quinta-feira, 3 de maio de 2018

A ascensão do Reddit

Não é novidade que as redes sociais procuram sempre aumentar a sua popularidade para conseguirem ultrapassar o alcance do Facebook. Esse objetivo parece menos impossível devido aos recentes escândalos sobre a plataforma social que acabaram por prejudicar a sua imagem.
Apesar do Reddit não ser uma das redes sociais mais utilizadas em Portugal, a nível mundial registou um forte crescimentos nos últimos meses. A plataforma de fóruns online conta com mais utilizadores mensaias ativos (330 milhões) do que o Twitter e estes gastam em média amis tempo no site (15 minutos e 47 segundos por dia) do que os utilizadores de Facebook (apenas no website, excluindo aplcações móveis). 

Estes dados referem-se a utilizadores de todo o mundo, mas o crecimento em Portugal acompanha esta tendência mundial. De acordo com os dados do Ranking Alexa – um "ranking" que combina a média de utilizadores únicos diários com o número de visitas estimadas – esta rede social é o 7.º site mais visitado em Portugal.

Fundado em 2005 por Steve Huffman e Alexis Ohanian, o Reddit funciona como uma plataforma de partilha de conteúdos e permite aos utilizadores votar positivamente ou negativamente nas ligações divulgadas. Aquilo que é publicado vai desde links de websites a opiniões pessoais. Além disso, também permite o desenvolvimento de comunidades (subreddits), sendo que atualmente conta com milhares de comunidades onde se debatem desporto, teorias, política, filmes, entre outros temas. É um local onde se podem trocar opiniões, conhecer pessoas com interesses comuns e ainda saber novidades relativamente a um certo tema ou tópico. As publicações só podem ser feitas pelas pessoas com conta criada na plataforma, os usuários.

O site mais permissivo no que toca a politicas de conteúdos (que os utilizadores podem partilhar nessas comunidades), uma vez que a moderação é feita tanto pelo sistema de votação da comunidade, como por moderadores que definem as regras dessas sub-comunidades e aquilo que pode ser partilhado naquele espaço.

Fonte: Público, Renascença e Canaltech

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