quinta-feira, 19 de março de 2020

O que dizem os nossos olhos

O eye tracking ou rastreamento ocular vai, num futuro próximo, permitir que as organizações recolham as respostas íntimas e inconscientes dos clientes a estímulos do mundo real ou criadas por elas próprias, como anúncios, websites, disposição das montras e o produto em si . Estes insights podem ser usados como inputs com grande valor em organizações de marketing, possibilitando a aprendizagem, modelação, previsão e manipulação do nosso comportamento de forma a melhorar a tomada de decisão em atividades relacionadas com o marketing. Ao analisar a fixação do olhar, dilatação da pupila, piscar e uma variedade de outros comportamentos, as organizações podem determinar a eficácia de um determinado meio de comunicação ou produto.


Um exemplo da aplicação desta tecnologia seria a utilização de um aparelho de eye tracking, como uma câmara, num supermercado. A organização grava a forma como os olhos do consumidor se movem pelas prateleiras para determinar como, o quê e quando o cliente repara nos detalhes do produto. Assim, poderia ficar a saber o que cada cliente gosta, o que odeia, ou, simplesmente, o que não lhe chama a atenção. Outra vantagem da aplicação do eye tracking seria provar que um anúncio criou uma impressão no consumidor, algo que é muito valioso em campanhas publicitárias.
Esta tecnologia é vantajosa para as organizações, contudo deve ser aplicada de forma cuidadosa uma vez que levanta muitas questões relacionadas com a privacidade e liberdade das pessoas.

O que acham desta tecnologia?
Será que vai ter sucesso?


Fontes:
https://www.vice.com/pt/article/bj9ygv/a-tecnologia-de-rastreamento-de-olhos-e-o-santo-graal-da-publicidade

3 comentários:

  1. Olá Francisco!
    Nunca tinha ouvido falar do eye tracking, mas sem dúvida é uma ferramenta muito útil, do ponto de vista do vendedor. No entanto, penso que esta tecnologia não será bem aceite pelo consumidor, uma vez que o ser humano preza muito pela sua privacidade e este tipo de tecnologia acaba de certa forma por violá-la.
    A meu ver, acho que o sucesso do eye tracking dependerá muito da nossa mentalidade no futuro.

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  2. Olá Francisco, achei bastante interessante este post.
    Do ponto de vista do vendedor acredito que será algo bastante benéfico pois irá permitir adequar cada vez mais os produtos ao seu cliente alvo, perceber o que lhes atrai e o que menos atrai. Acho que é sem dúvida uma mais valia. Porém, compreendo que os consumidores podem sentir-se invadidos pelas empresas, pois todos os nossos movimentos enquanto consumidores estão cada vez mais a ser estudados. Mas por outro lado, também o consumidor está mais exigente com o nível dos produtos e dos serviços que lhe são apresentados. Esta tecnologia pode ser uma forma das empresas atingirem o nível que os consumidores tanto desejam

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  3. Olá!
    Acredito mesmo que esta tecnologia é uma das que vai funcionar no futuro. Concordo com a questão da privacidade e de isso poder complicar ou adiar o uso desta tecnologia, no entanto acho que as pessoas se vão habituar, tal como já nos habituamos a centenas de diferenças desde os anos 90.
    Já tinha lido também que esta tecnologia tal como o reconhecimento facial pode ajudar em assuntos de pedofilia, terrorismo, raptos, entre outros, ao captar as emoções e os comportamentos das pessoas, o que acho incrível e espero mesmo que haja muito investimento nesta àrea.

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