quarta-feira, 22 de março de 2017

Crítica aos valores dos MILLENNIALS

Por definição um anúncio é uma “mensagem utilizada quando da necessidade de um fabricante e seus fornecedores ou distribuidores divulgarem conjuntamente seus produtos ou serviços”. Atualmente, muitas campanhas publicitárias adotaram o género de narrativas ficcionais emotivas, com real people.

Um bom exemplo é a atual campanha dos supermercados Pingo Doce, que são narrativas que abordam e resolvem temas comuns do mundo real de forma positiva: obesidade infantil, refeições em separado por causa dos horários de trabalho, animosidade dos filhos contra os pais divorciados e tarefas domésticas da exclusiva responsabilidade da mulher.



Como este exemplo, todos os dias somos inundados com anúncios do mesmo género. Alguns consideram que é um estilo YOLO, que quer impactar os já famosos millennials, tem sido divulgado em massa através destes filmes bonitinhos, repletos de clichés, que raras ocasiões conseguem passar uma ideia merecedora do investimento feito na sua produção.

Desta forma, a equipa criativa da agência 72AndSunny New York resolveu produzir algo contra isso. Foi capaz de desconstruir este novo movimento de forma inteligente com anúncio para uma marca de garrafas de água, em que a ação se centra numa outra marca.



A Once, a marca fictícia utilizada, tenta passar todos os valores dos millennials - despreocupação, viver a vida no limite, não pensar nas consequências, entre outras coisas. Subtil e gradualmente, o filme mostra as consequências que tentamos esquecer. A ação vai-se desenrolando e aproximando-se cada vez mais do limite do absurdo até que revelam a verdadeira marca.

Ver agências e marcas com este tipo de abordagem é sempre bom, mas dificilmente isto será uma mudança do paradigma. Pois, ao realizarem estes filmes ditos de bonitinhos perdem o foco da sua atividade.

2 comentários:

  1. Olá a todos, analisando ambas as campanhas, concordo contigo Inês, há de facto alguma perda do foco na atividade por parte do Pingo Doce, ainda que eu ache que este tipo de anúncios crie um brand awareness tão positivo que traz mais benefícios à cadeia de supermercados do que os outros anúncios constantes a promover descontos/promoções. No entanto, discordo que a Bobble com o anúncio em questão perca o foco da sua atividade, uma vez que num vídeo de 1 minuto conseguem passar uma mensagem forte como o Pingo Doce e destacar as vantagens do seu produto.
    Quanto à mensagem passada acho que os dois anúncios são quase contraditórios, se por um lado o Pingo Doce tenta mostrar as vantagens do lado "You only live once" e "Seize the moment" para as faixas etárias mais velhas, por outro lado a Bobble quer fazer ver aos jovens - os millennials - que também têm que se preocupar com o que vem depois e que é possível viver o momento intensamente sem prejudicarem o futuro.

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês,

    Concordo com a Mariana, no Pingo Doce há efetivamente uma perda de foco porque se no anúncio não estivessem presentes produtos da marca Pingo Doce, seria o tipo de anúncio que poderia ser utilizado por qualquer outra marca do setor alimentar. Em relação à Bobble o resultado já foi outro, já se verificou uma maior coerência entre anúncio e produto.

    Mas não deixo de ver a semelhança nos dois anúncios,na minha opinião ambos têm mais como objetivo o provocar a reflexão nas pessoas que os vêem e não tanto o propósito de vendas, e é uma tendência que se tem vindo a registar em muitas marcas. E a mensagem é, tal como a Mariana disse, bastante diferente em ambos mas duas realidades bastante importantes.

    É importante sim aproveitar o momento, ser feliz e fazer os outros felizes, como mostra o anúncio do Pingo Doce, mas nunca deixar a responsabilidade de lado, nomeadamente a ambiental, como é o caso que a Bobble transmite.

    A junção dos dois anúncios mostra uma lição de vida importante, especialmente para esta geração Millennial que é o futuro deste planeta.

    :)

    ResponderEliminar