quinta-feira, 4 de maio de 2017

A internet separa ou une?

“Nada é mais significativo e deprimente do que ver numa entrada de uma escola, ou num restaurante popular, ou na rua, pessoas que estão juntas, mas que quase não se falam, e estão atentas ao telemóvel, mandando mensagens, enviando fotografias, vendo a sua página de Facebook, centenas de vezes por dia”, escreveu o colunista José Pacheco Pereira no Público. Atualmente, debate-se quais são as consequências da internet, principalmente das redes sociais. Quem nunca esteve num jantar com os amigos a fazer scroll no Facebook?


A cada mudança de geração assistiu-se a uma mudança de valores e comportamentos. Mas, atualmente a comunicação entre as pessoas mudou completamente fase a gerações passadas. Por exemplo, no Brasil, em três anos, passou-se de 30% de jovens que acediam à Internet pelo smartphone para 85%. Não há maior punição para um adolescente do que se lhe tirar o telemóvel, e alguns dos conflitos mais graves que ocorrem hoje nas escolas estão ligados ao telemóvel que funciona como uma linha de vida. Será que estamos todos viciados em smatphones? Qual foi a última vez que saíram de casa sem o smatphone?
Na minha opinião, o fenómeno que estamos a assistir é só (mais) uma evolução da raça humana. Claro que tentamos estar atentos a uma conversa (ou a uma aula) e ao mesmo tempo às redes sociais perdemos um pouco do conhecimentos dos dois. Mas, a minha geração adquire o conhecimento de outra forma. Na minha mão tenho toda a informação, só é necessário ter curiosidade. Então, esta nova forma de viver terá sempre os seus pontos negativos, mas traz principalmente benefícios. Concordam?

3 comentários:

  1. É verdade qualquer coisa que façamos andamos sempre com o smartphone atrás. Também quase nunca me lembro de sair sem o telemóvel ou quando o faço é porque seria perigoso o levar. A nossa geração anda sempre com ele e utiliza o todos os dias e a toda a hora, já não é novidade para ninguém... pode até ser só fazer um passeio aos passadiços do Paiva que o levamos para publicar as mil fotos das paisagens lindas ou ate colocar a experiência em direto para que os pares a vejam... Contudo concordo contigo que a parte negativa seja o afastamento de algumas relações.. Quantas vezes podíamos ir encontrar nos com os nossos amigos e em vez disso falamos com eles pelas diversas redes sociais, o que não é de todo a mesma coisa .. Estamos a perder valores se deixarmos de dar atenção ao que nos rodeia. As tecnologias podem ser muito importantes como grandes evoluções por exemplo na parte da Medicina e invenções industriais que nos facilitan a vida no quotidiano e muitas no trabalho, mas não digo o mesmo das redes sociais. Como já tinha dito noutro comentário o importante é canalizar as tecnologias para o que realmente cada um precisa. Somos todos seres humanos mas todos com necessidades diferentes :)

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos!

    É óbvio que hoje em dia são mais as pessoas que usam a Internet que o lápis numa aula. Não só numa aula mas como é referido neste post, o numero de pessoas que usa a Internet é cada vez em maior proporção. Principalmente os jovens, esta nova geração.
    Falando em meu nome que admito, sou uma viciadona no mundo digital, tenho a noção que muitas vezes devia estar mais atenta ao que se passa em meu redor e não tanto ao pequeno ecrã. Mas tal como eu, milhares de jovens são assim e sim, é uma pena ver uma mesa num restaurante com uma família reunida e cada um para seu lado com o seu telemóvel (tal como já referido num post anterior sobre o mesmo tema).
    É também verdade que os jovens hoje em dia, conseguem fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, ouvir uma professora e estar a mexer no seu aparelho. Mas lá está, até que ponto prestam atenção a cada uma das componentes? Somos seres assim "tão à frente" que conseguimos fazer um conjunto de tarefas ao mesmo tempo em pleno? ...

    No entanto, como já se referido um monte de vezes, é óbvio que para obter conhecimento a Internet foi sem duvida uma grande ajuda e hoje é vista como a principal ferramenta.

    Obrigada,
    Joana Pinto

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês!
    Eu acredito que a internet tanto nos une como nos separa. É verdade que a internet facilitou MUITO a comunicação, não seria fácil para nós comunicarmos uns com os outros, através, de um teclado se a internet não existisse e, consequentemente, todas as redes socias e apps que com ela vieram!
    Usar algo como o Skype aproxima as pessoas quando nem sempre se veem fisicamente. Através de uma simples mensagem por facebook ou whatsApp conseguimos contactar com uma pessoa que esteja em qualquer parte do mundo, a qualquer momento. Hoje em dia, conseguimos sempre “chegar” a alguém, não importa o quão longe estão longe de nós.
    As redes sociais tornaram-se o nosso maior aliado e também o nosso maior obstáculo. Se é verdade que nos dá oportunidades nunca antes pensadas, também é verdade, que criam “barreiras” à comunicação cara a cara, tornando as relações mais superficiais.
    Quem nunca foi a um jantar de amigos em que metade deles estão constantemente a “checar” as redes sociais ao invés de conversar com os amigos ali presentes? Por vezes chega-se ao absurdo de ser mais importante tirar uma foto para colocar no instagram do que estar a aproveitar uma paisagem ou o lugar incrível que se está a visitar. Parece que hoje em dia as pessoas só conseguem viver as suas vidas através de um ecrã.
    No final, não há realmente nenhuma resposta certa a esta pergunta! Somos nós que temos de fazer as nossas escolhas. Acredito que o equilíbrio é a chave.

    ResponderEliminar