quarta-feira, 2 de abril de 2014

1 de abril, a peta digital

O dia das mentiras tem servido para as empresas tecnológicas comunicarem com os seus utilizadores de forma criativa e engraçada. Destaco algumas das petas do dia.

Como vem sendo tradição, a Google tem lançado novidades "estranhas" no dia 1, conseguindo surpreender e captar a atenção dos seus utilizadores. Aqui ficam todas as petas deste ano e são várias:
http://thenextweb.com/google/2014/03/31/round-googles-jokes-april-fools-day-2014/

 

O Tumblr, por exemplo, permitiu fazer um upgrade gratuito para a versão Pro que, na verdade, acionava a colocação de cartolas nas cabeças dos seus avatares.
http://www.tumblr.com/tagged/tumblr-pro

O browser Opera apresentou uma versão especial desenhada para gatos e, para o mesmo segmento de mercado, o Linkedin lançou o serviço "Linkedin CYMK (cats you may know)".

 
E vocês, caíram nalguma mentirinha digital? :)  Conhecem outras?

1 comentário:

  1. Uma promoção inacessível
    O LetsBonus, website de descontos, celebrou o Dia das Mentiras com uma promoção, simultaneamente, atrativa e inacessível. Propunha aos clientes adquirirem um pacote que garantia a presença, e mesmo a vitória, da sua seleção nacional, na final do Mundial de Futebol de 2014, no Brasil.
    Pacote: Seleção e “compra” do árbitro, camisola da seleção autografada pelo árbitro nomeado, 4 penalties durante a competição e até 2 jogadores da equipa adversária expulsos por jogo. Uma proposta, por si só, tentadora, à qual acresce um desconto de 60%, em vez dos 500€ iniciais, 200€, e a garantia de anonimato.
    Para muitos adeptos, fervorosos de festejar um título pela sua seleção nacional, infelizmente, não passou de uma peta.
    Esta e outras ações desencadeadas pelas marcas, aquando do Dia das Mentiras, são, no fundo, uma tentativa de aproximação aos consumidores, de integração no seu “mundo”, através da partilha de desejos, acontecimentos, efemérides, banalidades… Vem, um pouco, na minha opinião, na linha da humanização das marcas, que temos discutido, nas aulas, mas também, como escreve a Leonor, da retenção da atenção dos consumidores, um bem cada vez mais escasso. Perante a enorme panóplia de informação disponível e de marcas a lutar por uns minutos de atenção por parte dos consumidores, ganham aquelas que forem capazes de oferecer conteúdos permanentemente atualizados, atrativos, pertinentes (quer ao nível funcional, quer emotivo) e, como estamos no meio digital, breves. Por outro lado, elas podem constituir um meio para as marcas conseguirem publicitar-se gratuitamente nos média.

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