sábado, 18 de abril de 2015

Amigos Modernos

"Amigos modernos" é a mais recente campanha publicitária da Super Bock. A marca utilizou a temática da amizade para conseguir chegar perto dos seus consumidores. A Super Bock tentou (ou será que conseguiu?) atingir o público através de frases sobre a temática incentivando ao encontro entre amigos, à reunião da amizade sempre como apoio da bebida Super Bock. 

No momento, o video encontra-se no Youtube há apenas 1 dia e já conta com 68 908 visualizações e alguns comentários, todos eles positivos : "Este é um anúncio muito bem feito, e transmite uma mensagem muito importante sobre a amizade na actualidade, já não via um anúncio tão bom como este há muito tempo."

 "Se os amigos são tão importantes na nossa vida, como é que temos tão pouca vida para os amigos?"


Também tu te identificaste com a promoção elaborada para marca?
Será que foi uma boa aposta usar o tema da amizade para chegar à atenção dos consumidores?

5 comentários:

  1. Pessoalmente identifiquei-me bastante com a mensagem transmitida nesta publicidade.
    A amizade é um tema que toca a todos ou quase todos. Não só a amizade, como também, atualmente, a distância cada vez maior entre as pessoas e a "virtualização" das relações e da amizade. Este anúncio, apelando ao convívio (presencial, é claro) entre os amigos, transmite uma mensagem de cariz emocional com a qual o seu público-alvo se identifica. E pela maioria das pessoas se identificar, os comentários serão muitos e as partilhas também, tornando-se rapidamente "viral". Aliar o produto a publicitar (neste caso, a cerveja SuperBock) a momentos e/ou histórias vividas realmente pelas pessoas, é de facto bastante inteligente! E nós, consumidores e amigos, ajudaremos a espalhar/divulgar a mensagem, com todo o gosto!

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  2. A forma como uma marca comunica com os seus consumidores é hoje determinante para o seu sucesso. Temas como a amizade, a família, o amor, isto é, temas mais ligados ao lado emocional e afetivo dos consumidores são cada vez mais recorrentemente utilizados na comunicação pelas marcas.
    A Super bock procurou exatamente captar a atenção dos consumidores que se identificam com a mensagem, e acho que o fez muito bem. Já vi várias partilhas nas redes sociais e parece-me que conseguiram gerar um Word of mouth positivo.
    Eu pessoalmente também me identifico com a mensagem transmitida e gostei bastante do anúncio.

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  3. A Super Bock, numa jogada de génio, foi buscar um tema comum a grande parte dos consumidores, pois toda a gente tem alguém longe, ou a quem dedica pouco do seu tempo, culpando a vida e a rotina.
    Logo, a marca sabia que o vídeo iria ser partilhado milhares de vezes nas redes sociais pelos consumidores, que não só o partilham mas simultaneamente identificam os amigos que são "vítimas" dessa falta de atenção e tempo da sua parte, ou então identificam os amigos no proprio vídeo publicado pela marca em forma de comentário.
    Desta forma o alcance do anúncio é bastante maior e chega aos seguidores da página da Super Bock, aos amigos dos seguidores, aos amigos dos amigos dos seguidores, etc. Genial.

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  4. Adorei o vídeo, simplesmente genial! Penso que a reacção do público no geral foi muito positiva. No mesmo dia do lançamento o meu feed de notícias do facebook já estava 'encharcado' com o vídeo da marca em questão. E foi assim que tive conhecimento do mesmo, por isso foi de certeza um sucesso! No fim do vídeo dá mesmo vontade de fazer um brinde à amizade e de fazê-lo com todos os nossos amigos, especialmente os que nos marcam de uma ou de outra forma.

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  5. Do meu ponto de vista, sim, foi uma boa estratégia para captar e acima de tudo reter a atenção dos consumidores.
    Como sabemos, a geração atual (millenials) detém uma atenção efémera, mas quando ela existe é direcionada para conteúdos que são considerados relevantes para si. Logo, as marcas têm cada vez mais que ser inovadoras e não recorrerem à publicidade push.
    Ora, tem-se vindo a verificar uma quebra significativa na capacidade de persuasão referente à publicidade tradicional. Portanto, torna-se óbvio que as marcas tiveram que se adaptar às novas características e exigências do mercado. Como tal, vêm-se de certa forma obrigadas a arranjar uma maneira de levar os consumidores a identificarem-se consigo e a valorizarem os seus conteúdos, sejam eles vídeos, imagens ou frases. Caso contrário, há o risco de serem associadas a campanhas intrusivas.
    Além disso, o facto de os potenciais clientes terem disponível um conjunto de plataformas, faz com que grande parte das vezes não tenham conhecimento da constante publicidade diária. No entanto, não nos podemos esquecer que o facto de ser possível avançar conteúdos e por isso “saltar” a publicidade, também contribui para a queda na visualização de anúncios televisivos.
    Assim, este exemplo demonstra que há mais impacto e abrangência quando as marcas descem do seu “pedestal” e divulgam o produto apelando à sensibilização, do que se fosse uma mera campanha publicitária.
    O resultado já era previsível: não só obteve muitos comentários positivos, como foi divulgado e partilhado!

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