terça-feira, 25 de abril de 2017

Centro de Reabilitação para Adolescentes Dependentes de Tecnologias

Vi esta notícia e achei interessante publicar...é acerca da GERAÇÃO NET...

Fala da criação de um centro americano com programas terapêuticos para jovens entre os 13 e os 17 anos viciados em tecnologias (uso excessivo - descontrolado).

Ficam internados entre 8 a 12 semanas, e os casos mais graves podem ser acompanhados durante mais um ano.
De acordo com especialistas da área, a dependência da internet e jogos de vídeo é um problema detetado cada vez mais cedo. É cada vez mais raro uma criança não ter smartphone ou tablet, etc... Como consequência, brincam cada vez menos na rua/espaços exteriores. Assisto periodicamente a casos em que os pais dão aos filhos um tablet, para que se entretenham sozinhos... quase negligenciando, deste modo, as relações humanas com os seus próprios filhos!
A notícia faz ainda referência à importância das famílias falarem sobre a "tecnologia", quanto tempo deve ser utilizada e a partir de quando, o quanto interfere nas relações familiares e o quanto tempo de descanso necessário tira...
O programa consiste em isolar os jovens em locais sossegados, mais afastados da civilização (montanha), e com o apoio de médicos e terapeutas ajuda-os a relacionar-se de forma mais saudável com as novas tecnologias.

Fonte: http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-04-17-EUA-ja-tem-centro-de-reabilitacao-para-adolescentes-dependentes.-de-tecnologias

2 comentários:

  1. Olá a todos!

    Realmente, hoje em dia, cada vez mais cedo os jovens/crianças recebem os seus primeiros telemóveis, tablets e outros meios eletrónicos.
    sinceramente, e na minha opinião, acho essa atitude que referiste, dos pais darem estes meios para os filhos se entreterem sozinhos, como algo muito triste. Uma criança é certamente muito mais feliz, se estiver em contacto com outras crianças, ou até mesmo com outros brinquedos.

    Eu própria, tenho a noção que utilizo muito mais o meu telemóvel do que aquilo que deveria. Sei que ás vezes, devia estar mais atenta ao que os meus amigos estão a dizer e não tanto ao que está no pequeno ecrã. Mas sei que isso não acontece so comigo. Muitos são os jovens que são cada vez mais dependentes destes aparelhos. Mas agora, centros de reabilitação? até que ponto resultam? não sei se é a melhor forma... as pessoas primeiro, têm que ter noção do que fazem, e só assim é que irão ter consciência do mal que estão a fazer...
    No entanto, acho que com o continuar do tempo, esta vai ser uma tendência cada vez maior, visto que tudo hoje em dia, se faz por meio online.

    Obrigada,
    Joana Pinto

    ResponderEliminar
  2. Também penso que "centros de reabilitação" é um conceito muito forte e tenho pena de quem chega a ir porque isso significa que nem os próprios familiares e amigos conseguiram ajudar esses jovens... São cada vez mais as famílias destruturadas e pais com cargos de elevada responsabilidade que acabam por dar tudo aos filhos! Mas na minha opinião tudo aquilo que os estraga,claramente! Dão toda a tecnologia possível e imaginária, os melhores telemoveis, jogos, tudo para que os filhos se entretenham com esses meios e que na escola não percam o status social de terem sempre as novidades tecnologicas... E esta realidade não é só na América... Quantas vezes vejo famíliaa em restaurantes a fazer tudo nos tablets e smartphone menos conversar... É terrível e mete-me imensa confusão ver a que ponto conseguimos chegar... Só espero que esses centros não cheguem a Portugal porque senão muitos jovens terão lá uma vaga reservada.

    ResponderEliminar