sábado, 11 de maio de 2019

Falsos Influencers. O que são? Como os detetar?

A atividade dos influencers está em crescimento e é estimado que em 2020 esteja avaliada entre os 5 e os 10 mil milhões de dólares. No entanto, cerca de 24% manipulam os seus resultados.
Com o advento da inteligência artificial, existem bots que conseguem gerar conteúdos e automaticamente. Como todo o processo é automático, estes podem gerar milhares de comentários, likes e partilhas muito rapidamente e podem estar associados a contas falsas.
Neste sentido, a fraude dos influencers consiste na utilização desses bots,  perfis falsos e utilizadores pagos para fazerem partilhas, comentários e likes.
Para detetar um falso influencer, devem estar atentos a alguns sinais, tais como:

  • O aumento repentino do número de seguidores. Muitos desses seguidores poderão ser perfis falsos.
  • Muitos seguidores mas com pouco envolvimento.
  • Comentários e publicações sem sentido.
  • Comentários sempre dos mesmos seguidores.
  • Fazermos uma pesquisa de imagem de uma publicação de um dado influencer. Se esta aparecer em outro site de conteúdo diferente ou num repositório, poderá ser um falso influencer.
É de salientar que, este falso envolvimento é negativo para a marca, dado que o retorno que terá com esse influencer não será proporcional ao seu investimento. Os bots, os perfis falsos e os que são pagos para fazerem publicações não irão consumir nenhum produto nem terão qualquer envolvimento com a marca.

Fontes:
https://www.entrepreneur.com/article/331719
https://izea.com/2018/01/04/influencer-fraud-spot/

2 comentários:

  1. Bastante pertinente Rui! Esta nova era digital tem feito com que apareçam cada vez mais influenciadores digitais. No entanto, este desejo dos indivíduos em se tornarem influencers, muitas vezes, é desmedido e faz com que sigam por esta via, não tão justa e correta. Embora a compra de utilizadores, a criação de perfis falsos e a utilização de bots deva ser mal vista e motivo de exclusão de uma marca em decidir fazer parceria com esse influencer, é importante perceber que muitos influencers “sofrem” deste problema sem que façam nada para que isso aconteça. É inevitável que qualquer marca que queira criar uma parceria com algum influencer não olhe para o seu número de seguidores, e é também (quase!) imperativo que se criem parcerias com influencers (micro ou macro) para que o conteúdo seja melhor produzido e a própria marca melhor propagada, no entanto deve ter-se noção desta realidade e fazer um bom “estudo do mercado dos influencers” antes de optarem pelo influencer que vai “dar a cara” pela sua marca, porque tal como referiste pode criar um envolvimento negativo para a marca e até descredibilização, conforme o influencer em questão.

    Um artigo interessante que aborda esta tema ética dos seguidores falsos, que encontrei no seguimento das pesquisas que realizei no âmbito do trabalho de marketing “O Poder dos Influencers”: https://www.distribuicaohoje.com/insights/erros-de-casting-e-seguidores-falsos-o-dilema-das-marcas-na-era-dos-influenciadores-digitais/

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  2. Rui, como referes no teu artigo os bots fraudulentos e os perfis falsos são ferramentas realmente eficazes na manipulação do número de seguidores, likes ou comentários de muitos influencers ou celebridades. Muitos destes bots são apps criadas para serem “serviços de ampliação automatizada” e a facilidade com que qualquer pessoa pode utilizá-los pode originar resultados enganadores para as marcas que apostam nesses influencers para promoverem o seu conteúdo.
    Concordo com a Maria Helena quando ela refere que é também relevante ter em consideração que alguns influencers, celebridades e até marcas sofrem a interferência destes bots sem o saberem ou quererem.

    Estas estratégias não passam, contudo, completamente despercebidas. Em novembro do ano passado o Instagram anunciou que iria tomar medidas para pôr fim ao que chama de “atividade inautêntica”, removendo seguidores, gostos e comentários falsos de milhões de contas. Para tal construíram ferramentas de machine learning que permitem identificar as contas que usam esses bots para aumentar a sua popularidade e apagar automaticamente esses seguidores, gostos e comentários falsos. Quem utiliza estes bots, usualmente partilha o seu username e palavra-passe, tornando as suas contas inseguras.

    À medida que o Instagram se torna uma plataforma para marcas e influencers promoverem produtos, mais utilizadores sentirão o desejo de aumentar a sua audiência através de apps que artificialmente aumentam a sua popularidade, pelo que será continuamente necessário que esta rede social proteja a sua integridade.

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