A Netflix é uma das
plataformas de streaming mais utilizadas do momento e durante a quarentena tornou-se a melhor amiga da população. Porém, esta tornou-se a melhor amiga dos consumidores não só através do facto de os ajudar a passar o tempo ao utilizarem o seu serviço, mas também porque é vista como uma
pessoa real nas redes sociais, principalmente no Instagram e no Twitter.
A
antropomorfização das marcas, isto é, as marcas parecerem quase como humanas é uma tendência muito atual e muito potenciada pelos canais digitais que pode gerar um engagement junto dos consumidores.
Então, a marca Netflix utiliza uma
estratégia de criação de relações através da antroprofização. Uma vez que as pessoas desconfiam das marcas e preferem a opinião dos seus pares, a Netflix faz um enorme esforço para
gerar intimidade e proximidade com os seus seguidores. A marca dialoga com os eles como se fosse uma pessoa, propõem-lhes desafios e escreve na primeira pessoa. Tudo isto com um enorme sentido de humor e uma dose de ironia.
"Não vou escolher, vou ver tudo."
"O meu foi aquele em que ele levou as calças especiais para o trabalho, claro."
"E mesmo assim continuo a dormir..."
"Fico toda arrepiada só de ver essas carinhas lindas do meu bando preferido! LCDP chega dia 3 de abril!"
Como podem ver através dos exemplos, ao lermos as descrições e observarmos as imagens quase que nos esquecemos que a Netflix não é uma pessoa, mas sim uma marca!
Também vos costuma acontecer isto ou é só a mim?
Fontes:
https://www.instagram.com/netflixpt/
Olá Inês,
ResponderEliminarSigo a conta da Netflix à bastante tempo e sou grande fã. Realmente o facto de escreverem os post como se de uma pessoa se tratasse, faz com que sinta uma maior afinidade e uma relação com a marca. Acho que é um método bastante eficaz no incentivo aos comentários entre utilizadores e partilha de opiniões. Só fico triste quando leio os comentários e sem querer recebo spoiler :(
Olá Inês!
ResponderEliminarSou grande consumidora dos conteúdos da Netflix, no entanto, não sou uma seguidora assídua das redes sociais da mesma, até para evitar spoilers como a Sara falou.
Mas já ouvi e vi algumas das publicações e realmente, quando vejo cai-o na mesma ideia que falaste "ah espera, não é uma pessoa". Acho que é uma boa estratégia porque as pessoas por vezes apegam-se muito às séries e às respetivas personagens e ao sentirem que é "uma pessoa" que está a falar têm maior tendência a comentar e a interagir porque veêm como se fosse um amigo com quem estão a conversar.
Olá, Inês!
ResponderEliminarExcelente exemplo de uma tentativa (bem sucedida) de aproximação das marcas com os clientes.
Sou consumidora assídua da netflix e até mesmo das suas redes sociais e reconheço que a estratégia por eles adotada é eficaz e diferenciadora no sentido em que nos cativa e nos chama a atenção, uma vez que ainda não é assim tão comum as marcas "assumirem-se" como pessoas.
Respondendo à tua questão, confesso que já somos duas a quem isso acontece regularmente!
Olá Inês! Realmente, com uma
ResponderEliminarlinguagem simples e informal, é frequente vermos também, nas redes sociais da Netflix, diversas piadas e trocas de mensagens com os seus fãs. Acredito que isso tenha influência no engagement dos consumidores, sobretudo para uma marca que apresenta um público jovem e familiarizado com o mundo digital. Uma marca que mostra este nível de interação com os seus clientes acaba por ser vista como uma marca moderna e “amiga”.
Olá Inês!
ResponderEliminarAcho que isso acontece com toda a gente. Adoro a forma como eles comunicam connosco, as piadas e os trocadilhos, é simplesmente genial. Hoje em dia vemos cada vez mais marcas a tentar seguir esta estratégia, a tentarem aproximar-se o mais possível dos seus clientes, e na minha opinião é a melhor posição que uma marca pode ter nas redes socais. Já para não falar no WOM que isto provoca.
Olá Inês!
ResponderEliminarA Netflix realmente é um grande exemplo, no qual está preocupada com o consumidor e em estar presente na vida deste. É justamente por isso que estão a crescer cada vez mais. As pessoas gostam tanto de utilizar a plataforma, que repassam e indicam aos amigos e familiareas, fazendo com que a Netflix ganhe cada vez mais usuários. "A gente se sente realmente em casa!"
Olá Inês!
ResponderEliminarA Netflix realmente é um grande exemplo, no qual está preocupada com o consumidor e em estar presente na vida deste. É justamente por isso que estão a crescer cada vez mais. As pessoas gostam tanto de utilizar a plataforma, que repassam e indicam aos amigos e familiareas, fazendo com que a Netflix ganhe cada vez mais usuários. "A gente se sente realmente em casa!"
Abraço, Sueli Costa.