sábado, 27 de março de 2021

The Menu Court: In-Game Advertising

A indústria dos vídeo jogos tem vindo a crescer, ao longo dos anos, sendo hoje a maior indústria de entretenimento do mundo. Os vídeo jogos deixaram de ser vistos como um entretenimento para crianças, para transcenderem a idade e o sexo, existindo jogos para todos os gostos.

Apesar de o ano de 2020 ter sido difícil para múltiplos setores devido à pandemia, a indústria dos vídeo jogos cresceu cerca de 20%, alcançando os 179,7 mil milhões de dólares. Em 2020, havia cerca de 2,7 mil milhões de jogadores em todo o mundo.

Sendo assim, os vídeo jogos são um canal eficaz e criativo, através dos quais as empresas conseguem alcançar os consumidores e, por isso, cada vez mais empresas apostam no in-game advertising, para promover a marca ou os seus produtos, criando brand awareness.

Foi exatamente isto que o Burger King Espanha decidiu fazer.

De modo a captar a atenção dos jogadores de vídeo jogos, o Burger King Espanha utilizou as ferramentas de edição do jogo da NBA 2K21, para criar um campo virtual especial, o The Menu Court. Para além das características habituais, este campo apresenta os itens mais populares do Burger King espalhados pelo chão do campo de basquetebol.

A criação deste campo teve como objetivo criar uma experiência virtual, que liga o jogo a recompensas reais. Assim, o Burger King Espanha pretende seduzir os jogadores do jogo NBA 2K21 a participarem na iniciativa, com a promessa de comida grátis caso consigam completar algumas jogadas difíceis no jogo de basquetebol. Após conseguirem incestar a bola, os jogadores têm de publicar um vídeo da jogada no Twitter, identificando o Burger King e a NBA2K com a hashtag #BKMenuCourt para resgatar o prémio equivalente.

Esta campanha começou no dia 26 de março e estará disponível até 4 de abril, na PS4 e na PS5. Para perceberem melhor como é que os jogadores podem participar, deixo aqui o vídeo de apresentação.


Posto isto, acredito que esta campanha do Burger King foi uma ótima iniciativa! Ao estimular os jogadores a jogar neste campo, aumenta a lealdade dos seus consumidores atuais e, ao mesmo tempo, desperta a curiosidade dos consumidores que nunca consumiram estes produtos. Para além disso, é um modo de in-game advertising apelativo e que gera aceitação, visto que não é tão intrusivo como um simples vídeo que interrompe o jogo.

E vocês, o que acham desta campanha? Gostariam de poder jogar neste campo?


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1 comentário:

  1. Olá Sofia! A Burguer King Espanha deve ter assistido à nossa aula de dia 24, e dois dias depois lançou a iniciativa ;) além de ser uma estratégia que permite captar a atenção dos gamers de forma integrada com o jogo, é um bom exemplo de blended marketing, ao associar a performance numa experiência virtual a recompensas no "mundo real". Muito bom!

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