segunda-feira, 20 de março de 2017

Nike: “The future of Air is in your hands”


Falamos inúmeras vezes do crescente poder que os consumidores têm (especialmente no mundo digital) e das novas estratégias de web marketing que as marcas adotam para conquistarem e fidelizarem os seus clientes, que têm um papel importante na própria construção e expansão das empresas.
A Nike constitui mais um dos casos de empresas que procuram a participação ativa dos consumidores, tendo, recentemente, desafiado 12 “RevolucionAirs” de 9 países diferentes – todos “artistas proeminentes da comunidade Air Max" – a desenharem o futuro destas sapatilhas.
Os modelos criados por Alexandra Hackett, Shangguan Zhe, Celement Balvoine, Naotaka Konno, entre outros, estão disponíveis no site da empresa desde o passado sábado, dia 18 de março, e lá permanecerão até dia 25. Durante este período, o público pode votar no seu modelo favorito e o vencedor será anunciado no dia 26 de março, no Air Max Day. Posteriormente, as novas sapatilhas serão vendidas nas lojas da Nike.
O vídeo promocional desta iniciativa procura transmitir a audácia que esteve por detrás do planeamento de cada um dos designs e termina com uma mensagem forte, que me parece espelhar bem o poder que, hoje, as marcas atribuem aos seus públicos: "VOTE FORWARD. The future of Air is in your hands”.


Deste modo, a Nike demonstra aproveitar ao máximo a interatividade da internet, na qual o consumidor é um elemento ativo e participativo, sendo que envolvê-lo é uma das melhores estratégias de Marketing (senão a melhor) que, atualmente, qualquer marca pode adotar. Ao mesmo tempo, faz-nos entender que o futuro de um dos modelos mais vendidos da marca está nas nossas mãos, nomeadamente o próximo investimento milionário que será feito. A Nike faz-nos sentir que somos importantes e que temos uma enorme responsabilidade ao participar nestas votações. Para isso também contribui o facto de a cada design estarem associadas fotos e um vídeo que nos relembram que cada sapatilha tem uma história, pessoas, ideias e muito tempo despendido em todo o processo. Se isso poderá significar demasiada pressão para uns, para outros constitui um motivo de orgulho ter a oportunidade de colaborar com uma das maiores empresas de desporto do mundo e, quiçá, de poder usar nos seus pés o modelo em que votou.

Para conhecerem os criadores, os processos de criação e votarem no vosso modelo preferido, podem aceder ao respetivo site: www.nike.com/voteforward/#landing

4 comentários:

  1. Olá Inês! Realmente este é um bom exemplo de customer engagement, ou envolvimento do consumidor. A Nike abre as suas portas e convida os consumidores a decidirem o que devem produzir e a participarem nos seus processos criativos. O consumidor atualmente gosta de "fazer parte" e agradece. Além do mais, é ávido por informação, e como tal a Nike conta tudo o que se passou no back-office das criações que vão a votos, partilhando a sua "intimidade" e narrando a história pessoal de cada criador. Além de uma fantástica ação de relações públicas, a Nike faz um estudo de mercado, já que melhor do que ninguém são os potenciais clientes os que melhor sabem o que querem ver no que compram...!

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  2. Olá Inês,

    Este exemplo é, tal como a professora disse, um ótimo exemplo de envolvimento do consumidor.

    O facto de uma marca como a Nike, com todo o seu poder e visibilidade, fazer por ficar mais "ao nível" dos consumidores, dos seus clientes, demonstrando esta abertura e humildade é extremamente importante nos dias de hoje.
    Os consumidores gostam de se sentir importantes, de sentir que têm voto na matéria, que têm algo a dizer, que são úteis.

    E é por isso que este engangement entre marca e consumidores resulta, porque as pessoas gostam deste tipo de iniciativas, criam empatia com a marca e não pensam que há uma grande distância entre eles.

    Na minha opinião, foi muito bem conseguido e no futuro vão-se verificar cada vez mais iniciativas deste género.

    :)

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  3. Olá, Inês. Estive a ler a tua publicação e adorei, não tinha conhecimento desta campanha de Marketing. Depois vi todos os vídeos que publicaram, achei que estão bastante modernos e ao perceber o contexto de cada designer consegui perceber a história que está por de trás de cada par de ténis. Pessoalmente acho que é uma estratégia muito inteligente, cria intimidade com os consumidores e muitos destes vão comprar os sapatos porque criaram um vínculo emocional.
    Obrigada e quando descobrires campanhas publicitárias deste tipo pública sff :)

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  4. Olá a todos!

    Achei também interessante esta publicação. De facto, a Nike só faz bem em querer interagir mais com os consumidores. É só um ponto a favor, porque nós, consumidores, queremos cada vez mais fazer parte das marcas, queremos ser ouvidos e respeitados. Fazermos essas votações é uma boa forma de interagirmos com a marca. E também é uma ótima forma da mesma conseguir conhecer melhor quem são e o que os consumidores valorizam na marca.

    Acho que mais marcas deviam fazer o mesmo!
    Obrigada,
    Joana Pinto

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