_pt.htm

    A publicidade comparativa pode constituir um meio legítimo de informar os consumidores das vantagens que lhe estão associadas, desde que respeite algumas condições. No caso destas 2 cadeias de fast-food, não seria possível colocar estes anúncios na Europa, pois uma das condições do DECRETO acima referido para que a publicidade comparativa seja lícita é:

    • não desacreditar ou depreciar marcas, designações comerciais ou outros sinais distintivos de um concorrente;

    Aqui em Portugal, o que acontece mais frequentemente é a simples comparação de preços e vantagens/inconvenientes de ter cartão de desconto, por parte dos hipermercados e supermercados.
    A título de exemplo relembro a guerra entre o Lidl /Continente (2009) e entre o Continente/Pingo Doce (2010).

    Notícia : Continente não vai em cantigas do Pingo Doce
    http://www1.ionline.pt/conteudo/50321-continente-nao-vai-em-cantigas-do-pingo-doce

    Notícia: A guerra dos anúncios (Lidl e Continente)
    http://visao.sapo.pt/a-guerra-dos-anuncios=f523091

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