domingo, 26 de maio de 2019

Isabel Silva: um incríbel exemplo de multicanal

Há alguns anos Isabel Silva, então menina de Santa Maria de Lamas, chega à TVI. Começa a fazer, todas as manhãs, companhia aos telespectadores em pequenos segmentos de reportagem e rapidamente conquista a atenção daqueles que a viam pela sua autenticidade e pelo sotaque carregado nos “bês”. É apelidada carinhosamente por Belinha e progressivamente ganha espaço na estação que a acolheu: aos fins de semana na programação da tarde e na apresentação de reality shows.

A história de Isabel Silva poderia ser semelhante a tantas outras que se podem encontrar em qualquer estação televisiva, mas o que a torna curiosa é que à medida que a notoriedade da apresentadora aumentou junto dos portugueses, esta começou a utilizar a sua influência nas plataformas onde se encontrava – televisão e Facebook/Instagram - para aproximar os seus seguidores de uma realidade totalmente diferente da que estava até então associada: a promoção de escolhas de vida saudáveis, seja através da alimentação – comida do bem como que chama – ou através do exercício fisco.


Isabel Silva começou a ser reconhecida como: “Belinha, colecionadora de medalhas de maratonas, dona de um pug chamado Caju e de um entusiasmo por comida que a permite brilhar”. Cria uma comunidade de seguidores fiéis, mas ao mesmo tempo muito diversificada, na faixa etária e no género.

No entanto, a comunidade que havia criado, “Os Incríbeis”, começa a cria expectativas e curiosidades que já não podiam ser satisfeitas apenas pelas redes sociais, e é nesse momento que Isabel Silva deixa de ser apenas uma figura pública e torna-se numa marca - um símbolo de encorajamento para a tomada de decisões e adoção de um estilo de vida saudáveis – cria um blogue “I am Isabel Silva”, lança dois livros: “O Meu Plano do Bem” e “A Comida que me Faz Brilhar” e um canal no youtube, tendo recentemente inaugurado um ginásio: E-Fit Isabel Silva.


Assim, os esforços de Isabel Silva são um “incrível” exemplo de como construir uma comunidade permanentemente ligada entre si, garantindo o envolvimento dos seus seguidores através de diferentes experiências: seja enquanto leitores do seu blogue, seja, por exemplo, através da participação nos treinos de corrida que a mesma organiza em parceria com a EDP.

Neste momento, Isabel Silva, sempre habituada a ultrapassar os seus limites, tem um novo desafio: estar presente em todos os canais em que os seus seguidores a procuram, assegurando-lhes uma experiência integrada de multicanal.

2 comentários:

  1. É "incribel" como hoje em dia a televisão, em alguns casos, deixa de ser o fim e passa a ser apenas um meio para alcançar o sonho. A internet no geral e as redes sociais, em particular, vieram trazer uma proximidade muito elevada entre as personalidades ("famosos") e as pessoas. Esta situação trouxe benefícios para ambos. Por um lado, as personalidades passam a comunicar diretamente com os seguidores, tendo maior controlo sobre a forma como se apresentam ao público. Por outro lado, os seguidores têm acesso a informação mais fidedigna e imediata.
    Apesar das vantagens apresentadas, esta maior proximidade com o público exige que as personalidades tenham bastante cuidado com aquilo que divulgam, pois estão sujeitos ao escrutínio do público, que não perdoa uma distração.
    A "Belinha" parece fazer tudo certo, acredito que a coerência e a regularidade do conteúdo apresentado façam dela uma estrela das redes sociais, que passo a passo foi conduzindo o seu público até ao ginásio que abriu! Um grande exemplo de boa gestão de redes sociais!

    ResponderEliminar
  2. A Isabel Silva, por conhecimento de causa, é um exemplo de uma profissional que não se vende a qualquer marca que lhe estende a carteira. Especializada num nicho em específico e que mostra tanto o lado bom, como o seu lado mau, é uma inspiração para os seus seguidores, que tanto são "gerais" (TV), como são focados na área do desporto ou da alimentação saudável.

    ResponderEliminar