segunda-feira, 29 de março de 2021

Estratégias Push & Pull: O caso da Nike

Várias são as estratégias que uma marca pode adotar para conseguir alcançar os seus objetivos e impactar o seu público-alvo de forma positiva, pelo que é deveras importante conhecer alguns conceitos cruciais como o Push and Pull Marketing. Seguindo a tradução literal de Push and Pull para português, conseguimos rapidamente perceber as suas definições:

Push Marketing: “empurra” o conteúdo e os produtos para os consumidores, contudo esta estratégia tem vindo a ser considerada como intrusiva, o que levou a uma redução do uso da mesma pelas marcas. Como meios Online Push consideramos:

                1.       Display Advertising

                2.       Messaging/Tracking

                3.       Product placement

Pull Marketing: remete para a vontade própria do consumidor de procurar e pesquisar o conteúdo. Como meios Online Pull consideramos:

                1.       Sites próprios

                2.       Search Engine Marketing

                3.       Widgets, Podcasts, Apps, QR Codes

                4.       Comunidade da marca

               5.       Blogs, mundos virtuais, redes sociais

                6.       User Generated Content

                7.       Advergames/Gamification

Passando agora para um exemplo prático destas duas abordagens mencionadas anteriormente, podemos analisar o caso da Nike. Esta empresa é conhecida por utilizar tanto a estratégia Push, como a Pull, conseguindo assim chamar a atenção dos clientes e, ao mesmo tempo, desenvolver uma relação mais próxima com estes.

No próprio site da marca, como podemos verificar, existe uma estratégia bastante evidente de Push marketing:

 

Por outro lado, a Nike também é conhecida pela sua aplicação “Nike Training Club” que permite o acesso do usuário a treinos gratuitos. Esta pode ser vista como uma estratégia Pull utilizada pala marca, de forma a estabelecer uma relação mais próxima com o utilizador e despertar a curiosidade do mesmo.


Para implementar uma ou ambas estas estratégias, a empresa precisa de ter em atenção algumas variáveis. Primeiramente, deve ser realizada uma análise do público alvo, uma vez que consumidores diferentes exigem estratégias diferentes. De seguida, é importante definir o seu objetivo de forma a conseguir utilizar a estratégia mais adequada para o mesmo. Por último, a monitorização dos resultados é essencial, percebendo o que está e não está a funcionar para um melhor desempenho. É de notar que a escolha de uma estratégia não invalida o uso de outras, podendo elas serem complementares uma da outra, e assim, aumentar a eficácia do marketing.

Mas agora digam-me vocês, o que acham destas duas estratégias? Será uma mais eficiente que a outra?

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