sábado, 11 de maio de 2019

Bots ao serviço do utilizador. Quais são os bons e os maus?

No artigo anterior, abordei o tema dos falsos influencers e como eles usam bots para gerarem falso conteúdo. Dessa forma, os bots podem ser usados para os mais diversos fins.
Atualmente, a maior parte do tráfego da Internet é feita por bots, daí a relevância deste tema. Adicionalmente, de acordo com o Imperva’s 2016 Bot Traffic Report, no ano de 2016, apenas 48,2% do tráfego na Internet era feito por humanos. O restante foi feito por bots, correspondendo aos bons 22,9% e aos maus 28,9%. Os bons bots são aqueles que contribuem para a eficiência dos serviços, por exemplo um serviço automático de apoio ao cliente que opera 24/7.
Por outro lado, os maus executam as mais variadas fraudes. Podemos distingui-los conforme a seguinte lista:

  • Impersonators: estes imitam o comportamento humano, são frequentemente usados nas redes sociais para gerar conteúdos e notícias falsas.
  • Scrapers: roubam informação de um site para outro, copiam também informações úteis como contactos de clientes.
  • Spammer: são utilizados para aumentar o tráfego de determinados sites com o intuito de "entupir" o serviço do site com um excedente de pedidos. Ver DOS attack.
  • Click bots: atuam na publicidade "pay-per-click" de forma a maximizar os rendimentos obtidos através dos clicks nos sites.

Fontes:
https://www.imperva.com/blog/bot-traffic-report-2016/?utm_campaign=Incapsula-moved
https://www.entrepreneur.com/article/331055
https://en.wikipedia.org/wiki/Click_fraud
https://en.wikipedia.org/wiki/Denial_of_Service_attack

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