quinta-feira, 19 de junho de 2014

Classcraft - Aulas interactivas

Um professor, quando prepara uma aula, não se deve preocupar apenas com a matéria que vai leccionar, deve também, procurar uma forma de tornar essa matéria interessante e atractiva para os alunos. Assim sendo, podemos então considerar que, de certa forma, os professores, muitas vezes, utilizam estratégias de marketing para criar envolvimento com os alunos e dessa forma manter-los mais interessados e motivados.

O Conceito de Gamification, isto é, usar jogos para ensinar aos alunos as matérias curriculares, não é propriamente novo, contudo, Shawn Young, um professor de Física no ensino secundário, elevou esta temática para outro patamar. Apoiando-se nas novas tecnologias, criou um role-playing game, baseado nos famosos World of Warcraft e League of Legends, para ser jogado entre professores e os alunos dentro da salas de aula. Os alunos vão ganhando pontos de experiência para si e para a sua equipa, se cumprirem correctamente a suas tarefas e perdem pontos se tiverem comportamentos incorrectos. O video que se segue, tem uma breve explicação por parte do criador do jogo.





Penso que é uma excelente estratégia de marketing relacional, cria um maior envolvimento entre os alunos e entre eles e o professor. Os alunos ficam mais motivados e interessados, focando-se nas matérias leccionadas para terem uma boa performance no jogo, que consequentemente, os leva a ter um bom desempenho escolar também.

Fica aqui o link para quem tiver curiosidade em saber mais sobre este projecto. Tem as informações sobre o jogo e testemunhos de alunos e professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário