sábado, 30 de maio de 2020

Tecnologia Contactless: uma resposta à pandemia e ao E-Commerce?

Na última semana, a REDUNIQ (rede de aceitação de cartões nacional) divulgou novos dados do REDUNIQ Insights acerca das principais tendências na evolução das transações nas duas primeiras semanas de desconfinamento. Em geral, houve uma manutenção no número de transações e valor de faturação da primeira para a segunda semana de maio. O grande destaque do documento reside nos pagamentos recorrendo à tecnologia contactless.

A tecnologia contactless consiste na realização de pagamentos via aproximação da interface de pagamento (cartão, relógio, telemóvel ou outros dispositivos que têm a tecnologia) ao terminal de multibanco, sem qualquer contacto entre superfícies. Apesar de não exigir o PIN, esta tecnologia é mais segura do que a solução convencional, uma vez que o utilizador não precisa de inserir o seu código pessoal em público e o cartão nunca sai da sua posse.

De acordo com o documento, os pagamentos via contactless têm vindo a crescer em número de transações, tendo já ultrapassado em 64% o volume registado na semana de 15 a 21 de março (período em que se estabeleceu o Estado de Emergência), acompanhando o fluxo superior de pessoas a fazer compras em loja física, agora que uma parte considerável dos comércios pôde reabrir. Enquanto que na semana anterior ao confinamento obrigatório este método de pagamento representava um peso de 13,30% no total da faturação, na semana passada essa percentagem atingiu os 22,26%. Este dado vem revelar a maior preocupação dos indivíduos em fazer compras da forma mais segura possível, evitando contactos e procurando experiências tão seguras como aquelas que o comércio eletrónico lhes oferece. Assim, a tecnologia vem trazer condições de segurança acrescidas, que dinamizam o comércio físico e poderão impactar positivamente a perceção do consumidor em relação a este canal, refreando, por seu turno, o "boom" no fluxo de compras em canal digital.

O diretor a REDUNIQ, Tiago Oom, afirma que “o aumento histórico do volume de transações efetuadas através da tecnologia contactless vem comprovar a crescente generalização da utilização deste método de pagamento pela população portuguesa, que agora reconhece as suas vantagens ao nível da rapidez, facilidade e segurança no processo de pagamento. Será certamente uma das tendências pós Covid-19”.

Acreditam que esta tecnologia vem acrescentar bons argumentos a favor das compras em canal físico? É atrativa o suficiente para desviar consumidores do digital para o físico?

Fontes:
https://www.bportugal.pt/page/pagamentos-contactless-sabe-o-que-sao
https://www.distribuicaohoje.com/destaques/desconfinamento-faz-disparar-transacoes-contactless/
https://ecommercenews.pt/aumento-do-uso-do-contactless-apos-ser-decretado-o-estado/

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