Esta procura por parte dos consumidores e a forte capacidade de resposta da Sonae, relativamente ao canal online, resultou num desempenho operacional bastante positivo, numa nova fase para as equipas do online, marketing e distribuição.
A Sonae MC foi a insígnia que mais cresceu no universo Sonae, apresentando uma taxa de crescimento de 14%. Devido ao Covid-19 e às suas implicações, os consumidores optam, cada vez mais, pela encomenda de produtos alimentares e não alimentares do Continente online. A plataforma é considerada um ponto de venda fácil de usar, rápido e bastante intuitivo, no entanto, devido ao crescente número de encomendas, em fase de estado de emergência, a equipa do digital da Sonae, teve, certamente, que adaptar os seus recursos às necessidades dos consumidores. Efetivamente, estas ações das equipas da empresa, resultaram numa resposta rápida e numa adaptação bastante objetiva e organizada (tendo em conta as circunstâncias). Na plataforma, o consumidor pode encontrar produtos alimentares, produtos da Wells, Kasa, das mais diversas marcas e categorias.
A Worten registou máximos históricos no seu canal online, quer em Espanha, quer em Portugal, e melhorou a sua rentabilidade operacional, começando o ano de 2020 com vendas de +6%LfL. Mais uma vez, o canal online de uma insígnia como a Worten, deve apresentar uma resposta rápida à procura, para que não perca a posição que tem no mercado e para que continue a fidelizar clientes, numa das épocas que mais marca o consumo eletrónico.
Pensando em termos práticos, e num cenário enquadrado numa época de crise, os produtos eletrónicos não devem ser dos mais procurados, dada a diminuição de salários e de incerteza, contudo compreendendo o início da telescola e do trabalho remoto, imagina-se que a procura até possa crescer, mais do que seria expectável (por exemplo, em compra de computadores, impressoras e material de rede).
A Sonae Fashion terminou o primeiro trimestre com uma queda de 19% em termos homólogos no volume de negócios, devido ao fecho dos espaços físicos, contudo apresenta um desempenho muito positivo no seu canal online.
Em conclusão, tendo por base o universo Sonae, até conseguimos imaginar/ expurgar o efeito do canal online, para as restantes empresas de retalho alimentar/ não alimentar. Sem dúvida que as restrições da pandemia e que as necessidades dos consumidores, resultaram num efeito extremamente positivo para o mundo digital: em termos quantitativos, os resultados são visíveis; em termos qualitativos: compradores com hábito de compra online, continuam a comprar online; compradores sem hábito de compra online, passam a comprar online; interesse maior pela envolvente da compra online; pesquisas de novas plataformas; descoberta de novos conceitos online; adaptação bastante acelerada por parte das empresas; empresas que não tinham canal online, rapidamente, desenvolveram um; empresas que já tinham canal online tiveram de adaptar a sua capacidade de resposta.
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