domingo, 19 de abril de 2015

Em dia de pré-venda do Apple Watch houve mais jornalistas do que clientes nas lojas

A Apple iniciou sexta-feira, dia 10 de Abril, a pré-venda dos novos relógios, aceitando a partir desta data ordens de compra. Apenas a partir de 24 Abril é que os consumidores irão recebê-los.
Mas nas lojas havia mais jornalistas e empregados do que clientes!
Porquê? Claro que um produto da Apple não seria um fracasso...

 A marca optou por uma mudança de estratégia de retalho, já falada nas nossas aulas, que dispensa as longas filas a cada novo lançamento! Os consumidores foram incentivados a fazerem as suas reservas online.


Resultado?

No primeiro dia em que os modelos do Apple Watch ficaram disponíveis para encomenda online foram feitas 957 mil encomendas nos EUA . Segundo os dados da Slice Intelligence, o Apple Watch Sport foi o mais procurado e o preço médio por dispositivo rondou os 500 dólares.
A estratégia resultou da melhor forma com um elevado número de encomendas online. Tanto a marca como os consumidores mostraram a sua satisfação por esta mudança. As longas filas de espera que poderia causar curiosidade e atrair mais consumidores às lojas deixou de ser o mais importante para a Apple. O importante mesmo, segundo a marca, é terminar com a frustração e garantir uma nova experiência na compra. Como afirma um dos chefes de departamento da empresa, Angela Ahrendts:


“Os dias de espera na fila e de dedos cruzados torcendo por um produto acabaram para os nossos clientes”
No Reino Unido as encomendas nas lojas físicas não estão disponíveis e nos Estados Unidos apenas depois de hora marcada...
Em Portugal aguardamos ainda pela data de lançamento!

4 comentários:

  1. Esta estratégia de Marketing utilizada pela Apple só veio demonstrar que cada vez o consumidor não quer perder tempo seja no que for. Consumidor este que se tem vindo a tornar mais informado, tecnológico e menos paciente. Penso que a marca soube ler o consumidor e percebeu que não compensa ter uma fila de pessoas que pretendem adquirir o seu novo aparelho se estes não conseguiriam atender o número de pessoas que ali se iria encontrar. Deste modo, permitiu que o consumidor não deixa-se de querer adquirir o Apple Watch e deixou que as pessoas optassem pelo método menos tradicional mas mais rápido e intuitivo.

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  2. A Apple já habituou os seus clientes a produtos de qualidade e excelência, de modo que já não há a necessidade de "conhecer o produto ao vivo", assim a marca aliou a comodidade de fazer uma compra, sem sair de casa, a partir da internet, com a redução de filas de espera e consequentemente, um atendimento melhor. Mas esta medida não foi só benéfica para os consumidores, também a Apple conseguirá "atender" um maior número de pessoas, o que também se irá refletir certamente num aumento de vendas.

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  3. Tratando-se de um organização com notoriedade e reconhecimento como a Apple, penso que o meio tradicional também teria sucesso na medida que existem sempre enormes filas para a aquisição dos seus produtos. Um exemplo disso foram as longas filas de espera no lançamento do iPhone 6, onde a fila atingiu mais de 500 metros no caso dos EUA.
    Ora, o elevado número de encomendas no primeiro dia demonstra que os consumidores reagiram bem à substituição do meio offline (lojas físicas) pelo meio online. Mas, sabemos que alguns consumidores valorizam todo o processo de compra, isto é, a experiência envolvida. Além disso, há clientes que preferem a interação e querem ver o produto antes de o comprar. No entanto, a reputação da marca permite margem de manobra para alterar o hábito de consumo.
    Neste caso, penso que um dos fatores que contribuíram para esta mudança foi a proporção que os lançamentos dos artigos anteriores tiveram. Como tal, o facto de se facilitar a aquisição do produto faz com que haja uma maior adesão e satisfação.
    E, apesar do Apple Watch só estar disponível a partir do dia 24, vários artistas já partilharam imagens com o relógio, inclusive Beyoncé que publicou uma fotografia do relógio na sua página oficial. Também Katy Perry recorreu ao Instagram para o mostrar.
    Por conseguinte, o facto de figuras públicas utilizarem o produto eventualmente aumentará o interesse nele. Ou seja, pode fazer com que os fãs que vestem a camisola e tendem a imitar estas figuras “esqueçam” o elevado preço de cerca de 500 dólares.

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  4. Cada vez mais marcas optam pela complementaridade dos conteúdos online-offline, atuando segundo uma prespetiva Omni-Channel. Esta estratégia da Apple, por um lado reduz os custos em cada loja física (empregados, processos de compra, etc) deixando uma maior margem em cada artigo vendido, como também tenta chegar aos Milénios, caracterizados por serem uma geração digital e que, por isso, efetuam grande parte das suas compras online. Esta nova técnica de vendas e marketing é também justificada pelo crescente interesse dos consumidores em recorrer articuladamente ao espaço físico e online das marcas, aumentando a sua experiência de compra como também realizar uma comprar mais consciente e informada. Com uma maior aposta das vendas online, é mais fácil para as marcas ficar com uma base de dados mais detalhada sobre as reviews de cada consumidor para posterior utilização (em campanhas ou descontos, por exemplo) pela mesma.

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