quinta-feira, 5 de abril de 2012

Facebook em tribunal por usar nome e fotografia de cliente sem autorização

Há um novo processo em tribunal contra o Facebook. Foi intentado no final do mês passado mas só esta semana começou a ser divulgado pela imprensa internacional. Em causa está o uso indevido de dados de uma utilizadora, mas desta vez num contexto diferente das acusações que nos habituámos a ver tecer contra este tipo de serviços. Em causa está a alegada utilização do nome e fotografia de uma utilizadora canadiana da rede social num anúncio sem que a visada tenha dado a sua autorização para o uso destes dados.

 

Segundo contou ao UPI a advogada da queixosa, esta empresária canadiana fez "gosto" numa página do Facebook e viu depois a sua imagem começar a aparecer em anúncios nas páginas dos seus contactos. Deborah Douez decidiu por isso dar entrada em tribunal com um processo, onde acusa também a empresa de violar repetidamente as leis de proteção da privacidade da província da British Columbia, onde reside. "É como alguém fazer uma declaração de que gosta ou utiliza algo, e depois essa declaração aparecer num outdoor sem ninguém ter avisado disso", descreveu a representante legal de Deborah Douez, citada pelo jornal. A acusação pede que a rede social seja proibida de usar os nomes e fotografias dos membros do serviço sem que estes forneçam primeiro o seu consentimento por escrito.

in http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/facebook_em_tribunal_por_usar_nome_e_fotograf_1234111.html

1 comentário:

  1. Esta situação faz-me lembrar uma situação que ocorreu no programa Gosto Disto! um vídeo de um rapaz foi enviado para o programa Gosto disto na SIC sem autorização desse rapaz. Enquanto esse rapaz jantava tranquilamente em casa de uma amiga, o apresentador tecia comentários negativos acerca do estilo e o penteado do rapaz.Nessa mesma noite, em pleno jantar o rapaz começou a receber telefonemas e comentários no facebook e isso gerou uma onde de revolta por parte dos seus amigos contra o Programa Gosto Disto!!! O rapaz informou-se e descobriu que existe uma lei que proíbe a publicação de algo sem o consentimento do seu autor e fez um vídeo de resposta ao programa. Não "gosto disto"

    http://www.youtube.com/watch?v=7p6hrdRILd0

    ResponderEliminar