Não é novidade que a marca portuguesa Salsa Jeans tira o maior proveito da experiência de compra de User Generated Content (UGC) e utiliza-o para criar uma maior ligação com os seus clientes espalhados por todo o mundo. Ao contrário de muitas outras empresas, a portuguesa utilizou o confinamento provocado pelo covid-19 para fortalecer a sua estratégia de UGC uma vez que esta experiência tem 5 vezes mais probabilidade de converter do que os conteúdos produzidos profissionalmente, e serve como apoio às lojas online.
Posto isto, a Salsa Jeans desenvolveu uma solução para, mesmo em quarentena, construir uma comunidade de marcas e conseguir alcançar melhores taxas de conversão. É aqui que surge a campanha Never Surrender, com o objetivo de continuar a incentivar os clientes a postarem conteúdos com os produtos da marca nas várias redes sociais e utilizarem o hashtag #NeverSurrender para criar uma corrente de espírito livre e de boas energias que tem como objetivo motivar e alegrar os seus seguidores, assim como dar voz e homenagear os que estão na linha da frente no combate a esta pandemia.
O e-commerce & Project Manager da Salsa Jeans, Simão Figueiredo, afirmou que desde o final de março que a empresa se estava a tentar adaptar e a criação de um novo conceito foi a solução encontrada na altura. Para complementar toda a iniciativa, foi feita uma recolha de cápsulas de caridade em que 100% dos lucros obtidos foram doados à Cruz Vermelha.
A Salsa Jeans contou com a ajuda da Photoslurp (a plataforma Nº1 de UCG) para conseguir dar resposta a esta situação e conseguir evoluir, apesar das circunstâncias e ainda, conseguir tirar partido do aumento do uso das redes sociais graças à infeliz situação que se viveu (e ainda vive).
Para além do número de pessoas que partilham os seus looks com o hashtag do movimento, também viram um aumento de pessoas inspiradas a comprar os seus conteúdos UGC no seu eCommerce. Quando foi medir o sucesso da campanha, a Salsa Jeans verificou um aumento de 17,27% nas taxas de conversão do comércio electrónico durante o mês de Abril, com uma taxa de interacção de 4,78%.
Além disso, esta estratégia ajudou-os a atingir um objectivo de marca – alcançar um mercado mais jovem. «Com este conceito, atingimos objectivos muito mais jovens – e este foi o nosso objectivo como marca. Através do Photoslurp começámos a ver alvos mais jovens a colocar fotos com a Salsa e com a hashtag #NeverSurrender – por isso foi bom ver«, disse Figueiredo.
FONTES:
Olá Sara!
ResponderEliminarPor acaso não vi esse movimento da Salsa, no entanto, acho uma iniciativa muito boa. Acho que qualquer onda de solidariedade é sempre bom e cada vez mais as marcas procuram desenvolver iniciativas com este propósito de promover a ajuda.
Acho que aumenta a admiração para com a marca, pois vemos que para além do lucro elas também se preocupam em contribuir e incentivar ao bem estar social.
Olá Sara!
ResponderEliminarNão conhecia a iniciativa, mas fico muito feliz por saber que marcas portuguesas como a Salsa não se esqueceram do seu lado solidário e puseram mãos à obra mesmo quando a conjuntura não parecia ser a melhor! Acho super interessante este tipo de iniciativas solidárias e acho que no geral costumam funcionar bem e cativar muito os consumidores. Que venham mais iniciativas como esta ;)